Dicas e Truques

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain (Multi) — confira dez dicas para veteranos

Torne-se um verdadeiro Big Boss com o material avançado que preparamos para você.

Que Metal Gear Solid V: The Phantom Pain é o jogo do momento não resta dúvida. E até pelo seu grande número de possibilidades, existe muita coisa que não está aparente logo de cara, por isso já havíamos preparado dez dicas para iniciantes aqui no GameBlast. Hoje iremos falar de algumas dicas para quem já está um pouco mais avançado no jogo.


Atenção: ainda que o foco seja na jogabilidade, o texto contém alguns spoilers.

1- Use os companheiros de forma efetiva

Na primeira parte de nossas dicas, você pôde conferir como recrutar o D Dog e a Quiet. Além destes, você poderá utilizar o D Walker após completar a side-op 82. O sistema de buddies é um dos pontos altos do jogo, e saber como usar cada companheiro é de grande ajuda. Conforme aumenta o nível de ligação (bond) com o personagem, ele ganha novas habilidades. Você ganha pontos de ligação mesmo em side-ops, então oportunidade para ficar mais próximo de seus amigos não irá faltar.

Diamond Dog: a principal característica de nosso fiel companheiro é nos alertar para os perigos do ambiente. O cachorro é muito eficaz em nos mostrar em que local estão inimigos, prisioneiros e minas terrestres. É altamente indicado para missões de extração de prisioneiros, bem como para as missões de destruir as minas.
Após atingir o nível máximo de ligação com o D Dog é possível customizar a cor dos pelos do companheiro. O mesmo ocorre com o D Horse.
D Walker: o nosso amigo robótico é excelente para algumas missões em que precisamos usar força bruta. Grande parte das side-ops podem ser completadas na brutalidade, visto que não há gradação para elas, mas também existem missões em que a treta é inevitável. Desenvolva, logo que possível, a Gatling Gun, e se gostar de usar o robô vá criando mais armas e melhorando as habilidades dele. Ele se torna um companheiro excelente para missões brutas tão logo você desenvolva a IA para ele, fazendo com que ele se movimente e ataque os inimigos sozinho.

Quiet: minha preferida, e companhia para (quase) todas as horas. Além dos comandos dados com L1+R3, ou LT+R3, também podemos dar ordens para ela via nosso iDroid. Se você selecionar scout, ela vai identificar guardas (mas não todos), recursos e armas no local, já ficando em posição para te ajudar. Escolhendo ataque, você pode posicionar ela no lugar que quer cobertura. É muito bom desenvolver a arma Guilty Butterfly para ela, que é tranquilizante, e em seu segundo nível tem abafamento de som.

2- Customize suas armas

Para poder customizar os armamentos você irá precisar realizar três side-ops específicas, são elas 107, 108 e 109. Após extrair o verdadeiro gunsmith, será possível customizar as armas. A partir daí você poderá colocar abafamento de som, trocar mira e outros componentes. Além, é claro, de customizar com sua cor favorita.
Combo de sniper com tranqulizante e surpressor + Quiet com Guilty Butterfly = capturar bases em segundos.
A dica principal é colocar abafamento de som nas suas armas, tanto letais quanto tranquilizantes.

3- Mantendo a saúde financeira — Parte II

Conforme vamos avançando no jogo, as coisas vão ficando muito mais caras. Para conseguir quantias maiores de GMP, não deixe de realizar as side-ops (algumas delas podem até ser repetidas). Para além destas, é muito importante realizar as missões de despacho, portanto tenha uma equipe de combate de alto nível, e sempre que possível construa mais plataformas de combate, já que, com mais plataformas e soldados, os ganhos das missões serão ainda maiores. Missões de nível D e C já dão uma quantidade boa de GMP.

Também não deixe de extrair veículos pesados e tanques sempre que possível, pois além de serem muito úteis nas missões de despacho mais avançadas, podem render uma boa grana quando vendidos. Para vender um veículo, basta escolher a parte de recursos em seu iDroid. Mantenha sempre 2 de cada tipo durante um tempo e venda o excesso. Depois de um tempo, é aconselhável começar a manter 3 de cada tipo, mas ainda assim continue vendendo o excesso.

Por fim, retorne a áreas com alta incidência de diamantes (Da Smasei Laman e Kugenga Mine, por exemplo) para fazer um dinheirinho extra, e não deixe de pegar os diamantes na Mother Base. De diamante em diamante, mais dinheiro vai entrando nos cofres dos Diamond Dogs.

4 - Abrindo mais zonas de pouso

Existe um tipo de trailer com uma grande antena em diversas bases e postos inimigos. Sempre que você vir um desses:

Destrua com C4 ou granadas, pois isso irá habilitar mais pontos de pouso no mapa. Com isso você poderá descer em lugares mais próximos de uma missão ou side-op que for realizar.

5- Retornar ao Helicóptero rapidamente (Return to ACC)

Essa dica é bem rápida e até trivial, mas fará toda diferença depois que você souber dela (eu mesmo demorei para perceber isso). É possível retornar rapidamente ao centro aéreo de comando, sem ter que se dirigir até um ponto de extração. Basta entrar no menu de pause do jogo e escolher a opção. O melhor é que, se fizer isso após o jogo salvar, você não perderá nada. É um ótimo jeito de realizar as tarefas mais rapidamente.

6- Planeje suas construções e desenvolvimento de itens

Não caia na armadilha de já construir tudo que estiver possível, veja antes se existe algo realmente útil que está próximo de atingir os requisitos para construção. Se tal item estiver próximo de poder ser feito, foque-se em conseguir atingir as condições necessárias. O mesmo funciona com plataformas da base.
Para mais recursos, desenvolva a plataforma de desenvolvimento da base. Para mais GMP, desenvolva a plataforma da unidade de combate.
Muitas vezes será necessário possuir um especialista dentro dos Diamond Dogs. Não se desespere, no iDroid, quando selecionamos uma missão, podemos ver quais especialistas estão disponíveis dentro do episódio, sendo uma boa forma de verificar se aquele especialista que precisamos não está disponível em alguma missão. Ao evoluir o scope para a grade 4, ao analisar os inimigos e prisioneiros com o binóculo, já é possível ver qual habilidade eles possuem.

7- Surpresa na ala hospitalar

Após construir a plataforma médica em sua base e realizar a side-op 51, você poderá ter acesso a um quarto dentro da ala hospitalar (fica no primeiro deck).
Essa porta com luz azul é seu destino.
Depois de visitar o local, não deixe de retornar toda vez que completar uma side-op do mesmo tipo. Não deixe, também, de passear pela sua base, existem diamantes e emblemas espalhados, além de que é possível extrair informações de seus soldados. Eles te indicam os diamantes da plataforma, e assim que todos foram indicados, eles passam a dar dicas gerais sobre o jogo.

8- FOB, jogatina online e microtransações

Após a missão 22, será possível construir uma FOB, e para tal é necessário estar conectado. Infelizmente permanecer online ainda está atrapalhando o desempenho do jogo, mas já houve uma melhora considerável. A primeira FOB que construímos custará 0 MB (a moeda que pode ser comprada com dinheiro real — é aqui que estão as microtransações), mas qualquer uma a partir dessa irá custar bem mais (a segunda de 1000-1300MB, dependendo do local que escolher).

Gastar dinheiro ou não com isso é decisão sua, mas não deixe de construir a base gratuita. Além de melhorar a extração de recursos, ela também aumenta o número de indivíduos em cada unidade. Tal qual a Mother Base, a FOB pode ser aumentada e ganhar novas plataformas. De qualquer forma, eu aconselharia a criar apenas as primeiras plataformas de cada unidade até completar a Mother Base.

Você poderá invadir as FOBs de outros jogadores e roubar recursos, bem como a sua poderá ser invadida. Também existe um esquema de fazer aliados.

9- A Hideo Kojima (in the) game

Hideo Kojima já havia feito uma pontinha em Metal Gear Solid: Peace Walker e MGS V: Ground Zeroes. Em Phantom Pain, para que ele se junte aos Diamond Dogs, será necessário ter acesso ao Ground Zeroes, já que é preciso importar um save no qual o Kojima tenha sido resgatado na missão “Intel Operactive Rescue”.

Após dar o download (lembrando que é necessário entrar em Ground Zeroes, dar upload, e depois ir para Phantom Pain e selecionar o download dos dados), faça uma missão qualquer e Kojima irá se unir ao seu grupo como um voluntário ao fim dela.

Não tem o Ground Zeroes? Sem problema, já na parte final do Phantom Pain, com cerca de 85% das side-ops completadas e por volta da missão 40, a side-op 112 irá se abrir. É cheia de piadinhas e dá para ver o modelo 3D dele, ainda que não pareça muito.
Olha ele aí!
Também é possível acessar a aparência poligonal do Solid Snake em Metal Gear Solid, mas é necessário ter completado a missão “Deja Vu” em Ground Zeroes.

10- Desenvolva roupas

É muito útil desenvolver a sneaking suit, que além de te deixar mais furtivo em relação ao som que faz, também faz com que os guardas com sensor de calor não te identifiquem. Essa é a melhor roupa para furtividade, e além disso não limita o rank que você pode atingir na missão (existem alguns itens e roupas que limitam o rank). O porém é que ela só se torna disponível se você tiver o Metal Gear Solid V: Ground Zeroes instalado em seu sistema.
Sneaking Suit é só alegria.
Já que estamos falando de roupa, para missões de confronto direto, desenvolva o battle dress, que aumenta as defesas do Snake. Em side-ops, em que não terá gradação, pode usar e abusar da parasite suit, mas não a utilize em missões, já que ela te impede de conseguir o rank S (lembrando que é necessário extrair membros das unidades Skull para poder usar a roupa com força máxima).

Esperamos ter ajudado com pelo menos uma indicação. Dúvidas ou sugestões? Coloque nos comentários!

Colaboração: Pedro Gusmão
Revisão: Alberto Canen
Capa: Guilherme Kennio

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google