Game XP: Descubra em primeira mão tudo que vai rolar na Inova Arena

Fomos convidados a uma coletiva de imprensa, entrevistamos a diretora do evento e trazemos novidades exclusivas.


Nesta semana rolou uma coletiva de imprensa da GameXP no Rio de Janeiro para falar um pouco sobre as novidades que marcarão presença este ano, na primeira edição fora do Rock in Rio. O evento foi dividido em três grandes sessões ano passado: a GamePlay Arena, onde os visitantes podiam jogar diversos games, a Oi Game Arena, que trouxe partidas de eSports na maior tela de jogos do mundo, e a Experience Bay, com ativações que traziam os jogos ao mundo real, como uma área de parkour inspirada em Super Mario Bros. Esse ano, além de tudo isso, teremos a estreia da Inova Arena.


Conversamos com a Roberta Coelho, diretora-geral da Game XP, para entender melhor o que podemos esperar dessa nova área. "Desde os primordios dos games, game não é nada mais do que a tecnologia em forma de entretenimento." A intenção da Inova Arena é exatamente resgatar essa percepção na população geral de que jogos estão intriscicamente ligados a evolução tecnológica. Essa nova área vai mostrar para o público que muita inovação que surgiu nos videogames tem aplicações diretas no dia-a-dia das pessoas.


Uma das atrações principais desse espaço será um palco com palestras interativas de convidados internacionais. Os assuntos serão os mais variados, desde a aplicação de realidade virtual na medicina até a gameficação de setores da industria. Também estarão nesse palco os Game XP Inovators, dez especialistas, entre os parceiros do evento, que vão apresentar um plano para levar mais tecnologia as escolas brasileiras ao longo desse ano.

Outra presença importante na arena será a área da NBA. A liga americana de basquete já esteve presente no ano passado, com mais de 230 mil visitantes, trazendo experiências interativas que usavam o kinect e VR para mostrar para o pública a sensação de estar nas quadras. Para este ano, Rodrigo Vincentini, CEO da NBA no Brasil, prometeu duas grandes novidades: o lançamento global em primeira mão do NBA 2K19 (Multi) e uma quadra digital pela primeira vez no Brasil.


Realidade Virtual será um pilar de suma importância para a Inova Arena. No evento, teremos jogos VR do mundo todo disponíveis para o público poder testar. Nós tivemos a chance de experimentar em primeira mão um desses games que estarão no evento: The Last Squad, jogo do estúdio brasileiro Arkave.

O game é um FPS futurista em que você e seus parceiros são os últimos humanos defendendo a Terra de uma invasão alienígena em uma sala de dois andares. Com uma pistola laser em cada mão, vocês precisam trabalhar em equipe para derrotar onda após onda de alienígenas. Caso sobreviva a todas as ondas, prepare-se para enfrentar um poderoso chefe. A munição é ilimitada, mas é preciso ficar sempre atento a sua arma para evitar que ela sobreaqueça. Se isso acontecer, ela não irá funcionar por alguns segundos, por isso é bom ficar alternando o tiro entre suas duas armas.



O maior desafio do jogo é descobrir onde os inimigos estão tentando não ser acertado enquanto gerencia a munição da pistola. Não dá nem para colocar a culpa nos controles se você perder, pois o principal controle aqui é você. Tudo no jogo funciona exatamente como deveria e a sensação é incrível. Eu me senti como o próprio Senhor das Estrelas, de Guardiões da Galáxia, o que me parece um ótimo indicativo de que o jogo é um sucesso.

Se você mora em Campinas (SP), pode curtir a versão completa do jogo no Shopping Parque D. Pedro. A ideia é que o jogo esteja disponível em várias lojas pelo Brasil e pelo mundo, sendo constantemente atualizado com novos mapas e novas versões. Ainda este ano o jogo deve receber uma nova fase e, para ano que vem, um modo PvP. Na Inova Arena, os visitantes poderão testar uma versão condensada do jogo em uma das seis arenas disponíveis com mais dois amigos por cerca de sete minutos.


O mais especial da Game XP, como dito pela própria Roberta, é que esse é um evento para todo mundo. "É um evento para a família." Diferente de outras feiras que acabam sendo voltadas para um público gamer mais hardcore, aqui tem espaço para todo mundo.

Os jogadores mais tradicionais poderão conhecer lançamentos e acompanhar torneios na GamePlay Arena, mas os mais casuais tem toda Experience Bay para curtir. Esse ano vai ter laser tag, pista de kart e muitas outras ativações, que prometem ser cerca de 15 vezes maiores do que as do ano passado. Além, claro, da icônica montanha russa do Rock in Rio, que volta toda gamificada para a ocasião. Quem estiver no Rio para o feriadão, vale muito a pena conferir o evento.

A Game XP acontece nos dias 6, 7, 8 e 9 de setembro no Parque Olímpico. Os ingressos já estão à venda.

Fotos por: André Nascimento


Gabriel Mattos estuda Ciência da Computação e procura sempre estar em equilíbrio com a Força. Pode ser encontrado por aí especulando sobre os próximos lançamentos da Nintendo e da Playstation na GameBlast e no Twitter.


Disqus
Facebook
Google