Blast from the Past

2006 nos games

Vamos relembrar um pouco como era a indústria dos games em 2006.

Estamos chegando ao fim de 2016, então também resolvemos lembrar como foi o 2006 dos videogames e o que acontecia há dez anos atrás. O ano de 2006 foi recheado de coisas boas, mas também trouxe algumas coisas ruins. Hoje vamos relembrar os principais acontecimentos e lançamentos daquele ano, além de ver os jogos que se destacaram e aqueles que afundaram miseravelmente. Então se prepare para uma boa dose de nostalgia, ou caso você não tenha vivido essa época, conheça um pouco sobre como eram os videogames.

A Electronic Entertainment Expo ou E3 2006

Foi nessa E3 que o PlayStation 3 e o Nintendo Wii foram apresentados para o grande público, e com versões jogáveis durante a feira. Na época os jornalistas estavam maravilhados com o poder gráfico apresentado pelo console da Sony e um pouco decepcionados com o nome do console da Nintendo, que havia mudado de Revolution para Wii.

A Sony entrou forte na feira mostrando o potencial do seu console, mostrando, inclusive, um jogo que é amado pelos fãs até hoje, Uncharted. Além de diversos jogo multiplataforma que saíram para os outros consoles do mercado e para o PC e que chegariam ao PS3

Já a Nintendo maravilhou o mundo com seu Wii. Apesar do estranho nome, a empresa levou para a exposição trailers de jogos como Super Smash Bros. Brawl, que trazia uma gama maior de lutadores como Kid Icarus, Wario e diversos outros. Outro título que roubou a cena foi Super Mario Galaxy com sua jogabilidade única e trilha sonora bem feita. E também Wii Sports, o jogo que se tornaria o mais vendido da história dos videogames. Um outro anúncio realizado na feira foi a nova versão do portátil da Big N, o Nintendo DS Lite, versão menor e mais bonita do DS. Além de diversos jogos como The Legend of Zelda: Phantom Hourglass e outros para incrementar a biblioteca do DS.

Além disso a Microsoft estava na feira para mostrar todo o poder do seu novo console, o Xbox 360, que havia chegado ao mercado no ano anterior. Os principais jogos apresentados pela empresa foram Forza 2 e Gears of War, franquias que estão na ativa até hoje no Xbox One. Outro coisa apresentada aqui foi a Xbox Live Marketplace, um comércio de jogos digitais que estava começando a ser popular naquela época.

O início da vida do PlayStation 3

O PlayStation 3 chegou ao mercado americano em 17 de novembro de 2006, e vários incidentes aconteceram. Como de praxe antes de grandes lançamentos, várias pessoas ficaram acampadas nas lojas esperando a abertura das lojas. Foram relatados alguns casos de violência. Em uma das lojas, um grupo de consumidores foi roubado, em outra, um cliente foi baleado. Outros problemas aconteceram, como por exemplo um carro que passou atirando balas de chumbinho em um grupo que esperava para comprar o console. Por fim, um grupo de sessenta pessoas brigaram pelos dez aparelhos disponíveis.

Apesar desses acontecimentos, o lançamento em si foi um sucesso. Em pouco mais de dois meses o console já havia vendido mais de um milhão de cópias. Vários jogos estavam disponíveis no lançamento do console, alguns dos mais notáveis são: Madden NFL 07, Resistence: Fall of Man e diversos outros, principalmente de esportes, da 2K Games e da EA.

Nos outros mercados o lançamento teve alguns problemas, isso obrigou a Sony a atrasar o lançamento em alguns, como o europeu, que só recebeu o console em março de 2007. Os motivos desse adiamento não foram comentados até hoje. Mas ainda assim o console vendeu muito bem.

A Microsoft e seu Xbox 360

Já a um ano no mercado, o ano de 2006 foi importante para o console da Microsoft. A empresa estava sofrendo muita pressão devido a diversos problemas no hardware do aparelho. Problemas como discos riscados pelo dispositivo de leitura, ou as temidas luzes da morte, que eram causadas devido a problemas de hardware. Isso causou um tremendo prejuízo para a empresa.

Fora esses problemas, foi nesse ano que chegou ao mercado uma das franquias mais importantes da empresa até hoje, Gears of War. Com uma ambientação futurista e extrema violência, o jogo vendeu muito e é considerado o melhor jogo do console feito no ano. Além disso outro jogo havia sido publicado com grande destaque, Viva Piñata, um exclusivo produzido pela Rare Soft.

A Nintendo e inovador Nintendo Wii

Foi nesse ano, também, que um dos consoles mais inovadores do mercado chegaram, o Nintendo Wii. Com um controle de movimento que era diferente de tudo o que já havia sido lançado até então, a Big N roubou a cena e liderou o mercado dos games com seu Wii.

O valor do console era razoavelmente menor do que o PS3 e o X360 e os jogos com o controle de movimento atraíram o público casual, que não era o foco das outras empresas de games. Os principais jogos no lançamento do Wii foram Wii Sports, The Legend of Zelda: Twilight Princess e diversos outros.

Os 5 melhores jogos de 2006

Para ilustrar melhor o ano, resolvi comentar alguns dos títulos mais importantes lançados. Os jogos listados a seguir não estão necessariamente na ordem dos cinco melhores publicado. São apenas alguns que merecem destaque por terem se sobressaído em relação aos outros do mesmo ano.

The Legend of Zelda: Twilight Princess (GC/Wii)

Twilight Princess foi o primeiro jogo da franquia The Legend of Zelda a trazer a possibilidade de se transformar em um lobo. No jogo, Link precisa prevenir que Hyrule seja engolida por uma dimensão paralela conhecida por Twilight Realm. A ação se passa centenas de anos depois de Ocarina of Time e Majora’s Mask, e numa linha de tempo alternativa  em relação à The Wind Waker. O jogo recebeu vários prêmios de game do ano, sendo considerado um dos melhores jogos da franquia até hoje.

Gears of War (X360/PC)

Gears of War foi anunciado originalmente na E3 de 2005 por seu criador, Cliff Bleszinski. No jogo nós acompanhamos o Esquadrão Delta que recebe a missão de salvar o planeta Sera do exército Locust. Para isso controlamos Marcus Fenix, que é um ex-prisioneiro. O jogo recebeu vários prêmios de Jogo do Ano e vendeu mais de três milhões de cópias, e superou, inclusive,Halo 2 como o jogo mais jogado na Xbox Live.

The Elder Scrolls IV: Oblivion (Multi)

Mais conhecido como Oblivion, o jogo mistura elementos de ação e RPG e permite que o jogador explore o mundo todo, inclusive ignorando as missões principais e secundárias. Oblivion foi extremamente bem recebido pela crítica, tendo ganho vários prêmios, além de ter vendido mais de 1,7 milhões de cópias em apenas uma semana de vendas. O jogo saiu primeiro para o PC e para o X360, a versão de ps3 saiu somente um ano depois.

Metal Gear Solid 3: Subsistence (PS2)

Metal Gear Solid 3 já havia sido lançado em 2004, com a alcunha de Snake Eater. Em 2006 foi lançada uma versão especial do jogo, chamada de Subsistence. Nessa expansão temos acesso a um novo modo de câmera e a adição daquela que veio a ser conhecido como a primeira versão de Metal Gear Online. Subsistence foi lançado em duas versões, uma básica e uma limitada, que continha um terceiro disco chamado de Existence.

Okami (Multi)

Okami foi um daqueles jogos que agradou a crítica, mas não ao público. Ele é considerado um dos jogos mais bonitos já lançados para o PS2, mas as vendas dele trouxeram um grande prejuízo para o estúdio. O jogo trouxe um grande legado devido a sua arte diferenciada com artes feitas a mão. Jogos como Street Fighter IV, por exemplo, usaram modelos feito a mão com efeitos de pinceladas.

Esse foi o ano de 2006, muita coisa boa saiu e os principais consoles do mercado chegaram, fazendo com que o ano seja considerado um dos mais importantes na indústria dos games até hoje. E você, acompanhou esses lançamentos? E quais seus jogos preferidos de 2006?

Revisão: Pedro Vicente

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google