Dicas e Truques

Mega Man 11 (Multi) — guia de troféus e conquistas

Muita habilidade é essencial para conquistar todos os troféus da nova aventura do robozinho azul.


Mega Man 11 é o esperado retorno do mascote da Capcom depois de um hiato de oito anos. O novo jogo investe em mecânicas de plataforma que exigem precisão, com estágios e chefes de dificuldade acentuada. O título conta com 50 troféus/conquistas com desafios variados e complicados.

Dados Gerais

Nível de dificuldade: Médio.
Tempo médio para obter todos os troféus: 20 horas ou mais.
Número mínimo de partidas: duas.
Troféus/Conquistas que podem ser perdidos: nenhum.

Dicas gerais e modo mais eficiente de obter os troféus/conquistas

Os troféus e conquistas de Mega Man 11 apresentam desafios que exigem derrotar inimigos de maneiras específicas, passar por estágios sob certas condições e terminar o jogo em determinadas dificuldades.

A recomendação é jogar primeiro no modo Normal ou Casual para se habituar às mecânicas de jogo e dificuldade — não deixe de conferir nossas dicas gerais sobre o jogo. Depois disso, é necessário terminar a aventura mais algumas vezes de olho em algumas limitações. Com algum planejamento, é possível realizar todas as tarefas mais complicadas em poucas partidas.
  • Escolha a dificuldade Superhero e faça as seguintes tarefas:
    • Derrote todos os chefes somente com o Mega Buster (troféu Boss Buster);
    • Derrote todos os subchefes somente com o Mega Buster (troféu Mid-Boss Buster);
    • Não receba nenhum Game Over (troféu Mega Unstoppable) durante toda a partida;
    • Não compre nenhum item ou equipamento na loja de Dr. Light (troféu Can’t Improve on Perfection);
  • Termine o jogo para receber os troféus Protector of Peace e The World’s Best Hope.
  • Em uma nova partida, escolha a dificuldade Normal e concentre-se em terminar o jogo em menos de 60 minutos (troféu The Blue Flash);
  • Por fim, complete as tarefas restantes no modo Challenge e após o final do jogo.
Boa parte das tarefas podem ser feitas em partidas de diferentes dificuldades, caso queira. Já jogadores mais habilidosos podem investir direto em somente duas partidas que liberam boa parte dos troféus e conquistas mais complicados — é uma recomendação para jogadores veteranos por causa da grande dificuldade.

Lista de troféus e conquistas


The Blue Bomber Returns (Platina)
Obtain all trophies.

One Down, Seven to Go… (Bronze)
Complete 1 of the 8 stages.
Termine uma das oito fases iniciais para liberar esse troféu.

Now We're Getting Somewhere (Bronze)
Complete 4 of the 8 stages.
Termine quatro das oito fases iniciais para liberar esse troféu.

Where's Wily? (Bronze)
Complete all 8 of the 8 stages.
Termine todas as oito fases iniciais para liberar esse troféu.



No Getting Away This Time! (Bronze)
Complete Gear Fortress Stage 3.
Termine o terceiro estágio de Gear Fortress para liberar esse troféu.

Protector of Peace (Prata)
Complete the game on Normal difficulty or harder.
Termine o jogo na dificuldade Normal ou Superhero para liberar esse troféu.

The World's Best Hope (Prata)
Complete the game on Superhero difficulty.
Termine o jogo na dificuldade Superhero para liberar esse troféu.

Go Blue or Go Home (Prata)
Reach boss room with no damage/deaths/death protection. (Excludes Gear Fortress and Challenge Mode)
Para liberar esse troféu é necessário chegar até a sala do chefe sem levar dano e sem cair em nenhum buraco. Também não é permitido utilizar itens de suporte que impedem a morte, como o Spike Protector e Beat Rescue. Sendo assim, escolha um estágio que você conheça bem e atravesse-o cuidadosamente. Deixe para fazer esse desafio depois de terminar o jogo e comprar o item tal que permite o uso infinito dos poderes das engrenagens.

Mid-Boss Buster (Prata)
Defeat the mid-bosses of all 8 stages without special weapons. (1st Play)
Para receber esse troféu é necessário derrotar todos os sub-chefes dos oito estágios iniciais utilizando unicamente a arma básica de Mega Man. Os sub-chefes precisam ser destruídos sob essa condição antes do chefe da fase ter sido derrotado, por isso o “1st play” na descrição. Para não se perder, é uma boa fazer a tarefa em um único arquivo.



Boss Buster (Prata)
Defeat the bosses of all 8 stages without special weapons. (1st Play)
Derrote todos os oito Robot Masters utilizando somente a arma básica de Mega Man. Além disso, somente a primeira batalha contra os mestres conta para o troféu, como indica o “1st play” da descrição — o segundo combate, na terceira fase da fortaleza do Wily, não é contabilizado.

Mega Unstoppable (Prata)
Complete the game on Normal difficulty or harder without getting a game over. (1st Play)
Para liberar esse troféu, termine o jogo na dificuldade Normal ou maior sem receber nenhum game over. Para facilitar na tarefa, compre itens e vidas na loja de Dr. Light. Caso receba algum game over, carregue o arquivo anterior e tente novamente.

The Blue Flash (Ouro)
Complete the game on Normal difficulty or harder within 60 minutes. (1st Play)
Esse troféu exige terminar o jogo na dificuldade Normal ou maior em até 60 minutos. Este é, provavelmente, um dos troféus mais difíceis do jogo, pois é necessário domínio do herói, agilidade e precisão — não há espaço para erros. Algumas dicas:
  • Deslizar é mais rápido do que andar, sendo assim use esse movimento o máximo possível. Para facilitar, altere os comandos e coloque o slide no lugar de um dos botões de trocar de arma;
  • Abuse do Rush Coil e Rush Jet para atravessar os trechos mais complicados dos estágios;
  • Comece pelo Impact Man, pois sua arma, Pile Driver, permite cobrir rapidamente partes dos estágios com sua investida;
  • Derrote os chefes na seguinte ordem: Impact Man > Bounce Man > Fuse Man > Tundra Man > Torch Man > Blast Man > Block Man > Acid Man;
  • Os sub-chefes têm a mesma fraqueza que os chefes das fases, logo utilize as armas corretas;
  • A versão melhorada da arma Chain Blast (Blast Man) permite remover instantaneamente alguns obstáculos da fase de Block Man e Wily Stage 2, lembre-se de utilizá-la
  • Dê preferência aos equipamentos que facilitam a recuperação da energia das armas especiais;
  • Fique de olho no tempo total, ele é exibido no arquivo na tela de salvamento. Caso cometa algum erro muito grave, carregue novamente o arquivo e tente de novo.
Can't Improve on Perfection (Prata)
Complete the game on Casual difficulty or harder without buying/using items or parts. (1st Play)
Para liberar esse troféu, termine o jogo na dificuldade Casual ou mais difícil sem comprar e utilizar itens e equipamentos. Enquanto é possível conseguir esse troféu na dificuldade Normal ou maior, é uma boa escolher a dificuldade Casual, pois ela tem menos inimigos.

Demolition Man (Bronze)
[Block Man Stage] Use Chain Blast to destroy a stone wall. (Excludes Challenge Mode)
Por volta da metade do estágio de Block Man, uma grande torre com lâminas aparece do lado esquerdo da tela e precisamos destruir rapidamente blocos em uma estrutura que lembra um puzzle para avançar. Para liberar esse troféu, utilize a arma Chain Blast para destruir toda a estrutura de uma vez. Não pode ser feito no Challenge Mode.



No Experiments! (Bronze)
[Acid Man Stage] Reach the boss without letting any pools change. (Excludes Challenge Mode)
Várias partes do estágio de Acid Man têm inimigos que lembram seringas que mudam a cor de piscinas com ácido. Para liberar esse troféu, impeça que esses robôs alterem todas as piscinas da fase. Não é muito difícil, basta usar a Speed Gear para derrotá-los antes mesmo deles conseguirem atirar algo. Não pode ser feito no Challenge Mode.

Fight Acid with Acid (Bronze)
[Acid Man Stage] Enter a green acid pool using Acid Barrier. (Excludes Challenge Mode)
Para receber esse troféu, entre em uma das piscinas verdes da fase de Acid Man enquanto está com a arma Acid Barrier ativa. É uma tarefa bem simples de ser executada, há uma piscina de ácido verde logo no início da fase. Não pode ser feito no Challenge Mode.

Live to Fight Another Day (Prata)
[Impact Man Stage] Dodge all Impact Brothers and reach the boss. (Excludes Challenge Mode)
Em alguns momentos da fase de Impact Man aparecem os Impact Brothers, inimigos com formato de britadeira que atravessam a tela rapidamente. Para liberar esse troféu, é necessário chegar à sala do chefe sem levar dano deles. A dica é abusar da Speed Gear para evitar os ataques desses inimigos, fica especialmente mais fácil com a ajuda do equipamento Cooling System Infinite.

Playtime's Over (Prata)
[Bounce Man Stage] Destroy all balloon enemies once and reach the boss. (Excludes Challenge Mode)
Destrua todos os inimigos que flutuam com a ajuda de balões e chegue à sala do chefe. Fique atento aos robôs de difícil acesso e utilize as armas especiais caso necessário. Não pode ser obtido no Challenge Mode.



Danger! High Voltage! (Prata)
[Fuse Man Stage] Avoid all lightning emitters and reach the boss. (Excludes Challenge Mode)
A fase de Fuse Man tem vários dispositivos que lançam raios elétricos. Para conseguir esse troféu, chegue até a sala do chefe sem levar dano de nenhum relâmpago. Para isso, basta navegar com cuidado, a Speed Gear ajuda bastante. Não pode ser obtido no Challenge Mode.

I Think You Dropped Something... (Prata)
[Tundra Man Stage] Avoid all ice from Ice Swans and reach the boss. (Excludes Challenge Mode)
Para esse troféu é necessário escapar do gelo lançado pelos inimigos Ice Swan espalhados pelo estágio até chegar a sala do chefe. Não destrua os inimigos ou o gelo lançado por eles, pois isso anula a obtenção do troféu. Não pode ser obtido no Challenge Mode.

Cold Turkey (Bronze)
[Torch Man Stage] Prevent Sparkey the Barbecue Turkey from re-lighting. (Excludes Challenge Mode)
Para liberar esse troféu, você deve impedir que o subchefe da fase de Torch Man volte a pegar fogo. Para isso, utilize a arma Tundra Storm (Tundra Man) em conjunto com a Speed Gear, com isso será possível destruir o subchefe antes dele voltar a pegar fogo. Não pode ser obtido no Challenge Mode.

Explosions? What Explosions? (Bronze)
[Blast Man Stage] Avoid all exploding boxes and reach the boss. (Excludes Challenge Mode)
A fase de Blast Man é repleta de caixotes explosivos. Para receber esse troféu, chegue até a sala do chefe sem receber dano das explosões dessas caixas. Uma boa estratégia é utilizar a arma Blazing Torch (Torch Man) para destruir as caixas à distância. Não pode ser obtido no Challenge Mode.


Stop, Drop, and Roll (Prata)
[GF1] Destroy all W.Blasters, M.Cones, and A.Nuts once and reach the boss. (Excludes Challenge Mode)
Para receber esse troféu, é necessário derrotar todos os inimigos do tipo W.Blasters, M.Cones e A.Nuts da fase Gear Fortress 1. Não pode ser obtido no Challenge Mode.

Unstoppable (Prata)
[GF2] Destroy all foes in Skull Roller area and reach the boss. (Excludes Challenge Mode)
Em um momento da fase Gear Fortress 2, Mega Man precisa passar por um trecho repleto de perigos enquanto é perseguido por um grande robô. Para receber esse troféu, é necessário derrotar todos os inimigos presentes nesse trecho. Abuse das armas especiais e da Speed Gear para conseguir realizar a tarefa. Não pode ser obtido no Challenge Mode.

The Regulars (Bronze)
Destroy all types of Metall, Shield Attacker, Sniper Joe, Gabyoall, and Batton. (1st Play)
Derrote ao menos um inimigo de cada tipo das categorias Metall, Shield Attacker, Sniper Joe, Gabyoall e Batton para liberar esse troféu. Estes são inimigos que se protegem com algum tipo de escudo e podem ser derrotados pelas costas, com alguma arma especial ou ao quebrar sua defesa com um tiro carregado. É um troféu que será liberado naturalmente no decorrer do jogo.

Location, Location, Location (Bronze)
Destroy a Tatepakkan from the back.
Tatepakkan é um inimigo que se protege frontalmente com um escudo. Para esse troféu, basta derrotar um deles pelas costas — inúmeras oportunidades estão espalhadas pelo jogo.

Brute Force (Bronze)
Destroy 10 blocking enemies using special weapons. (1st Play) (Excludes Challenge Mode)
Utilize uma arma especial para destruir dez inimigos com escudos. As armas Pile Driver (Impact Man), Blazing Torch (Torch Man) e Chain Blast (Blast Man) são capazes de destruir esses inimigos.

Bullet Blaster (Bronze)
Destroy 30 enemy projectiles. (1st Play) (Excludes Challenge Mode)
Para conseguir esse troféu, é necessário destruir 30 projéteis disparados por inimigos. Como são muitos os robôs que atiram projéteis que podem ser destruídos, esse troféu deverá ser liberado sem esforço durante a aventura.



Collateral Blammage (Bronze)
Destroy three or more enemies using a Shimobey explosion.
Shimobey é um inimigo que explode ao ser destruído. Para conseguir esse troféu, use um deles para destruir três ou mais outros robôs. Um bom lugar para fazer isso é no estágio de Blast Man, em um ponto em que há um inimigo Sniper Armor D e vários Shimobeys. Espere cinco Shimobeys aparecerem na tela, atraia-os para um dos cantos, e dê um tiro simples.

The Harder They Fall (Bronze)
Destroy 20 Crunch Don, Press Don, and Sniper Armor D in total. (1st Play) (Excludes Challenge Mode)
Crunch Don, Press Don e Sniper Armor D são inimigos grandes e mais resistentes que aparecem pelas fases. Destrua 20 deles para conseguir o troféu.

Better You Than Me (Bronze)
Destroy a Mini Shpider using an acid pool, BBQ grill, or other environmental hazard.
O inimigo Shpider lança aranhas miniatura para atacar Mega Man. Para liberar esse troféu, é necessário que as pequenas aranhas sejam destruídas por algum perigo do estágio. Uma maneira fácil de fazer isso é no estágio de Acid Man: atraia as pequenas aranhas para a piscina de ácido verde no início da fase.

Catch 'Em Off Guard (Bronze)
Destroy a Sniper Joe piloting a Sniper Armor D.
Em algumas fases, há um inimigo que controla um robô maior. Destrua somente o piloto por meio de tiros precisos para receber esse troféu.



Your Work Here Is Done (Bronze)
Destroy an Arc Weldy obstacle.
O inimigo Arc Weldy cria uma poça flamejante ao andar. Para liberar esse troféu, ative o escudo de ácido por meio da arma Acid Barrier (Acid Man) e atravesse a poça para destruí-la.

Bullseye! (Bronze)
Defeat a Mawaru C using your Mega Buster without Speed Gear.
Mawaru C é um inimigo com formato de roda que tem um único ponto no qual podemos acertá-lo, sendo necessário ativar a Speed Gear para conseguir atirar no momento certo. Para esse troféu, você precisa derrotar um desses robôs usando o Mega Buster sem usar a Speed Gear. É mais fácil do que parece: basta observar o movimento do inimigo e desferir um tiro carregado na hora certa.

Guard Breaker (Bronze)
Defeat 30 enemies while their guard is broken. (1st Play) (Excludes Challenge Mode)
Alguns inimigos do jogo usam escudos para se proteger, porém um tiro carregado quebra essa defesa. Para esse troféu, acerte um desses inimigos com o tiro carregado, ative a Speed Gear e derrote o robô. Repita 30 vezes para liberar o troféu.

Three Birds, One Stone (Bronze)
Defeat three or more enemies with one charge shot.
Derrote três inimigos simultaneamente com um único tiro carregado para conseguir esse troféu. Isso acontecerá naturalmente pela aventura, pois são vários os momentos em que três ou mais inimigos fracos aparecem juntos pelas fases.

Area Secure (Bronze)
Destroy all types of Gabyoall, Elec Crosser, and Elec Xtender. (1st Play) (Excludes Challenge Mode)
Esse troféu exige derrotar alguns inimigos que só recebem dano de armas específicas. Gabyoall pode ser destruído com a arma Pile Driver (Impact Man), já Elec Crosser e Elec Xtender são suscetíveis à Bounce Ball (Bounce Man) fortificada via Power Gear. Derrote um inimigo de cada tipo para liberar o troféu. Inimigos derrotados no Challenge Mode não contabilizam para o progresso desse troféu.

Everything-Proof (Bronze)
Run into an instant-death hazard without dying.
Para liberar esse troféu, compre o item Pierce Protector e toque algum espinho fatal. Mega Man não irá morrer e o troféu será desbloqueado.



Speed Gear Master (Bronze)
Destroy 10 enemies during one Speed Gear use. (Excludes Challenge Mode)
Derrote dez inimigos em uma única ativação da Speed Gear para obter esse troféu. A maneira mais fácil de fazer essa tarefa é terminar o jogo e comprar o equipamento Cooling System Infinite para poder utilizar infinitamente a Speed Gear, assim será muito simples derrotar dez inimigos em uma única ativação. Esse troféu não pode ser obtido no Challenge Mode.

Power Gear Master (Bronze)
Defeat a boss using only Power Gear attacks. (Excludes Challenge Mode)
Derrote um chefe utilizando somente tiros fortalecidos pela Power Gear. A melhor maneira de fazer isso é terminar o jogo, comprar o equipamento Cooling System Infinite para poder utilizar infinitamente a Power Gear e, por fim, derrotar algum chefe no Gear Fortress 3. Não é possível obter esse troféu via Challenge Mode.

Quick Draw (Bronze)
Destroy 100 enemies using Speed Gear. (1st Play) (Excludes Challenge Mode)
Derrote um total de 100 inimigos enquanto a Speed Gear estiver ativa. Use frequentemente o poder e será fácil de obter o troféu. Inimigos derrotados no Challenge Mode não são contabilizados.

All Power, All The Time (Bronze)
Destroy 80 enemies using Power Gear. (1st Play) (Excludes Challenge Mode)
Derrote um total de 80 inimigos enquanto a Power Gear estiver ativa. Use frequentemente o poder e será fácil de obter o troféu. Inimigos derrotados no Challenge Mode não são contabilizados.

Firing at Max Power (Bronze)
Defeat an enemy using the Final Charge Shot.
O Final Charge Shot é um tiro carregado especial que só pode ser desferido no modo Power Gear. Ative a habilidade e carregue a energia até Mega Man brilhar de um jeito diferente acompanhado de um relâmpago. Derrote um inimigo com esse tiro para receber esse troféu. É mais fácil de desferir o Final Charge Shot ao ativar as duas engrenagens simultaneamente ou então com a ajuda do equipamento Cooling System Infinite.



Power Up (Bronze)
Use a special weapon while Power Gear is active.
Para conseguir esse troféu, basta utilizar uma arma especial enquanto a Power Gear está ativada.

Collector (Bronze)
Purchase five parts.
Compre cinco diferentes equipamentos (parts) na loja do Dr. Light para liberar esse troféu.

Things Are Looking 1-UP! (Bronze)
Use a Mystery Tank and turn an enemy into a 1-UP.
Utilize o item Mystery Tank com a vida completamente cheia perto de um inimigo comum para liberar esse troféu. Pode ser feito facilmente no início de qualquer estágio.

Built to Win (Bronze)
Get Bronze Rank or higher five times.
Veja o troféu Programmed for Perfection.

Tuned for Performance (Bronze)
Get Silver Rank or higher five times.
Veja o troféu Programmed for Perfection.

Programmed for Perfection (Prata)
Get Gold Rank five times.
Consiga a classificação gold em cinco diferentes desafios para liberar este troféu. A maneira mais fácil de fazer isso é terminar cinco desafios de derrotar chefes rapidamente — a luta dura poucos segundos ao utilizar a arma correta, garantindo a classificação de ouro.

Survival Skills (Prata)
Complete Dr. Light's Trial for the first time.
Para conseguir esse troféu, é necessário terminar o modo Dr. Light’s Trial ao menos uma vez. Ele está localizado na área de Challenges e só é liberado depois de terminar o jogo. Esse modo consiste em várias pequenas fases difíceis que exigem habilidade e domínio das armas de Mega Man. Confira um vídeo com todos os estágios do Dr. Light’s Trial:


Gallery Gazer (Bronze)
Unlock and view all Gallery files.
Veja todos os itens da galeria, no menu de Extras, para liberar esse troféu. Todas as entradas da galeria são desbloqueadas ao terminar o jogo uma vez, após isso basta passar rapidamente por todos os itens.

~

Com este guia, será um pouco mais fácil coletar todos os troféus de Mega Man 11. Tem alguma dúvida ou sugestão? Compartilhe nos comentários.


é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google