Entrevista

Secrets of Grindea (PC) — Uma entrevista com os desenvolvedores

Convidamos os Pixel Ferrets para uma conversa sobre o desenvolvimento do jogo.

Depois de tanto jogar Secrets of Grindea (PC), um dos meus colegas redatores do GameBlast me perguntou: “porque você não faz logo uma entrevista com o time?” E então me perguntei: é verdade, porque eu não faço isso? Já que a Vilya (uma das desenvolvedoras) respondia diretamente a nós, o resto foi super simples. Bom, então confira a nossa entrevista com os Suecos por trás de um dos jogos Indies que mais me impressionaram no momento:


Olá pessoal, sou um redator do GameBlast, um portal de jogos brasileiro, e adoraria fazer algumas perguntas a vocês, desenvolvedores desse jogo que me foi uma surpresa tão agradável. Primeiramente, quero parabenizá-los pelo jogo, ele é incrível e foi ótimo jogá-lo! De verdade. Então nos conte, qual o tamanho do time e quem vocês são?

Somos um pequeno time de Suecos (três pessoas) que se conheceu enquanto estudava game design na Universidade de Gotland na Suécia.

Temos dois artistas: Fred que cria os sprites de personagens e inimigos, e anima tudo, e a Vilya, que cria os backgrounds, retratos (de personagens), GUI, etc – basicamente tudo que for estático. E então temos Teddy, nosso programador. Ele que junta tudo e se certifica que estará rodando tranquilamente e nos conformes.
Universidade de Gotland, na Suécia.


Qual foi a ideia por trás da criação de Secrets of Grindea? E quando vocês decidiram formar um time e souberam que era o momento certo de começar a produção?

Depois que nos tornamos amigos na Universidade em que estudávamos, sentamos um dia e conversamos sobre os tipos de jogos que gostávamos e quais seriam os jogos que nós sonhávamos em produzir (sendo estudantes de design e toda aquela coisa). No fim das contas, nós três tínhamos ideias bem parecidas, então pensamos: porque não nos juntamos para fazê-lo? E então começamos a desenvolver Secrets of Grindea como parte do nosso trabalho de conclusão.

E as inspirações por trás do jogo? Digo, dá pra notar a forte influência de Secrets of Mana e Legend of Zelda, mas quais outros jogos também foram importantes?

Há vários e vários jogos que amamos e que nos inspiraram, sem dúvidas! Além de Zelda e Secret of Mana, Ragnarok Online foi provavelmente uma das maiores inspirações. Logo quando nos conhecemos (o time), passávamos muito tempo “grindando” cartas em Ragnarok, e até hoje a trilha sonora do jogo ainda permanece nas bibliotecas de música de cada um de nós.
O caos de cada dia de Ragnarok Online


Excelente. E quais estão sendo os maiores desafios durante o desenvolvimento?

O maior desafio até agora está sendo definitivamente tempo. Somos apenas três pessoas, então demora bastante tempo para criar um jogo desse tamanho. No início do desenvolvimento tivemos que encaixar atividades da faculdade com trabalhos extras, isso para nos manter, o que significou ainda menos tempo para desenvolver Grindea.

Mas a coisa mudou desde o ano passado, quando lançamos as pré-vendas, pois conseguimos um financiamento real. Agora podemos dar nosso máximo no desenvolvimento do jogo e melhorá-lo ainda mais, mas mesmo assim as vezes demoramos bastante tempo para atualizar Grindea.

Sempre temos medo de que as pessoas fiquem impacientes por não lançarmos atualizações o suficiente para o jogo, mas realmente não conseguimos ser mais rápidos que isso. Contudo, tentamos manter todos os apoiadores informados mostrando um pouco do nosso progresso no devblog todas as segundas, e parece que está funcionando. A maioria das pessoas fica mais tranquila sabendo que ainda estamos nos esforçando e trabalhando no jogo, e que ele será terminado o mais rápido possível.

E o que vocês estão achando da recepção do jogo durante o Acesso Antecipado no Steam? O feedback da comunidade tem sido proveitoso?

O Acesso Antecipado tem sido maravilhoso! Recebemos um monte de opiniões e um ótimo feedback – tanto comentários positivos quanto críticas construtivas, que vão sem dúvidas nos ajudar a melhorar Grindea. Estamos muito contentes em estarmos envolvidos com a comunidade e sempre tentamos estar ativos nos foruns respondendo as perguntas dos usuários durante nosso tempo livre. Está sendo realmente muito bom, todos são tão amigáveis e a maioria dos que jogaram estão realmente felizes com o nosso trabalho. Ainda bem!



Ótimo saber que o jogo tem tido uma recepção e impacto tão bom no time. Vocês consideram levar o jogo para consoles ou portáteis? Seria realmente muito bom jogar Grindea em meu PS Vita!

Se o jogo vender o suficiente quando for realmente lançado, é possível que iremos ver modos de portar nosso jogo para outros dispositivos! Por enquanto não podemos nos comprometer com nada, já que nosso foco no momento é completar a versão PC.

E a duração aproximada do jogo? Vocês já tem em mente uma possível data de lançamento?

Quando completado, o jogo irá ter cinco dungeons no modo história e um modo arcade que será extendido para incluir todas as áreas da campanha. É difícil dizer quanto tempo demorará para completar o jogo, mas acho que deve ser algo em torno de 10 ou 12 horas na história principal, e muitas outras se o jogador quiser completar 100% do conteúdo.

E bom, o jogo irá lançar quando estiver pronto, mas não fazemos ideia de quando vai ser. É muito difícil estimar, então preferimos nem arriscar.
Dois dos três Pixel Ferrets.
Vocês poderiam nos dar informações sobre quais serão as novas adições ao jogo? Tipo a quantidade de itens criáveis, modos de jogo, lugares e outros?

O jogo terá apenas o modo história e modo arcade. Não decidimos ainda a quantidade de itens criáveis, mas a ideia é que seja muito mais do que está atualmente disponível, ou seja, para muito mais de 40 itens! Grindea ainda terá mais três dungeons adicionais, com áreas como Pumpkin Woods e Seasonne entre elas.

Bom, é isso. Muito obrigado pela entrevista e estamos muito animados para jogar e explorar mais o mundo de Grindea. E novamente, ótimo trabalho, o visual retrô está simplesmente excelente.

Nós é que agradecemos! Obrigada pela oportunidade de expôr nosso trabalho e espero que todos também aproveitem bastante o que estamos criando.



Foi realmente muito bacana ter conversado com o pessoal da Pixel Ferrets e eles mostraram uma atenção e carinho especial pelo que estão fazendo. Secrets of Grindea ainda não possui data de lançamento, mas esperamos com ansiedade a sua chegada.

Secrets of Grindea está em Acesso Antecipado no Steam e pode ser comprado por 15 dólares ou 27.99 reais.

Capa: Guilherme Kennio

Aprecio bons jogos independente de plataforma e gênero, mas possuo um apreço especial por RPGs e jogos de estratégia. Se gostou do meu conteúdo, me siga na Twitch ou no YouTube.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.