Asterix & Obelix: franquia de jogos eletrônicos faz seu retorno com a série XXL

A dupla de gauleses chega aos consoles da nova geração.

Consagrada história em quadrinhos francesa criada por René Goscinny em 1959, Asterix, ou mais popularmente conhecida como Asterix & Obelix, já ganhou várias adaptações para o cinema, televisão e jogos eletrônicos. Contudo, com a chegada da Oitava Geração de Consoles em 2012, a franquia teve um desempenho tímido na indústria dos games. Porém, este cenário está prestes a mudar. A Microids anunciou o remaster de Asterix & Obelix XXL 2: Mission Las Vegum (Multi), da Étranges Libellules e a continuação da série XXL nos consoles da atual geração.

Batalhando contra os romanos desde a década de 1980

O primeiro jogo de Asterix & Obelix foi Asterix, de 1983, lançado para o Atari 2600. O jogo era essencialmente uma adaptação do game de plataforma Taz, mas ao invés do personagem do Looney Tunes, trazia o herói gaulês.

Inicialmente, os jogos da franquia levavam apenas o nome de Asterix, o título original da obra em quadrinhos. Mas com a popularização do personagem Obelix, ele passou a figurar em várias aventuras de Asterix, transformando alguns arcos dos quadrinhos em Asterix & Obelix.

Os jogos eletrônicos seguiram a tendência da inclusão de Obelix como protagonista ao lado de Asterix. O primeiro jogo a levar o nome da dupla foi Asterix & Obelix (Multi), da Infogrames, lançado em 1995.

 

Impulso do cinema

No final dos anos 2000, as divertidas aventuras da dupla de gauleses ganharam uma nova série de filmes live action, protagonizada pelos atores franceses Christian Clavier, como Asterix, e Gérard Depardieu como Obelix. O longa-metragem Asterix e Obelix Contra César (Claude Zidi, 1999) gerou Asterix & Obelix Take on Caesar (PC/PS1), da Cryo Interactive e abriu as portas para adaptações de filmes e animações dos gauleses para os jogos eletrônicos.

Em 2008 veio Asterix at the Olympic Games (Multi), da Étranges Libellules, baseado em Asterix nos Jogos Olímpicos (Frédéric Forestier, Thomas Langmann, 2008), bem como Asterix: The Mansion of the Gods (3DS), da Bigben Interactive em 2014, baseado na animação Astérix e o Domínio dos Deuses (Alexandre Astier, Louis Clichy, 2014).


Série XXL

Dentre os inúmeros jogos ao longo da franquia, a série de ação e aventura com resolução de puzzles XXL é o maior clássico de Asterix & Obelix. Tendo seu primeiro título lançado em 2003, com Asterix & Obelix XXL (Multi), da Étranges Libellules, produtora francesa responsável pela linha de jogos.


A sequência Asterix & Obelix XXL 2: Mission Las Vegum foi lançada em 2006 e receberá um remaster em 2018, intitulado Asterix & Obelix XXL 2 (Multi), agora nas mãos da OSome Studio e distribuído pela Microids. A nova versão tem a missão de apresentar os icônicos gauleses a nova geração de jogadores e trazer novidades estéticas e técnicas. Além dessa versão remasterizada, a Microids também já anunciou Asterix & Obelix XXL 3 para 2019, que venham os gauleses!

Revisão: Link Beoulve

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google