Entrevista

Organizador da BGS explica quais serão as mudanças no evento em 2016

Marcelo Tavares falou sobre as alterações de local e data, além de antecipar algumas novidades, como a expansão da área indie.

A Brasil Game Show está se despedindo do Expo Center Norte. Após quatro anos sendo realizada na zona norte da capital paulista, a maior feira de games da América Latina se mudará para o São Paulo Expo, antigo Centro de Exposições Imigrantes, localizado na região sul da cidade. A alteração de sede não será a única novidade em 2016, o evento terá ainda uma nova data, acontecendo entre os dias 01 e 05 de setembro.

"O São Paulo Expo está sendo ampliado, com a construção de um novo pavilhão anexo e, no ano que vem, a Brasil Game Show ocupará esse moderno espaço. O local tem pé-direito (distância entre o piso e o teto) elevado e menos colunas, o que possibilitará estandes maiores", explica Marcelo Tavares, organizador da BGS.
A nova casa do evento também possibilitará aos expositores trabalharem melhor com efeitos de iluminação em seus estandes. O pavilhão permitirá a instalação de luzes no teto para criação de efeitos cenográficos, ou então, os ambientes podem ser preparados de forma mais escura para realçar a qualidade dos jogos. "Outro benefício é que o espaço será todo integrado, sem a presença de paredes", afirma Tavares, avaliando que a área total da feira chegará a ser 50% maior do que a atual.

Quem irá se beneficiar com a mudança é a área indie, que deve ter o dobro de tamanho em 2016. "Queremos ampliar o foco no cenário nacional. Ano passado foram sete estandes nesse espaço, em 2015 ampliamos para 36, e a previsão é que existam 72 na próxima edição", diz o organizador.

Marcelo Tavares, organizador da BGS


Já a mudança de data visa aumentar a quantidade de lançamentos presentes no evento. Sendo realizada no início de setembro, a feira terá títulos que não chegaram ao mercado ainda.
"Antes, os jogos eram lançados entre outubro e novembro, sendo que alguns deles saíam no início de dezembro. Atualmente, estão começando a chegar ao mercado em setembro e vão sendo lançados até o final de dezembro. Antecipando a feira, poderemos trazer mais títulos que ainda não estão disponíveis ao público", explica o organizador.
Novidade apresentada neste ano e que deve permanecer no futuro é o espaço reservado para os youtubers. "É importante a presença oficial do próprio YouTube e da Azubu, além de outras empresas que montaram espaços em seus estandes para receber os youtubers. Essa receita deu muito certo e vamos apostar nela para o próximo ano", destaca Tavares.

Para o organizador, a Brasil Game Show 2015 foi a melhor edição de todas. "A satisfação demonstrada nas redes sociais e nos encontros pessoais pelos corredores do evento é muito grande", ressalta Tavares, indicando que no próximo ano a feira deve ter um público ainda maior. "A BGS será mais completa e poderá receber uma quantidade maior de expositores nacionais e internacionais", finaliza.

É jornalista e obcecado por games (não necessariamente nessa ordem). Seu vício começou com uma primeira dose de Super Mario World e, desde então, não consegue mais ficar muito tempo sem se aventurar em um bom jogo. Diretor de Redação do Nintendo Blast.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google