Dicas e Truques

Shadow of the Tomb Raider (Multi) — Guia de Troféus e Conquistas

Lara Croft é especialista em conseguir relíquias, mas vai precisar de um bom guia para pegar todas.

A mais recente aventura de Lara Croft, Shadows of the Tomb Raider chegou para fechar a nova trilogia da valente arqueóloga. Dentre suas qualidades, há uma grande quantidade de lugares para explorar e tumbas para vasculhar. E caso seu objetivo seja conquistar todos os troféus ou conquistas, prepare-se para afiar seu lado explorador.

Informações Gerais

  • Dificuldade: 5/10
  • Tempo médio para obter todas as conquistas: 25 horas
  • Total de Troféus/Conquistas: 63 (mais o troféu de Platina, exclusivo do PS4)
  • Número de Troféus/Conquistas perdíveis: 14
  • Troféus/Conquistas com bug/glitch? 00 (a partir do patch 1.05)
  • A dificuldade afeta os Troféus/Conquistas? Sim
  • Mínimo de jogadas: 01 a 02.
Agora vamos as observações necessárias. Como puderam notar, existem 14 troféus que podem ser perdidos. Todos eles são relativos ao combate, isso porque os inimigos não reaparecem após serem eliminados, então não há como voltar a acampamentos de bandidos após terminar o jogo. Porém dá para contornar isso usando saves alternativos e checkpoints, explico melhor mais adiante.

Sobre a dificuldade, praticamente todas os troféus podem ser obtidos em qualquer nível, porém existem quatro conquistas relativas a terminar o jogo nos quatro níveis de dificuldade disponíveis. Como é costume, terminando em uma dificuldade mais alta, os troféus de níveis mais baixos liberam por tabela.

Por isso, se você vai começar do zero comece uma campanha no fácil ou médio e termine todos os troféus possíveis. Após isso, comece um segundo playthrough no nível Obsessão Mortal só correndo com a história.

Outras dica importante: compre assim que possível as técnicas Visão de Águia, Sabedoria da Coruja e Visão da Coruja. Elas ajudam na busca dos inúmeros coletáveis que o jogo tem, necessários para os 100%.


Para abrir o guia, vamos começar com os troféus relacionados a história e não podem ser perdidos. Ao total são 13 conquistas.
Caminho das estrelas 
Decifre o caminho das estrelas.
Dia de los Muertos
Remova o punhal do Templo da lua.

Receita para um desastre
Sobrevida a inundação.

Instintos de Sobrevivência
Derrote a Jaguar Imperatriz.

Fogo da vida
Entre na câmara interior do Templo da Vida.

A Cidade Oculta
Descubra Paititi.

O submundo
Saia com vida dos cenotes.

Laços de família
Liberte Unuratu da prisão.

Coração da Serpente
Encontre as missões de San Juan.

O escolhido
Encontre a Caixa Prateada de Ix Chel.

De volta para onde começamos
Retorne à Paititi.

Rainha dos Condenados
Faça uma aliança inesperada.

Uma aventura e tanto
Conclua o jogo principal.

Temos quatro conquistas relativas ao nível de dificuldade no qual o jogo é terminado. Lembrando mais uma vez que terminar em uma dificuldade maior garante os troféus mais fáceis. Em ordem crescente de dificuldade temos:
Esperta e Engenhosa
Conclua Shadow of the Tomb Raider na dificuldade Esperta e Engenhosa.

Rito de Passagem
Conclua Shadow of the Tomb Raider na dificuldade Rito de Passagem.

Unida com a Selva
Conclua Shadow of the Tomb Raider na dificuldade Unida com a Selva.

Obsessão Mortal
Conclua Shadow of the Tomb Raider na dificuldade Obsessão Mortal.


Vamos seguir a lista com objetivos diversos, muitos dos quais acabam se cumprindo sozinhos conforme se avança na história principal. Nesse grupo temos seis conquistas.
Bem equipada
Pegue 3 peças de equipamento.

Ao longo do jogo Lara irá ganhar alguns itens, como armas, peças para escalada ou trajes. Conquista que aparece naturalmente.
Novas alturas
Conclua uma escalada usando equipamento de escalar saliências que descobriu.

Após o capítulo O Submundo, Lara irá encontrar as botas especiais. Não tem como perder — até porque sem as botas você não sai da caverna.
Primeiros passos
Adquira uma habilidade

Lara ganha experiência ao eliminar inimigos, descobrir locais ou artefatos entre outras ações. Não deve demorar muito até que você consiga juntar um ou dois pontos, que podem ser usados para comprar habilidades em qualquer acampamento.

Desconto
Compre um item de um comerciante

O primeiro comerciante do jogo aparece em Kuwaq Yaku. Compre qualquer coisa dele e o troféu vem de brinde. Se por ventura você não quiser comprar nada dele, ou não tiver dinheiro suficiente, há outros mercadores em Paititi e San Juan.

Tesouros inenarráveis
Reúna 40 de ouro

Ouro pode ser encontrado em Criptas e Tumbas de Desafio, geralmente na parede, para ser minerado com a picareta de escalada. É bem fácil achar os lugares e você deve completar esse troféu ainda enquanto estiver em Kuwaq Yaku.

Ponto de interesse
Descubra sobre 5 localizações interessantes com habitantes

Conversando com os habitantes dos vilarejos, alguns podem te dar indicações de pontos de interesse, como tumbas ou posições de animais raros. Quando ocorrer alguma dica, o jogo abre o mapa automaticamente para mostrar a região. Bem fácil.


Seguindo o barco, separei seis conquistas que não são tão triviais quanto as anteriores, mas podem ser obtidas com alguma atenção.
Impecável
Recupere e equipe uma roupa vestígio combinada

Após a batalha contra a Imperatriz Jaguar, as roupas especiais para Lara serão desbloqueadas. O primeiro conjunto disponível é o próprio Vestes da Imperatriz Jaguar. Outras peças são obtidas como recompensas de missões ou em Criptas. Ou seja, ao fazer outros objetivos esse aqui acaba saindo por tabela.
Passa o fio na agulha do passado
Recupere 5 peças de roupas vestígio.

Mesma pegada do troféu, conforme explora o jogo, mais peças são localizadas. Boa parte delas precisa ser refeita, mas os itens de criação, em geral, são tranquilos de achar. Nesse caso não é preciso equipar, apenas restaurar.
Especialista
Adquira todas as habilidades de uma categoria

Existem três grandes árvores de habilidades em SotTR: Guerreira, Coletora e Buscadora. Para pegar o troféu é preciso pegar todas as técnicas de somente um dos três ramos. Mas há algumas observações: certas técnicas só são desbloqueadas após determinado ponto na história ou encontradas em Tumbas de Desafio. Passando o cursos pelos quadrados é possível saber quais são essas habilidades.

Não existe um caminho mais fácil do que outro. Foque em um dos lados e invista nele. Só não esqueça de pegar algumas habilidades essenciais para ajudar no jogo.
Arsenal Improvisado
Melhore uma arma ao máximo

Lara terá a disposição um arsenal considerável, entre conjuntos de arco e fecha até poderosos rifles. Para obter o troféu basta elevar qualquer arma até o nível máximo. A mais fácil de fazer isso é a pistola AB.45. Fique atento que também é necessário destravar a habilidades "Raposa Sagas" para liberar o aprimoramento de armas até o último nível.
Isso sim é uma faca!
Melhore sua faca completamente

A faca possui dois aprimoramentos. O primeiro deles pode ser comprado no comerciante de Paititi por 2900. O segundo é obtido em uma missão secundária "Resgate Hakan", que é dada por uma garota chamada Kayara dentro do templo de Kukulan. É uma missão relativamente rápida, é altamente recomendável faze-la assim que disponível.

PS: havia um bug nessa conquista caso o jogador pegasse primeiro o reforço da missão e depois o da loja. Isso parece ter sido corrigido no patch 1.05
Na correria
Crie munição especial 50 vezes

Ao longo da campanha você poderá diversos tipos de munição. Qualquer uma não convencional conta para esse objetivo, sendo que o caminho mais fácil é das flechas de fogo. Algumas habilidades destravam novos tipos de munições, bem como pontos específicos da história. Não tenha medo de gastar material e vá criando o quanto puder.


Agora temos mais nove troféus diretamente relacionados a exploração dos mapas.
Tesouros do passado
Decifre um Monólito

Monólitos são grandes esculturas de pedra que contem alguns conhecimentos de culturas antigas. Você vai encontrar diversos deles pelo jogo, mas para poder "lê-los" por vezes é preciso ter algum nível de proficiência em algum dos três idiomas antigos. Como para pegar o troféu Perfectionista é preciso pegar todos os coletáveis, esse aqui acaba sendo pego naturalmente.
Sepulturas
Descubra um segredo de 3 Criptas.

Criptas são desafios mais simples que tumbas e geralmente tem como recompensa algum item. Finalizando três das dez disponíveis você ganha o troféu.


Arqueóloga
Complete uma coleção de Artefatos

Existem dezenas de coleções, cada uma delas segue uma linha: cartas antigas, peças de civilizações, etc. Seguindo a história, você deve completar ao menos uma quando chegar em San Juan. Mas, para o próximo troféu será necessário pegar todos, então esse aqui é tranquilo.
Dr. Croft
Complete todas as coleções de artefatos

Pegar todas as coleções vai demandar atenção e bastante exploração, para tanto recomendo ir atrás de todas as tumbas, fazer todas as missões secundárias, etc, algo que você já vai ter que fazer mesmo. O vídeo abaixo mostra a localização de mapas e mochilas de exploradores, que abrem no mapa a localização de artefatos.


Caçador de estelas
Conclua 3 tumbas de desafio

As tumbas são areas marcadas no mapa por pequenas lápides e todas elas são opcionais. Encontrar as entradas é a parte mais fácil, para falar a verdade. Como fazer todas as tumbas é necessário para a platina, essa conquista está dentro do objetivo do próximo troféu.
Saqueadora de tumbas
Complete todos os desafios de tumba na campanha principal

São nove tumbas ao todo e como já mencionado, nenhuma dela faz parte da campanha principal — mas algumas entradas são bem próximas da rota da história. O vídeo abaixo mostra a localização e como resolver cada uma delas.


Caçadora de Tesouros
Descubra e abra todos os baús do Conquistador.

Ao longo do jogo você irá se deparar com alguns baús específicos, que tem marcação própria no mapa. São os Baús dos Conquistadores, e existem oito deles no jogo. Para abri-los é necessário uma gazua (lockpick) e aqui é o grande ponto do troféu.

Para pegar a gazua é preciso primeiro iniciar a missão secundária Encontre os dados de Takiy, em Paititi. Na segunda parte dessa missão você terá que falar com cinco exilados. O quinto NPC, uma vendedora, só ira aparecer após falar com os outros quatro e é ela que irá resolver nossos problemas.



Antes de falar com ela, tenha certeza de ter 6100 de ouro para comprar a gazua e o motor de tração. Esse último vai ser útil para abrir algumas portas pelo jogo. Se por ventura você já vez a missão e não comprou os itens, não é o fim de tudo. A vendedora aparece em outros pontos do mapa, mas ela troca de lugar constantemente e não há um padrão, pode ser bem chato encontrá-la de novo.

Feito isso tudo, agora você pode ir atrás dos baús.


Topa o desafio
Complete 5 desafios

Desafios são tarefas simples disponíveis em areas específicas. Existem 15 ao todo e enquanto para esse troféu só são necessários cinco, é preciso concluir todos para o troféu Perfeccionista. Atenção: existe um trecho no jogo no qual jogamos com Lara ainda criança. Existe um desafio nessa parte, mas ele não conta para os troféus, pois ali é o único trecho do game o qual não podemos voltar.

Para facilitar aqui, é recomendado abrir a habilidade Sabedoria da Coruja, que marca objetivos de Desafios ao usar o Instinto de Sobrevivência.


Arqueóloga subaquática
Colete 5 artefatos submersos

Bem fácil, esse troféu acaba sendo ganho no caminho para se pegar Dr. Croft. Sempre fique atento aos mapas e não esqueça de usar o Instinto de Sobrevivência para localizar as caixas mais facilmente.

O próximo bloco trata de quatro conquistas relativas a animais.
Como te llama
Acaricie 5 lhamas

Outro troféu tranquilo, faça um carinho em cinco desses simpáticos animais. Não vale fazer cinco vezes no mesmo. Eles aparecem primeiro em Paititi e na própria cidade já é possível completar a conquista.


Zoóloga
Colete 20 animais pequenos

Conquista simples, mas que depende da habilidade Comidade de Coruja, que permite Lara pegar pequenos animais no meio da floresta. Apenas ande perto deles e aperte o botão quando for necessário. Usar plantas de percepção ajudam bastante a localizar os pequeninos.
Caçadora lendária
Cace 5 animais raros

Conversando com as pessoas das cidades e vilarejos, alguns podem te dar dicas de lugares nos quais podem ser encontrados animais raros. A habilidade Alcance de Águia aumenta a probabilidade de encontrar algum desses animais.
Ação de graças
Atire num peru com um cartucho sinalizados

A primeira coisa aqui é liberar a habilidade Serpent's Glint para poder criar esses cartuchos especiais. Feito isso e com posse da munição, encontre um peru no Peru e acerte o coitado. O vídeo abaixo mostra uma localização possível.


Os próximos seis troféus dizem respeito as missões secundárias. Como o último deles já é sobre completar tudo, os demais são pegos durante o curso.
Ajudai teu vizinho
Conclua uma missão secundária
Visitas Indesejadas
Livre-se dos saqueadores fora de Kuwaq Yaku

É a primeira missão secundária a aparecer, ande um pouco por Kuwaq Yaku e verá dois homens discutindo. Conversando com um deles, ele dirá que seu filho foi levado para trabalhar em uma escavação. Resolva a situação e troféu na mão.
Acredito que posso voar
Resgate Hakan dos sectários

Essa é a mesma missão necessária para pegar o segundo reforço da faca. Ao entrar no tempo disfarçada de guarda, o começo dessa missão está bem próxima ao objetivo da campanha "Entre no Templo de Kukulkan".
Corações e mentes
Recupere o colar de Manko.

Essa missão fica disponível uma vez que você tenha acesso a Caverna da Caveira, é uma entrada bem pequena dentro de Paititi, com um acampamento no subterrâneo (é parte da história passar por lá). Falando com Uchu, ele irá pedirá que você busque dois itens necessários para a coroação do novo rei, que darão origem a duas sub-missões. resolvendo as duas, o troféu aparece.
Fera lendária
Derrote o Nahual

Essa missão aparece após completar Corações e Mentes — na verdade é uma sub-missão desta. Uchu irá pedir para você recuperar o Arco do Campeão. Assim que pegar o arco, a fera irá aparecer. Derrote o chefe e complete a missão para pegar o troféu.
Boa samaritana
Conclua 8 missões secundárias

Aqui há uma pequena confusão com números. Vale dizer que dentro de alguns objetivos existem sub-missões que precisam ser feitas também. Todas são pegas com NPCs nos três centros do jogo: Kuwaq Yaku, Paititi e San Juan.
  • Lide com os saqueadores (Kuwaq Yaku)
  • Encontre o dado de Takiy (Paititi)
  • Corações e Mentes (Paititi)
  • Liberdade (Paititi)
  • Salve Hakan (Paititi)
  • Explore os Mistérios Locais (San Juan)
  • O Assassino de Sumaq (Paititi)
  • Estudos Antigos (Paititi)
A ordem das missões está de acordo com que são disponibilizadas conforme Lara avança na história.

Agora vamos ao bloco de 14 missões relativas ao combate. Os inimigos em Tomb Raider não dão respawn após o fim do jogo então caso perca alguma dessas conquistas é necessário começar um novo gameplay. Um bom plano alternativo é cumprir um objetivo, voltar ao checkpoint e repetir combates para acumular ações específicas. Lembre-se também que é possível salvar manualmente o jogo, podendo marcar pontos específicos para voltar depois.
Gangue das Correntes
Realize a Fúria da Serpente 3 vezes.

A primeira coisa a se fazer é pegar a habilidade Fúria da Serpente, é uma das primeiras disponíveis. Ela permite matar dois inimigos de forma furtiva em sequencia. Por isso, é vital que você se atente ao posicionamento deles. Como são poucas vezes, dá para fazer só seguindo a campanha, mas preste atenção.


Como uma sombra
Realize 25 eliminações furtivas

Quase todos os combates de Lara se baseiam na furtividade, então pegar esse troféu não deve ser problema. Usando a técnica Fúria da Serpente, contam duas eliminações por ataque.
Surpresa!
Realize 5 eliminações Garra de Águia

Essas eliminações são uma das novidades do jogo. Consiste em, do alto de uma árvore, acertar um inimigo e pendurá-lo no tronco sem ser notado por outros. O esquema do checkpoint aqui é uma das melhores alternativas.


Virando a mesa
Mate 5 inimigos enquanto eles estão procurando por você

Nesse troféu você tem que de alguma forma ser visto pelos bandidos e depois se esconder. Enquanto eles procuram por você, Lara deve eliminá-los. Repare que não é um confronto aberto, mas sim pegá-los de surpresa. É como se fosse um abate furtivo, mas com o inimigo te procurando.

Olhe ali!
Mate 3 inimigos enquanto eles estiverem distraídos.

É quase o mesmo conceito do troféu anterior, mas aqui os inimigos não podem estar procurando ativamente por Lara. Em alguns pontos é possível usar garrafas ou latas para chamar atenção dos bandidos para algum ponto. Execute eles de forma furtiva enquanto eles vasculham a area.
Acabando com a festa
Mate 5 inimigos com fogo amigo.

Em um ponto já bem avançado da história Lara irá aprender a criar flechas com alucinógenos. Inimigos acertados por elas irão atacar seus companheiros. Logo depois, você irá passar por algumas sequencias de combates que permitirão você pegar esse troféu com tranquilidade. Só observe se você terá material suficiente para fazer as flechas e use o esquema do checkpoint se necessário.


Brincando com foto
Queime 2 inimigos simultaneamente

Geralmente, nos locais onde você encontrar garrafas fazias, dá para fazer um molotov. Sendo esse o caso, procure algum local com 2 ou mais inimigos e faça-os queimar. Bem fácil.


Atiradora
Acerte 3 tiros na cabeça em 3 segundos com a pistola

Esse aqui pode dar trabalho. A melhor pistola para o trabalho é a AB.45. Procure evoluí-la para aumentar o dano e principalmente diminuir o coice de tiro. O vídeo abaixo mostra um spot bom para pegar a conquista, logo no começo do jogo em Cozumel, mas existem outros pontos. Para esse objetivo em específico, é bom criar um arquivo de save separado.



Última localização conhecida
Despiste o inimigo 10 vezes.

É o mesmo conceito do troféu Virando a mesa, mas aqui só é preciso esperar os inimigos desistirem de te procurar. Partes com lagos, onde é possível fugir nadando são boas opções para essa situação.

Sexto Sentido
Cace e mate 10 inimigos com Percepção ativada

Após destravar a habilidade Olho da Águia é possível usar a habilidade de Percepção usando a respectiva planta. Ao usar o item, é preciso matar o inimigo com um golpe corpo-a-corpo enquanto o efeito está ativo. Pode ser ataque furtivo ou combate de frente mas a execução deve ser no braço, nada de armas. Repita 10 vezes e pronto.

Vivendo o Agora
Mate 10 inimigos com Concentração ativada.

Mesma coisa do troféu anterior, mas dessa vez ativando a habilidade Escamas da Serpente.

Feita para resistir
Elimine 10 inimigos com Resistência ativada

Mesma coisa do troféu anterior, mas dessa vez ativando a habilidade Coração do Jaguar.

Franco-Atiradora
Acerte 20 tiros na cabeça com o arco

Auto explicativo e bem fácil de conseguir. Só fique atento a inimigos com capacetes e outras proteções para a cabeça.
Sangue inicial
Realize uma eliminação furtiva a partir de uma parede com lama

Para esse troféu (que é uma referência ao primeiro filme do Rambo), você deve matar um inimigo com Lara suja de lama e escondida em uma parede de lama. Bem no começo do game haverá uma oportunidade para executar esse objetivo. Provavelmente você vai pegá-lo sem nem perceber, pois o game meio que te carrega pra usar essa ação.



Fechando o guia nos resta apenas um troféu (ou dois, dependendo da sua plataforma), mas que são só consequências das outras conquistas.
Perfeccionista
Alcance 100% de conclusão

Para conseguir essa conquista é preciso completar quatro pré-requisitos
  • Completar todas as missões secundárias
  • Coletar todos os artefatos e colecionáveis
  • Completar todas as Tumbas de Desafio
  • Completar todos os desafios
Os três primeiros já são contemplados por outras conquistas. Quanto ao dos desafios, dê uma olhada no troféu Topa o desafio.
Cálice do Tormento
Conquiste todos os troféus

Platina exclusiva de PlayStation 4.



Flávio Augusto Priori é formado em design de jogos e tenta ganhar a vida com esse negócio chamado video game. Para ele Metal Gear é a melhor série já feita e ainda acredita na volta da SEGA. Escrevia para o saudoso Minha Tia Joga LoL e hoje pode ser achado no Facebook e no Twitter.

Comentários

Google+
Disqus
Facebook