Jogamos

Análise: X-Morph: Defense (Multi): domine a Terra dentro de sua nave

Tower defense de ação frenética, o jogo te coloca na pele do vilão que quer dominar o planeta água.


Geralmente eu não me interesso tanto por jogos tower defense. Na minha biblioteca Steam, o que eu mais joguei foi Particula (da Microblast Games, uma desenvolvedora brasileira). Jogar Particula me deu bons momentos de calma, o que não significa necessariamente que ele é fácil, não mesmo. Encarar X-Morph: Defense foi outra experiência completamente oposta. Frenético, destrutivo e dinâmico, o game pede bastante do jogador, mostrando que não é somente posicionar torres, mas também ser ativo no campo de batalha.

Nacionalismo no chão

Existem pessoas que veneram sua pátria e fazem tudo em nome da nação. Para os amantes da Terra, estejam preparados, pois em X-Morph: Defense a posição assumida é a de invasor.

Uma raça alienígena está precisando conquistar outro planeta que tenha muitos recursos. Claro que a Terra foi o alvo escolhido. Esses ETs não pensaram duas vezes e pousam direto no nosso planeta. A humanidade entra em pânico e o exército é logo acionado. Sua tarefa, invasor, é deter os humanos, defendendo seu núcleo para que ele complete a dominação da área.

A história é simples, mas um ótimo plano de fundo. Estar do outro lado e ser o invasor é intrigante. Você torce para sua vitória que é a derrota da humanidade. Toda missão é introduzida com uma descrição oral da importância de conquistar a região (são vários países para invadir), enquanto isso, o sargento humano está sempre tentando te deter, mesmo após tantas falhas ainda lhe resta esperanças. Não tenha pena e continue a dominação!

Combate contra o sedentarismo

O maior destaque de X-Morph é sua jogabilidade dinâmica. Você estará sempre pilotando uma pequena e poderosa nave, ela não serve só para criar e posicionar torres, mas também para aniquilar os inimigos. Seu veículo mortal possui até 4 modos de disparo de mísseis teleguiados até um potente laser. Juntamente, há 4 tipos especiais de tiros, são os "disparos carregados", extremamente fortes. Afinal, você vai precisar lidar com hordas nada amigáveis. As torres também estão preparadas para a guerra, com 4 espécies distintas e 6 modos de tiro. Alguém falou em lança-chamas? Eu estou vendo esses olhos brilhando! Os veículos destruídos deixam destroços no chão que você pode recolher no "modo fantasma" (no qual sua nave fica invisível e rápida), eles dão energia para criar mais estruturas suas.

A área de combate é outro destaque, também dinâmica. Os inimigos virão por ar e terra, mas você pode alterar o trajeto dos veículos terrestres. É possível criar uma barreira entre torres próximas e impedir a passagem do inimigo, fazendo com que ele busque outro caminho. Essa tática é útil para alongar o caminho das hordas. Existe outro meio de alterar o trajeto dos humanos: destruindo o ambiente. Em X-Morph: Defense a destruição é gratuita e útil, além de bonita. Desabe uma ponte e os militares precisarão desviar por outro canto, ou despenque um grande arranha-céu a ponto de cair na estrada, também será bastante efetivo.

Assim, as batalhas são alucinantes. Os inimigos vêm de várias direções e você precisa intervir. É impossível ganhar só com a ajuda das torres. Os humanos não pouparão forças para te destruir e chegar ao núcleo. Portanto, esteja preparado para saraivadas de mísseis contra você. O combate é frenético, cada um com suas armas, a luta tem momentos de tirar o fôlego. Para completar, existe modo co-op, ou seja, ainda mais destruição, e com um amigo ao lado para ficarem tenso juntos.

Você quer destruição, @?



Como comentado anteriormente, a destruição em X-Morph: Defense é gratuita. Ela faz parte da proposta visual do jogo. Os gráficos esbanjam realidade, mostrando como os desenvolvedores indies hoje têm potencial de grandes empresas. As muitas explosões não acontecem só por um segundo. Por exemplo, caso um avião seja derrubado numa floresta, as árvores começarão a pegar fogo. Toda essa destruição em massa transmite uma sensação ainda maior de uma verdadeira batalha na Terra.

A trilha sonora do jogo também é empolgante, alinhada com tanto massacre. O trabalho parece se inspirar nos filmes de ação com ETs, pois há algumas características bastante similares. A música é um pedaço importante da imersão de X-Morph: Defense, você não vai querer silenciar.


Resumo do fds: "Dominei a Terra"


X-Morph: Defense apresenta ótimos elementos. A história, apesar de simples, é motivadora e até complexa; afinal, você vai eliminar a nossa raça do planeta. A jogabilidade proporciona combates frenéticos, é necessário agilidade e inteligência para controlar e dizimar os inimigos. A arte de gráficos realistas extrapola em destruição, um verdadeiro colírios aos olhos, além de uma trilha sonora embalante inspirada em filmes do gênero. A aliança co-op local fecha tudo com primor.

No final, X-Morph: Defense mostra ser um ótimo tower defense, uma bela adição à biblioteca. Ele traz as características essenciais e inova com outras desconhecidas do gênero. O resultado é um game envolvente e que te prende por horas, sozinho ou com um amigo, afinal, quem não quer destruir a Terra e tomar para si?

Prós

  • Plano de fundo intrigante;
  • Combate frenético;
  • Ambiente dinâmico;
  • Destruição em massa;
  • Trilha sonora empolgante;
  • Co-op local.

Contras

  • Não dá para destruir o Brasil, mas tudo bem, pode invadir os hermanos (Argentina)

X-Morph: Defense — PC/PS4/XBO — Nota: 9.0

Versão utilizada para análise: PC



Revisão: Ana Krishna Peixoto

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google