Seleção 2019: novas vagas na equipe do GameBlast! Redação, revisão, design, e social media. Saiba mais e participe!
Top 10

Os jogos mais aguardados de 2019

Vamos listar os títulos mais esperados pelos jogadores para o novo ano.

2018. Um ano de grandes jogos que entraram para a história dos videogames. Lançamentos como God of War (PS4) e Red Dead Redemption 2 (PS4/XBO) chacoalharam o universo gamer, trazendo experiências únicas, grandes produções e muita diversão. Mas com o começo de um novo ano, fica uma pergunta: quais serão os grandes títulos de 2019? Neste Top 10, vamos listar algumas das maiores promessas que estão por vir. Então vá arranjando espaço na sua agenda e prepare a sua carteira, porque 2019 promete ser incrível!

Antes de começarmos

Este Top 10 irá listar apenas jogos confirmados para 2019 e que contém com um mínimo de informações disponíveis (com uma única exceção, a ser explicada). Além disso, para que a relação de jogos não fique muito presa ao começo do ano, dois títulos de peso que já estão confirmados para janeiro de 2019 não serão listados. Entretanto, devido a grande representatividade que eles certamente terão na comunidade gamer, cabe aqui uma pequena lembrança de ambos: Resident Evil 2 (Multi) e Kingdom Hearts III (PS4/XBO).

O primeiro é um remake do clássico do PlayStation, atualizando algumas mecânicas e trazendo toda a qualidade de produção dos consoles atuais. Considerado por muitos o melhor título da franquia Resident Evil, podemos esperar um game cheio de tensão, terror e ação. Já Kingdom Hearts III é a tão esperada continuação da história do protagonista Sora, que atravessou várias gerações de consoles diferentes. RPG de ação que mistura os universos da Disney e da série Final Fantasy, certamente teremos um jogo excelente em mais uma aventura fantástica.

Após estas considerações, agora sim vamos à lista!

10 - Shenmue III

Agosto – PC/PS4

Chegando em décimo lugar e após mais de 18 anos desde o seu predecessor, Shenmue III (PC/PS4) chegará em agosto trazendo mais um capítulo da história de vingança de Ryo Hazuki. Para quem não conhece a série originária do Dreamcast, ela mistura os gêneros de ação, aventura e JRPG, um tipo de role-playing game que conta com elementos como simulador de vida e interações sociais.

A história do game Shenmue III contará como o protagonista Ryo e sua amiga Shenhua Ling seguem em busca de respostas sobre uma lenda antiga. O game busca alcançar uma boa recepção, pois os dois primeiros títulos da série, apesar do grande sucesso de crítica, não tiveram êxito comercial. Caso Shenmue III consiga atingir boas vendas, o criador da franquia já garantiu existir planos para um quarto título.

9 - Mortal Kombat 11

Abril – PC/PS4/Switch/XBO

Em 2011, o lançamento de Mortal Kombat (Multi) iniciou um reboot da franquia. Nele, Raiden enviou uma mensagem para ele mesmo no passado, tentando impedir um desfecho catastrófico de uma guerra dos seis mundos. Este ato, no entanto, alterou a cronologia e criou novas ameaças aos guerreiros do Earthrealm (Terra). Mortal Kombat 11 (Multi) dará continuidade a esta nova história, seguindo de onde Mortal Kombat X (Multi) parou.

Assim como visto no trailer divulgado, o título trará um Raiden corrompido pelos combates do jogo anterior, assim como a possibilidade de lutarmos com personagens aparentemente saídos do passado. Além do lançamento de uma versão para o Nintendo Switch e da presença de Shao Kahn via DLC, ainda esperamos por maiores detalhes a respeito de Mortal Kombat 11, que promete ser o melhor da franquia.

8- Crash Team Racing Nitro-Fueled

Junho – PS4/Switch/XBO

Após o lançamento e o sucesso de Crash Bandicoot N. Sane Trilogy (Multi), muitos já pensavam que seria só uma questão de tempo até o relançamento de Crash Team Racing (PS). Um dos clássico do PlayStation e considerado um dos melhores jogos de kart de todos os tempos (segundo as notas do site Metacritic), trazendo corridas cheias de diversão e competição com belos gráficos e excelente jogabilidade.

E não esperamos nada menos de Crash Team Racing Nitro-Fueled (Multi). Assim como discutimos anteriormente, o game irá trazer boa parte dos elementos e jogabilidade presentes no título original, contando agora com todo o poderio dos consoles da atualidade. Opções como novos karts, multiplayer online e roupas customizáveis são outras atrações deste jogo que promete ser um novo rival do famoso Mario Kart.

7 - Far Cry New Dawn

Fevereiro – PC/PS4/XBO

Em sétimo lugar temos o mais novo título da franquia de mundo aberto Far Cry. Com lançamento em fevereiro, Far Cry New Dawn (Multi) irá se passar 17 anos após a história contada por Far Cry 5 (Multi). Embora não seja propriamente uma continuação de seu predecessor, veremos alguns elementos e personagens já conhecidos anteriormente.

Em New Dawn teremos cenários cheios de destroços e pessoas tentando reconstruir suas vidas, vítimas de uma guerra nuclear que devastou o planeta. O protagonista terá que lidar com um grupo de bandidos que ataca as novas comunidades, utilizando armas e veículos customizáveis. Apesar da proposta pós-apocalíptica, o título trará um visual bastante colorido e vibrante.

6 - Days Gone

Abril – PS4

Seguindo a tendência dos jogos em mundos pós-apocalípticos, Days Gone (PS4) contará a história do ex-fora da lei e agora caçador de recompensas Decon St. John em um planeta desolado. Após uma pandemia quase acabar com a humanidade, surgiram diversos tipos de criaturas parecidas com zumbis e outros monstros. Além disso, existem sobreviventes que formaram grupos para assolar o resto da população.

Inicialmente, o título tinha lançamento marcado para fevereiro; entretanto, a data foi adiada para abril, dando mais tempo aos produtores para os últimos acertos na produção. Dentre algumas características, Days Gone contará com um sistema de passagem de tempo, podendo influenciar monstros que podem ser mais fortes durante a noite ou o dia. Outros pontos são a presença de clima dinâmico, uso de diferentes veículos e sistema de criação de itens.

5 - Devil May Cry 5

Março - PC/PS4/XBO

Sucessor do quarto título lançado em 2008, Devil May Cry 5 (Multi) trará novamente as lutas frenéticas contra demônios e monstros característicos da série. Em 2013, a série recebeu um reboot entitulado DmC: Devil May Cry (Multi). Apesar das boas avaliações por parte da crítica, DmC não foi tão bem recebido pelos fãs (principalmente pela reinvenção do protagonista Dante).

Logo, Devil May Cry 5 irá continuar de onde a série clássica parou, onze anos atrás. Trazendo três protagonistas diferentes (o jovem Nero, o favorito dos fãs, Dante e o misterioso V), o game contará a história dos personagens tentando investigar uma série de ataques de demônios ao redor do mundo. Marcas registradas da franquia, podemos esperar combates que misturam golpes de espadas e armas, além de dispositivos como serras elétricas e braços robóticos.

4 - Anthem

Fevereiro – PC/PS4/XBO

Em quarto lugar, temos Anthem (Multi), um jogo de tiro em terceira pessoa com elementos de RPG. Em um mundo aberto, o jogador utilizará uma espécie de armadura chamada Javelin, que proporciona aos personagens armamentos e super-poderes, sendo divididas em classes diferentes. Ainda não existe uma explicação completa a respeito do enredo do título, mas sabe-se que ele irá girar em torno de uma energia especial chamada Anthem.

Apesar de ter permitido a criação do planeta onde o jogo se passa, ela parece ter ficado instável e começado a causar catástrofes. O protagonista se junta ao grupo Freelancers, que com suas armaduras realiza missões para manter as coisas no lugar, sempre tendo que lidar com a ameaça de um grupo rival chamado Dominion. Da mesma produtora de Mass Effect e Dragon Age, podemos esperar um game incrível e cheio de conteúdo para ser explorado.

3 - Sekiro: Shadows Die Twice

Março – PC/PS4/XBO

Tendo como inspiração games como Dark Souls e Bloodborne, mas também trazendo elementos de exploração e stealth, Sekiro: Shadows Die Twice (Multi) será ambientado em um Japão medieval. Com a promessa de ser uma produção grandiosa, a história seguirá o ninja Sekiro, que irá buscar vingança contra um samurai que sequestrou seu lorde. Após ser ferido durante o sequestro e perder o seu braço, o protagonista irá conseguir uma prótese feita por um misterioso escultor.

Este membro artificial permitirá ao jogador utilizar diferentes ferramentas e dispositivos. Assim como nas suas fontes, Shadows Die Twice terá enfoque na campanha single-player e trará combates intensos e desafiadores utilizando katanas, kunais e outras armas. Além das lutas, o título também contará com um enfoque nos gêneros de exploração (através do popular grappling hook) e stealth, onde será possível eliminar inimigos mais facilmente ao não ser visto.

2 - Star Wars Jedi: Fallen Order

Fim de 2019 – PC/PS4/XBO

Utilizando o retorno dos holofotes para a famosa franquia graças aos novos filmes lançados pela Disney, teremos o lançamento de Star Wars Jedi: Fallen Order (Multi) no final de 2019. A produtora que está trabalhando no game é a Respawn, responsável pelo excelente Titanfall 2 (Multi). O game irá se passar entre os filmes A Vingança dos Sith e Uma Nova Esperança, ou seja, durante a ascensão do Império Galáctico.
Fallen Order acontecerá após o extermínio dos Jedi
Cinco anos após a Ordem 66 ter sido dada pelo Imperador Palpatine, o jogador estará no controle de um jovem padawan que conseguiu escapar do massacre dos Jedi ao longo da galáxia. Já foi confirmado que o game terá uma temática mais sombria e adulta, mas sem abrir mão de elementos clássicos como as lutas com os sabres de luz. Com o relançamento recente da série Star Wars: Battlefront, podemos esperar que Fallen Order tenha um grande enfoque no modo single-player.

1 - Pokémon 2019

Em algum ponto de 2019 (provavelmente no fim do ano) – Switch

Lembra-se da exceção que foi citada antes de começarmos o Top 10? Pois é. Somente um jogo do gabarito da série Pokémon poderia liderar esta lista sem ter uma data confirmada ou mesmo alguma informação (oficial) sobre como será o título. O game será a primeira entrada da série “principal” em um console de mesa da Nintendo (embora, na prática, o Switch também seja uma espécie de portátil).
Será que o novo game da série seguirá o modelo dos títulos Let's Go?
Os recentes Pokémon: Let's Go, Pikachu! (Switch) e Pokémon: Let's Go, Eevee! (Switch), apesar da boa recepção, de certa forma podem ser considerados como spinoffs, pois fugiram em vários pontos das mecânicas clássicas da franquia. Existem inúmeros boatos e teorias da internet sobre o game, como o surgimento de uma oitava geração de Pokémon e da possibilidade de um reboot completo da série. Entretanto, poucas informações já foram confirmadas oficialmente pela GameFreak, entre elas que “Pokémon 2019” será mais próximo dos jogos  tradicionais e permitirá o uso do Pokémon Bank.

Menções Honrosas

Infelizmente vários títulos importantes e promissores ficaram de fora da lista. É possível citar alguns exemplos: Fire Emblem: Three Houses (Switch), que traz para o Switch um dos RPGs mais tradicionais da Nintendo; Gears of War 5 (PC/XBO), que irá tentar manter o alto nível de qualidade da franquia de tiro em terceira pessoa; e Metro Exodus (PC/PS4/XBO), que continua a boa série de jogos de mundo aberto situada na Rússia após uma guerra nuclear.
Mais três jogos de peso para o novo ano
E você, leitor? Qual o jogo que você mais espera? Será que 2019 será um ano ainda melhor que 2018 para o universo gamer? Deixe a sua opinião.

Revisão: Rui Celso
Matheus Senna de Oliveira é um grande fã da décima arte, embora ultimamente não tenha tido muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: Kingdom Hearts, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, COD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank. Caso tu tenhas gostado da matéria que ele escreveu, é possível encontrar mais algumas no blog dele.

Comentários

Google+
Disqus
Facebook