Seleção 2019: novas vagas na equipe do GameBlast! Redação, revisão, design, e social media. Saiba mais e participe!
Dicas e Truques

Call of Duty: Black Ops 4 (Multi) - dicas para sobreviver no modo Zumbi

Para quem está começando a lutar ou então quer ir ainda mais longe contra os mortos-vivos.

Lançado em outubro de 2018, Call of Duty: Black Ops 4 (Multi) trouxe um maior destaque ao modo Zumbi. Contando com três cenários de jogo diferentes (mais um obtido em versões especiais e através do Black Ops Pass), a quantidade de opções e desafios nunca foi tão grande na série. Sendo assim, este Dicas e truques vai listar importantes estratégias e macetes para você sobreviver a ondas e mais ondas de zumbis.

1 - Aprenda as mecânicas de cada mapa

Existem três cenários básicos em Black Ops 4. E aprender tudo sobre cada um deles é essencial para podermos sobreviver às ondas intermináveis de zumbis. No Cruzeiro do Desespero, os jogadores lutam a bordo do famoso RMS Titanic, que conta com corredores fechados e um mapa mais comprido. Na arena de gladiadores em IX, temos muitas áreas interconectadas e armadilhas para serem ativadas. Já em Sangue dos Mortos, temos a prisão de Alcatraz que pode ser vista como um misto das outras duas: embora o mapa seja longo, existem algumas regiões interconectadas e armadilhas.
Sangue dos Mortos é o cenário mais assustador do modo Zumbi
Procure aprender a “geografia” de cada mapa, facilitando fugas e ataques. Outro ponto importante é que os personagens disponíveis em IX e Sangue dos Mortos são os mesmos. Já em Alcatraz, temos um retorno da equipe vista em jogos anteriores da franquia Black Ops. Por isso, classes e armas customizadas para cada um deles são diferentes, exigindo uma análise de qual tipo de equipamentos devemos escolher (conforme veremos em uma dica mais adiante).

2 - Escolha seus elixires sabiamente

Em Black Ops 4 os personagens tem a possibilidade de escolher 4 elixires para serem usados durante as partidas. Ao beber a poção destas garrafas, o jogador recebe alguma habilidade especial contra os zumbis. Dentre as muitas opções, podemos citar: “só as cinzas”, que transforma os próximos três zumbis que tocarem no jogador em cinzas; “qualquer lugar menos aqui”, que teletransporta o personagem para outro local do mapa; “abrindo a cabeça”, que aumenta a chance de morte instantânea com tiros na cabeça; e muitos outros.
Existem boas opções para montar seu conjunto de poções
Conhecer todos os efeitos diferentes para só então montar a sua seleção de elixires é muito importante, lembrando que algumas garrafas mais poderosas só podem ser obtidas aleatoriamente via crafting. Lembre-se do seu estilo de jogo e então escolha as habilidades que lhe serão mais úteis (escolhidas na seção de criação de classes, conforme veremos mais para frente).

3 - Defina suas vantagens

Dentro de cada um dos cenários existem totens ou máquinas especiais (em IX, por exemplo, eles representam as entidades Danu, , Zeus e Odin). Ao utilizarmos nossos pontos nestes locais, é possível adquirir vantagens durante as partidas (elas duram até você cair ou perder o jogo). Dentre elas, podemos citar: “reanimação rápida” (menor tempo para recuperar saúde e reanima jogadores mais rapidamente), “percepção da morte” (mostra zumbis através das paredes e dá indicações de inimigos fora do campo de visão) e “rajada elétrica” (recarregar as armas dispara um choque elétrico que causa dano e atordoa zumbis).
Até quatro vantagens podem ser acumuladas em cada partida
Na criação de classes, conforme veremos em uma dica mais adiante, é possível definir qual vantagem cada entidade irá oferecer. Apesar de serem meio caras, elas podem servir como um ótimo suporte em ondas mais avançadas.

4 - Bots podem ajudar, mas não confie demais

Jogar com a ajuda de bots (personagens controlados pelo próprio jogo) é uma opção interessante no modo Zumbi offline em Black Ops 4. Além de ajudar durante os combates, quando a vida de alguém acaba em uma partida em equipe, um colega pode reviver o jogador caído. Assim, usar um bot teoricamente tornaria mais fácil chegar em ondas mais avançadas, mas não é tão simples assim.
Lembrando que você terá que ajudar o bot também
Quanto mais jogadores estiverem na partida, maior é a quantidade de inimigos que aparecerão a cada rodada. E se você pensa que a inteligência artificial dos bots é perfeita, é melhor pensar de novo. Muitas vezes eles acabam demorando demais para reviver o jogador ou então roubam pontos em momentos críticos. Logo, ter uma equipe virtual pode ser útil, mas não dependa dela para avançar e evoluir.

5 - Pense bem antes de abrir novas áreas

Ao começar uma partida no modo Zumbi, ficamos confinados a uma pequena região do mapa. E para sobreviver às crescentes hordas de inimigos, abrir portas é essencial. Afinal, ter mais espaço para escapar dos zumbis e acesso a armas mais poderosas são vantagens importantes conforme as rodadas avançam. Mas cuidado para não se atrapalhar e abrir portas demais: além de ficar sem dinheiro, existirão mais pontos de onde os monstros poderão aparecer.
Abrir portas é necessário, mas sempre com planejamento

6 - Resista à tentação de comprar munições

Uma das coisas mais aterrorizantes no modo Zumbi é olhar para o indicador de munição e ver que ele está quase zerado. Afinal, como derrotar os inimigos sem alguma arma bem carregada? Apesar desta situação ser bastante indesejável, segurar o impulso de comprar mais munição, ou mesmo trocar de arma, é sempre uma boa estratégia. Tudo porque o item “máximo de munição”, que recupera a munição do jogador, aparece com uma frequência razoável durante as jogatinas.

7 - Pegue os bônus na hora certa

Aproveitando que falamos sobre o “máximo de munição”, vale ressaltar que o timing para coletar os bônus deixados pelos zumbis vencidos é importante. Ao matar um morto-vivo, preste atenção se ele começar a emitir uma luz verde: é sinal de que ele deixará cair um item. Veja qual é, e defina se vale a pena pegá-lo na hora ou então esperar um pouco mais (se ele começar a piscar, é porque vai desaparecer).
O “dobro de pontos” é mais útil no começo da ronda (mais zumbis para atirar e ganhar pontos)
Por exemplo: pegar o bônus “carpinteiro” é útil em praticamente qualquer momento, mas o “morte instantânea” é mais interessante no meio da rodada, onde existem mais zumbis para atirar.

8 - Tenha sempre uma boa seleção de armas

Conforme novas áreas são liberadas, mais opções de armas surgem para podermos enfrentar os mortos-vivos. E escolher as armas certas é muito importante para avançar no modo Zumbi. Resista a tentação de comprar as primeiras opções disponibilizadas e espere para obter modelos um pouco mais poderosos.
As populares "Doze" são opções boas e baratas
Priorize como arma primária um modelo com alta cadência de tiro, como fuzis de assalto e submetralhadoras. Já a secundária deve ter mais poder de fogo, como uma escopeta ou metralhadoras leves.

9 - Arrisque sua sorte

Caso você tenha algum dinheiro sobrando e queira trocar de arma, uma alternativa interessante é a “caixa do mistério”. Por uma quantia aceitável de pontos, uma arma aleatória é dada ao jogador. Embora na maioria das vezes ela seja boa, fique atento para não pegar uma arma pior do que a que você já tem. A “caixa do mistério” aparece em determinados pontos dos mapas, mas de forma aleatória.
Vale a pena arriscar seus pontos para obter uma arma poderosa

10 - Preste atenção à sua volta

Assim como Pokémon Go (Android/iOS) sempre destacou na sua tela de carregamento, ficar atento a sua volta é essencial. Existem diversos pontos dos mapas nas quais os zumbis podem aparecer para atacar o jogador. Por isso, prestar atenção em todo o cenário é importante para evitar ataques surpresas. Ficar atento aos sons dos inimigos e andar perto de paredes e cantos também são práticas muito úteis.
Preste atenção para não ser surpreendido e agir rápido quando preciso
Mas cuidado ao ficar colocado em algum canto do cenário! Se dois zumbis ficarem na sua frente, passar pelo meio ou lado deles pode ser quase impossível. Neste caso, atire rapidamente para abrir caminho e poder escapar.

11 - Conte sempre com os amigos

Se jogar com bots pode ser uma ideia interessante, jogar com os amigos é certamente uma ótima alternativa. Afinal, contar com a experiência e habilidade de jogadores reais é muito mais vantajoso, sem contar a possibilidade de utilizar o chat por voz para comunicação (e avisar se você caiu ou precisa de ajuda). E se você não tiver nenhum amigo que saiba jogar razoavelmente, partidas multiplayer online são uma opção (ou então treine-os até que sejam tão bons quanto você).

12 - Não esqueça da sua faca!

As três primeiras ondas são fáceis o suficiente para serem vencidas apenas com a ajuda da sua fiel faca. Por isso, resista à tentação de gastar munição no início da partida. Além de economizar, você ganha mais dinheiro atacando e matando zumbis com a arma branca.
Procure atacar um zumbi de cada vez com a faca
Se possível, tente lembrar-se de usar a faca em ondas mais avançadas também. Quando um monstro estiver sozinho, dê alguns tiros para enfraquecê-lo para depois liquidá-lo com facadas.

13 - Mire na cabeça

Embora bastante óbvia, esta dica não pode nunca ser negligenciada. Atirar na cabeça, além de gerar mais dinheiro, tira mais dano dos zumbis, diminuindo a quantidade de tempo e munição para liquidá-los. Ou seja, uma tática excelente. Lógico que é um pouco mais difícil de acertar, mas com algum treino você chega lá.

14 - Crie “armadilhas” para os zumbis

Válida para quase todos os momentos, sobretudo quando atacamos com armas de dano por área (como granadas, especiais e escopetas), esta dica ajuda bastante na economia de munição. Tente atrair vários zumbis para uma área mais fechada, como um corredor estreito ou um beco sem saída. Aperte o botão da granada, mas não dispare imediatamente. Dê a volta no grupo de mortos vivos e então jogue a granada na direção e comece a atirar na direção deles. Assim, todos (ou vários) irão morrer simultaneamente.
Tente explodir o máximo de zumbis possível com as suas granadas
O próprio Black Ops 4 incentiva esta prática, pois existem diversas armadilhas de verdade para serem ativadas nos cenários (por uma quantia aceitável de dinheiro). Ao atrairmos zumbis para elas, basta acionar o mecanismo e deixá-los serem derrotados. Só tome cuidado para não cair nelas por acidente!

15 - Lembre-se que granadas e especiais recarregam com o tempo

No modo Zumbi, além das armas, os jogadores contam com granadas e um ataque especial. E a grande sacada é que ambos recarregam com o tempo. Por isso, é interessante utilizá-los periodicamente, de modo que eles nunca fiquem ociosos. No caso das granadas, é sempre bom manter uma ou duas para emergências. Quanto ao especial, é interessante usá-lo sempre entre o começo e meio de cada rodada.
Cada especial tem habilidades únicas
As opções em IX e Cruzeiro do Desespero são as mesmas: “Chakrams da vingança”, “Martelo de Valhalla”, “Cetro de Rá” e “Víbora e Dragão”. Já em Sangue dos Mortos, é possível escolher entre “Inferno”, “Massacre”, “Caminho dos Pesares” e “Ragnarok DG-5”. Teste cada um deles e escolha aquele mais adequado ao seu estilo de jogo (selecionado na personalização de classes, como veremos na próxima dica).

16 - Crie novas classes

É aqui que personalizamos os nossos personagens, incluindo especiais, armas iniciais e vantagens. Esta dica, inclusive, vale para todos os modos de Black Ops 4, como o Blackout e o Multiplayer. Conforme jogamos mais partidas no modo Zumbi, recebemos pontos de experiência que permitem ao jogador passar de nível. Desta maneira, temos acesso a novas armas e equipamentos para construir novas classes personalizadas.
Personalize suas armas para poder ir mais longe
Escolha lentes (mira) especiais, como a holográfica ou a refletora, e adicione acessórios, como carregadores híbridos (recarrega mais rápido e adiciona mais munição) e cano longo (aumenta efetividade da arma à distância). Assim, além de ter uma arma inicial mais forte, as armas obtidas nas partidas também serão mais poderosas.

17 - Quando dominar o básico foque nos recursos especiais

Desde o primeiro modo zumbi, lançado em Call of Duty: World at War (Multi) em 2008, a cada novo título temos mudanças na guerra contra os mortos vivos. E certamente Black Ops 4 é um dos games que mais traz recursos e elementos únicos para serem descobertos durante a jogatina. Por isso, quando você se sentir confiante com as mecânicas básicas, será hora de tentar estas possibilidades especiais.
Melhore sua arma para sobreviver em rodadas mais avançadas
Uma delas é o recurso chamado “soco em lata” (ou pack-a-punch no original). Com ele, é possível atualizar uma arma para uma versão com mais munição, poder de fogo e cadência de tiro. Apesar de ser relativamente difícil de ser acessado e caro, o upgrade recebido pela arma vale a pena. Outro recurso mais avançado são os talismãs. Obtidos ao criarmos novos elixires na área de criação de classes, eles garantem algum bônus especial durante uma partida. Também existem equipamentos para serem construídos após a coleta de itens especiais.

Finalmente, vale o registro de que os modos Zumbi tem um “final” em Black Ops 4. Após realizarmos algumas tarefas específicas, somos recompensados com cutscenes mostrando o fim do cenário. Ou seja, vale a pena se aventurar pelos cenários para conseguir ver o final de cada uma das histórias.
Estas são as dicas para o modo Zumbi de Black Ops 4. E você, leitor? Já conhecia ou praticava alguma delas? Deixe o seu comentário.

Revisão: Link Beoulve
Matheus Senna de Oliveira é um grande fã da décima arte, embora ultimamente não tenha tido muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: Kingdom Hearts, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, COD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank. Caso tu tenhas gostado da matéria que ele escreveu, é possível encontrar mais algumas no blog dele.

Comentários

Google+
Disqus
Facebook