Dicas e Truques

Star Wars Battlefront 2 (Multi): Guia de Classes no Multiplayer Online

Com as modificações feitas nos combates do novo Battlefront, escolher como jogar online precisa de um pouco mais de atenção.

Star Wars Battlefront 2 (Multi) chegou envolto em polêmicas, mas também trouxe diversas novidades para a franquia. Entre elas, um sistema de classes completamente remodelado que acrescenta mais estratégia para os embates online. Com quatro classes de personagens para as lutas em terra, as disputas se tornaram mais variadas e os modos de jogar bem mais dinâmicos. Mas como todo sistema online de disputa pede uma estratégia boa, aqui temos um guia básico de todas as classes do jogo, para você saber o essencial de cada uma e como lidar da melhor maneira com elas.

Assalto

Essa é a classe mais versátil do jogo e consequentemente a mais indicada para os novatos. Seu dano é bem elevado, mas não possui muita vida. É indicado principalmente para combates de curto e médio alcance, sendo praticamente inútil a grandes distâncias. Mas não se engane, a classe Assalto pode ser a mais versátil e possuir mais abertura para os marinheiros de primeira viagem, mas não é por isso que essa classe é pior do que as demais. Na verdade, isso a torna bastante útil.


Com uma ótima variedade de armas e mobilidade muito elevada, a classe Assalto é ideal para invasões de território e aglomerações. Eles realmente são o “número” que faz a força dos combates. Entretanto, como não são focados em uma única variação, não possuem danos de ataque ou pontos de defesa tão altos como outras classes.
Segue a lista das suas principais habilidades:

  • Detonador Térmico: As clássicas granadas. Essa habilidade permite ao jogador arremessar uma granada de grande arco de explosão e bastante dano. Ela é muito indicada para dispersar inimigos ou então causar um bom dano em vários deles juntos, principalmente em locais fechados onde a fuga pode não ser algo tão fácil assim.
  • Vanguarda: Essa habilidade faz com que o jogador de Assalto saque uma arma de curto alcance semelhante a uma escopeta de cano curto. Essa arma tem recarga rápida e pode acertar vários alvos ao mesmo tempo, contanto que estejam próximos. Ela é ideal para os momentos em que sua arma principal está sobrecarregada ou quando você é surpreendido por inimigos a uma curta distância, momento no qual ela causa mais dano.
  • Dardo Sensor: Um dardo que pode ser atirado em algum local para emitir ondas que informam você e os seus aliados sobre inimigos nas proximidades. Isso ajuda bastante na hora de explorar novos locais do mapa ou para organizar emboscadas. Além de marcar precisamente no mapa onde estão os inimigos, essa habilidade também recarrega bem rápido, fazendo com que seja ideal utilizá-la constantemente. 


Especialista

Uma classe difícil de se adaptar no início, basicamente funciona como os tradicionais snipers de outros jogos. A preferência é manter essa classe longe dos combates diretos, servindo como uma espécie de “suporte” para outros como o Pesado e o Assalto. Um Especialista tem como principal vantagem o maior alcance de alvo do jogo, com uma mira de longo alcance muito boa. Se posicionar em locais escuros, elevações ou então utilizar morros como barreiras são técnicas simples e óbvias, mas que ainda sim funcionam. Para a hora do sufoco, o Especialista possui uma arma secundária com três tiros ideal para o curto alcance.

Para tanto alcance e visão ser balanceado, sua vida e defesa são bem pequenos. Com isso, granadas são os principais inimigos dessa classe. Uma vez descobertos por inimigos de curto alcance, granadas e escudos podem atrapalhar bastante a vida dos especialistas. O ideal em combates de curto alcance é fugir e reposicionar para conseguir o melhor ponto estratégico para voltar aos tiror. Jogadores de Especialista precisam ser rápidos e de mira precisa, pois cada tiro que ele perde pode custar a vida de um Assalto ou Pesado que está na frente de batalha.



Suas principais habilidades são:

  • Granada de Choque: Uma poderosa granada que paraliza os inimigos acertados por cinco segundos, mas tome cuidado, pois os inimigos ficam impossibilitados de andar somente. Com isso, você ainda pode sofrer danos de seus tiros. Além disso, um campo estático permanece no chão durante os segundos de paralisia, o que causa certo dano nos inimigos que passam por ele. O ideal é utilizar este tipo de grana para fugas rápidas ou então acertar rapidamente um ou dois inimigos que estejam próximos de você. 
  • Infiltração: Essa é uma habilidade de scanner que revela a posição de todos os inimigos num raio de proximidade, ideal para se aproximar dos inimigos de forma estratégica e criar emboscadas. Importante notar que, quando esta habilidade é ativada, o jogador fica impossibilitado de usar sua arma secundária. Um ponto interessante dessa habilidade é que quando o Especialista mata um inimigo com ela ativada, seu timer reinicia. Com isso, jogadores mais habilidosos podem mantê-la ativada por bastante tempo. 
  • Binóculos Térmicos: Um binóculo ideal para enxergar inimigos a grandes distâncias onde a iluminação ou os efeitos não ajudam a enxergá-lo. Além de poder ver no escuro com essa habilidade, o Especialista também consegue ver inimigos atrás de paredes. Essa habilidade é ilimitada, mas você não pode atirar enquanto a utiliza (pois está com as mãos no binóculo). Usar esse óculos é essencial para encontrar outros Especialistas. 


Oficial

Esta é a classe especializada em suporte. Oficiais possuem habilidades específicas que auxiliam todas as demais classes durante as batalhas, além de sua principal arma serem pistolas simples. Essa classe tem como principal vantagem ser bem variada, podendo se estabelecer a curtas, médias e longas distâncias da linha de combate. Sua quantidade de vida é mediana, bem como seu dano e seus status de defesa. Uma capacidade muito boa dessa classe é a facilidade de dar tiros diretos na cabeça, os famosos headshots. Mas claro que é necessária certa habilidade do jogador para isso.

Com grandes habilidades de apoio ao resto da equipe, sua capacidade de se virar sozinho enquanto um Oficial acaba demasiadamente baixa. Dificilmente um oficial consegue vencer classes como Especialista ou Pesado sem auxílio de outros jogadores, isso por conta dos pontos mais elevados dessas classes. Seja na distância que for, o Oficial precisa prestar atenção em seu time e na movimentação dele, sempre ficando num segundo plano durante a batalha para garantir a sobrevivência dos aliados pela maior quantidade de tempo possível.



Suas habilidades mais importantes são:

  • Granada Atordoadora: Essas granadas causam temporariamente uma paralisia total em seus inimigos, além de cegá-los. Entretanto é preciso tomar bastante cuidado com a forma que elas são jogadas, pois, além de poder cegar aliados e você mesmo, essas granadas causam dano a todos que estiverem em seu raio de explosão. Utilize-a para dispersar inimigos ou então ganhar tempo para rearranjar seus aliados. 
  • Comando de Batalha: Uma aura que inspira seus aliados próximos aumentando sua defesa e velocidade de movimentação. Essa é a principal habilidade dos Oficiais e ela explica o motivo dele se manter sempre numa posição de retaguarda em referência aos seus aliados, pois essa habilidade só funciona com os aliados que estiverem na frente do Oficial. 
  • Torreta Blaster: Essa habilidade permite que o Oficial possa usar uma incrível torreta portátil que atira automaticamente tanto em inimigos como também em veículos. O jogador instala a pequena arma em algum local do mapa, ajudando as linhas de frente contra inimigos ou protegendo a retaguarda de Especialistas. Somente uma torreta pode ser instalado por vez, então posicione muito bem ele. Entretanto é preciso tomar bastante cuidado para não colocá-lo muito próximo a aliados, pois quando ele é destruído, causa uma pequena explosão que causa dano em quem estiver por perto.


Pesado

Essa é a classe com os maiores pontos de vida e defesa, além de ser também a mais indicada de todas para a linha de frente dos combates. Os tradicionais “tanques” possuem armas pesadíssimas e, em compensação, são a classe mais lenta do jogo. Os Pesados são ideais para tomarem o dano por seus amigos enquanto os demais tratam de matar tudo que está lhe causando dano. Suas habilidades são niveladas entre o suporte e o ataque, com uma facilidade muito grande de resistir a combates próximos. Encontrar um desses num corredor sozinho não é nada bom se você não for rápido o suficiente.

Para compensar toda a capacidade de resistir a danos e também a facilidade em lidar com vários oponentes ao mesmo tempo, a classe Pesada não possui um dano tão alto quanto o de Especialistas ou Assaltos, por exemplo. Além disso, sua baixa mobilidade faz com que fugas sejam incrivelmente difíceis de ocorrerem com sucesso quando a coisa não está favorável para eles. Outra desvantagem é a facilidade com a qual essa classe recebe emboscadas por conta de sua baixa agilidade e mobilidade. Mas sem mais delongas, vamos às suas principais habilidades:




  • Granada de Impacto: Uma habilidade muito útil para uma classe tão pesada. Essas granadas, como o próprio nome sugere, explodem assim que entram em contato com algum inimigo, objeto ou superfície. Entretanto ela não causa tanto dano como as granadas térmicas ou de flash. Ela é ideal para momentos em que sua arma está sobrecarregada ou então que você não possui um ângulo favorável para acertar os inimigos distantes. Ótima para ser combinada com as demais granadas de outras classes também, fazendo uma chuva de dano, flash e confusão sobre os inimigos.
  • Sentinela: Uma incrível metralhadora giratória é utilizada pelo Pesado para causar grandes quantidades de dano em vários inimigos rapidamente. Entretanto uma habilidade tão poderosa assim tem suas limitações: não pode ser usada em primeira pessoa, reduz imensamente a locomoção do personagem e não possui mira melhorada. Entretanto, como um misto de ofensiva e suporte, essa habilidade abre um campo em volta do jogador que aumenta a defesa de todos os aliados dentro deste campo. Essa habilidade é excelente para invasões agressivas e também para controlar grandes quantidades de inimigos.
  • Escudo de Combate: De longe a habilidade mais útil dessa classe. O Pesado cria um pequeno escudo de força que protege a sua dianteira de ataques diretos. Essa habilidade reduz um pouco a sua velocidade de movimento e bloqueia o uso de outras habilidades como o Sentinela, mas permite usar livremente a sua arma principal. Uma dica muito importante sobre essa habilidade é de que as pernas do Pesado ficam completamente expostas, virando alvo de granadas e tiros de Especialistas, por exemplo. Entretanto ela é ideal para momentos de susto ao se deparar com um inimigo próximo ou então quando precisa invadir um lugar cheio de adversários.


Classes para todos os gostos

Star Wars Battlefront 2 (Multi) teve sim algumas melhorias consideráveis se comparado com o seu antecessor imediato. Essa nova jogabilidade das classes de combate já demonstra como o multiplayer tem potencial para se tornar algo maior e mais dinâmico e estratégico ao longo do tempo. É sempre bom lembrar também de que essas classes não se encerram nessas informações que compartilhamos com vocês agora. Na verdade, este foi apenas um guia básico e introdutório sobre elas. Existem cartas de habilidade e melhoria específicas para cada uma delas, além também de classes de naves e os veículos e personagens heróicos. Tudo para aumentar ainda mais a variedade de dinâmicas e mecânicas de jogo nas partidas online.

Revisão: Luigi Santana

Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google