Depois que o último episódio da série Batman da Telltale Games, Children of Arkham, chegou para mostrar que a empresa está arriscando alto em recontar a história do Cavaleiro das Trevas, o próximo vem para virar tudo de ponta cabeça. New World Order traz muito mais ação, intrigas e reviravoltas para essa versão da lenda de Batman. Será que Bruce Wayne e Batman estão preparados para lidar com todas mudanças radicais por quais Gotham City está prestes a enfrentar?
O fim da familia Wayne?
Como é praticamente impossível evitar spoilers a essa altura do campeonato, eu realmente sugiro que se você não teve chance de jogar nenhum dos episódios anteriores até agora, pule imediatamente para o campo da nota, ok? Dito isso, vamos lá! Em New World Order as mudanças na história do Homem-Morcego finalmente começam a ganhar uma forma mais definida, saindo do reino das possibilidades. A reputação da família Wayne está indo para a lata do lixo e, com Bruce tendo que cada vez mais se distanciar da herança maldita do seu nome, esta é uma chance para o nascimento de um Batman mais forte e independente – quem sabe até menos ligado ao seu passado.![]() |
| Será que Bruce poderá deixar para trás o legado de mentira de seus pais? |
Mesmo com diálogos bem trabalhados e pequenas decisões para se tomar a todo momento, o jogador não irá escapar de ver Bruce Wayne ser afastado de sua própria empresa, dando lugar ao corrupto Oswald Cobblepot na chefia. Sim, isso é de revoltar qualquer um. Ainda mais quando sabemos que trata-se do Pinguim e que ele está envolvido com as Children of Arkham. A pergunta que fica é se fará alguma diferença você sair da empresa com dignidade ou dar um belo soco na cara desse sem-vergonha. Conhecendo o estilo da Telltale de não colocar nesse tipo de decisão o rumo definitivo do game, você pode descarregar sua raiva com toda a tranquilidade.
| As empresas Wayne estão nas mãos do Pinguim agora. |
Por momentos como esse e com o final surpreendente do episódio, New World Order agrada apesar de sua curta duração. O ritmo do game é rápido e isso funciona perfeitamente quando a investigação de cenários é inexistente e existem mais sequências de ação (que ainda se resumem a QTEs bem simples). Se a Telltale mantiver esse estilo nos próximos dois capítulos, podemos esperar tramas que conseguem envolver mais o jogador como um participante do que apenas espectador. A única preocupação que permanece é seuma decisão que você tomar por aqui ou ao longo do gameplay vai afetar realmente o final da história.
![]() |
| A luta contra o líder do Children of Arkham é simples, mas empolgante. |
Gotham nunca mais será a mesma
O final do segundo episódio é um grande divisor de águas para a série (a dúvida fica, pois não sabemos se essa “brecha” de decisão vai de fato significar muito no final) em que o jogador precisa escolher entre salvar a vida de seu melhor amigo Harvey Dent ou da bela Mulher-Gato. Independente de quem você decidir ajudar, não se preocupe, os dois saem vivos dessa experiência terrível. O problema são as consequências de sua escolha. É nesse ponto que New World Order começa e, se você optou por salvar Selina Kyle, Harvey vai ter um péssimo mandato como prefeito de Gotham, tendo metade do rosto desfigurado.| Harvey pode começar o episódio assim... |
Harvey já inicia o episódio transformado em Duas-Caras, com sua personalidade visivelmente alterada por causa do acidente. Tudo bem, todo fã do “Morcegão” sabe que é assim que a história de Harvey ocorre. Seu acidente é o gatilho para que sua loucura aflore. No entanto, se Harvey é salvo e Selina apenas leva um tiro, a situação muda muito. Ao longo do episódio, o jogador percebe a forma como Harvey se transforma, mesmo com o rosto normal. Sua dupla personalidade toma controle várias vezes e é complicado saber quando ele é Harvey e quando é Duas-Caras. Uma ótima sacada da Telltale, alíás.
![]() |
| Ou assim. |
A cereja do bolo fica guardada para o final do capítulo, mostrando que a empresa ainda sabe contar histórias muito bem (mesmo que alterando sua essência dramaticamente). Além disso, o teaser do próximo episódio deixa realmente o jogador entusiasmado para o que está por vir, uma vez que o mundo de Bruce Wayne e Batman parece ter sido virado de cabeça pra baixo. New World Order é o apogeu dessa revisitação da história do Cavaleiro das Trevas feita pela Telltale e, mesmo com a falta de mais elementos (como a interação e investigação) que o desvencilhem de um “filme”, a série mostra que veio para ficar.
| Agora as coisas realmente ficaram complicadas para Bruce e Batman. |
Prós
- Mudanças na história original agora estão ficando interessantes;
- Mais momentos de ação.
Contras
- Pouca profundidade na investigação;
- Falta de decisões importantes.
Batman (A Telltale Series): Episódio 3: New World Order — PC/PS4/Xbox One — Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: PS4
Revisão: Arthur Maia








