Top 10

As melhores animações da Blizzard

Separamos algumas das melhores animações já feitas pela Blizzard.

Dentre tantas alegrias e surpresas que o mundo dos jogos nos proporciona, uma delas estás nas cutscenes. Animações às vezes usadas como trailers, outras para contar algum trecho importante de uma história, sempre são um destaque especialmente quando bem realizadas.




Embora muitas desenvolvedoras consigam fazer trabalhos excelentes, eu considero que duas empresas em especial estão alguns degraus acima do resto no quesito de produção dessas animações. Uma é a Square Enix e a outra é a Blizzard, nosso assunto aqui hoje.

Em seus quase 30 anos de história, a casa de Warcraft já nos presenteou com diversos vídeos extremamente detalhados e bem animados, com uma qualidade técnica impecável. E como estamos próximos de mais uma Blizzcon, que acontece nos próximos dias 2 e 3 de novembro, que tal relembrarmos algumas das animações mais memoráveis?

10) Overwatch

Lá no longínquo ano de 2014, no começo de mais uma Blizzcon, todos esperavam por WoW, Starcraft e Diablo, os grandes pilares da Blizzard. O que ninguém esperava era a desenvolvedora apresentando um novo jogo. No dia 7 de novembro daquele ano, Overwatch foi apresentado ao mundo.

Foi literalmente um choque. Não haviam orcs, aliens gigantes ou seres demoníacos. E era um jogo de tiro. Era sabido que a Blizz trabalhava em algo assim no finado Project Titan (que já havia sido cancelado na época), mas ainda assim foi um anúncio totalmente inesperado. Só por isso já vale estar na lista.



09) Starcraft II: Kerrigan traída

Vamos abrir nossa lista com uma dos momentos chave da história de Starcraft, quando Kerrigan foi deixada para trás por Arcturus Mengsk. O episódio em si se passa durante o primeiro jogo, mas em Starcraft II: Wings of Liberty, um flashback reconstitui esse momento icônico da saga.




08) Mists of Pandaria

A maioria dos vídeos de World of Warcraft trazem um grande foco no vilão da vez, ou alguma guerra em grande escala. Nesse sentido, gostaria de destacar aqui a abertura de Mists of Pandaria, lançado em 2012, que traz somente uma luta entre um orc, um humano e pandas. Essa quebra no conceito da animação acaba sendo seu principal chamativo. Ela evolui de uma luta sem sentido, sombria e suja, para um visual limpo e harmônico, simbolizando muito bem o espírito de Pandaria.

Vale mencionar aqui a série Os Fardos de Shaohao, que conta muito da história dos pandarens e explica o passado desse povo.



07) Diablo II: Lord of Destruction

Diablo II ainda é considerado por muitos o melhor momento da franquia. De fato ele soube ampliar ainda mais o sucesso que fora o primeiro jogo. E a única expansão do game, Lord of Destruction, manteve a mesma pegada.

Nesse novo pacote o inimigo é Baal, último dos três Terrores Primordiais. A expansão foi lançada em 2001, quase 20 anos atrás, mas esse trailer ainda mostra o terror que o inimigo representa.



06) Honor and Glory!

O curta foi exibido pela primeira vez na Blizzcon 2017 e mostra um jovem Reinhardt metido e convencido aprendendo, da pior forma possível, como seu comportamento inadequado pode gerar consequências graves. É no choque de realidade que vemos o grandalhão evoluir, entendo sua função na guerra.



05) Hearthstone, Meu Lar!

Divulgado na Gamescon de 2017, o curta Meu Lar! se difere de outros vídeos de Hearthstone por não falar diretamente de alguma expansão do jogo de cartas da Blizzard. O objetivo dele é promover o jogo em si, apresentando um micro universo dentro da taverna, com personagens e histórias próprias. Se diferencia também por ser uma apresentação musical digna de filmes da Disney.

O que mais me impressiona nesse vídeo é a quantidade de coisas que acontece na tela ao mesmo tempo. Além da ação principal, os personagens de fundo não são esquecidos, com boas animações e diversas referências a cartas do jogo.

Desde sua estreia, somente mais um vídeo dessa série foi lançado, em junho deste ano. É mais curtinho e não tem músicas, mas é igualmente engraçado. Ainda estamos aguardando por mais Dona Blizzard.



04) Arthas’s Betrayal

Vou dizer que ficou difícil escolher só uma cena de Warcraft III, são todas muito icônicas. Mas no desempate peguei essa que é uma das mais conhecidas passagens do jogo. Arthas ceifando a vida de seu pai, o rei Terenas, após regressar ao reino de Lordaeron.

Depois disso foi só ladeira abaixo pro rapaz, até de fato se tornar o Lich Rei. Mas sobre isso eu falo daqui a pouco.



03) Dragons

Uma das primeiras animações de Overwatch, e até hoje uma das mais lembradas, conta a história dos irmãos Shimada, Hanzo e Genji, os dois dragões em conflito.

Em oito minutos de animação, o curta conta a história de rivalidade entre os dois, além de excelentes cenas de ação. A mistura da lenda com a história real dá um tom ainda mais dramático ao pequeno filme.



02) Warbringers: Jaina

Outra mostra da capacidade de criar excelentes animações, e que elas não precisam usar necessariamente o melhor da computação gráfica,foi Warbringers, que uma pequena série lançada preparando terreno para Battle for Azeroth, mais recente expansão do WoW.

Esse capítulo é estrelado por Jaina Proudmore, que é obrigada a retornar a sua terra natal e relembrar de velhas feridas para reunir forças e combater a horda. A escolha da música, um cântico de marinheiros, foi uma excelente decisão.



01) Wrath of Lich King

Depois de tudo que aprontou em Frozen Throne, Arthas foi o grande vilão da segunda expansão de World of Warcraft, Wrath of the Lich King, de 2008.

O vídeo se torna marcante pela narração de Terenas, pai de Arthas, e que foi morto por ele. Basicamente os desejos do pai que seu filho se tornasse um grande monarca se realizaram, mas não da forma que esperava, certamente. O final dos dois, na raide Cidadela da Coroa de Gelo encerra muito bem esse arco. Só não entrou aqui porque já temos Lich Rei demais nessa lista.



----

Menção Honrosa: Soldado Veterano

A última animação de World of Warcraft provavelmente seja uma das melhores já feitas, mesmo sendo um extra pré-expansão. Situada momentos antes do vídeo de abertura de Battle of Azeroth, esse vídeo foca em Saurfang, um dos guerreiros mais antigos e mais honrados da Horda.

Após atrocidades cometidas por Sylvanas, atual Chefe Guerreia, Saurfang já perdeu toda a vontade de lutar e viver. Embora ele seja considerado como um herói por muitos, ele já não quer mais continuar. Esse dilema é muito bem exposto nos poucos minutos do filme.



---

Com certeza bons vídeos ficaram de fora dessa lista. Deixo agora com vocês leitores para nos contarem quais são suas animações favoritas da Blizzard.

Revisão: Diogo Mendes


Formado em Game Design, desistente da Matemática Aplicada e atualmente cursando Jornalismo. Ainda aguardo o retorno triufal da Sega, fã de Metal Gear, Dark Souls e várias coisas vindas lá do Japão.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google