Blast Test

Lego Worlds (PC) mostra porque é tão aguardado

Explore e crie no jogo mais “Lego” da franquia Lego.


A notícia de um novo jogo da franquia lego vindo para PCs foi muito bem recebida pelos fãs dela e tomou ainda maiores proporções quando o jogo foi revelado como um “minecraft-like”, no qual era possível a exploração de um mundo procedural, além da possibilidade de customização e criação de objetos e elementos nesse mundo usando das famosas peças de Lego. Logo, o jogo saiu sob Early Access para ser testado por jogadores que se interessassem a fim de ter um feedback para o seu desenvolvimento, e é sobre esse Early Access que farei meu julgamento do jogo no estado atual.

À primeira vista

O primeiro ponto a se levantar sobre Lego Worlds é que ele é realmente bonito. O mundo e os personagens são extremamente charmosos e os blocos parecem bem reais, o que causa uma sensação muito boa afetivamente de nostalgia para quem colecionou Lego durante a infância, como eu. As animações também são excelentes e a personagem se move com fluidez e naturalidade, assim como os demais elementos do jogo. Porém, a beleza de Lego Worlds tem um custo, e ele é alto.

Lego Worlds ainda peca muito na otimização. Apesar de bonito, o jogo não irá rodar no seu potencial máximo em qualquer máquina, exigindo até mesmo configurações mínimas para rodar em máquinas bem razoáveis. O jogo não fica visualmente desagradável nessas configurações, possivelmente graças ao aspecto do próprio Lego, porém, espero uma maior otimização em futuras atualizações.
Um belo mundo de plástico a se explorar.
Vale citar que antes que o jogo comece, é possível selecionar o mundo criado e a personagem com a qual queremos iniciar. Fiquei primeiramente desapontado com apenas três opções de “exploradores”, mas tudo melhorou logo em seguida, quando fui jogado no mundo criado.

Explorando e Criando

A exploração é certamente a parte forte do jogo, ao menos nesse estágio de desenvolvimento. Ela começa imediatamente, e tão rápido quanto começa, torna-se compensadora. Tudo que você vê e toca no jogo é adicionado ao seu inventário para criação futura usando o dinheiro do jogo, obtido ao quebrar itens do mundo. Tudo aquilo que tem patas ou rodas pode ser usado como montaria ou veículo, e todas as personagens que você interage ou os inimigos que você mata, são integrados como personagens para serem utilizados como seu personagem ou para customizar seu boneco parte a parte.

A customização é certamente um ponto alto do jogo.
Durante a exploração do mapa, são encontrados novos biomas que apresentam novos veículos, montarias, personagens e inimigos, incentivando de forma imediata a exploração. Também é possível achar dentro desses biomas localidades especiais com baús que lhe dão itens que serão úteis tanto para sua exploração quanto para sobrevivência no mundo, mantendo o jogo divertido por bastante tempo.
Não é a coisa mais adorável?
A construção, porém, ainda é o pequeno pecado do jogo. Podemos construir imediatamente objetos que já tocamos, ou construir objetos do zero. Infelizmente a construção bloco a bloco pode se mostrar um pouco extensa e complicada, não sendo tão divertida quanto se espera que ela seja. Porém, é funcional e compensadora, uma vez que o que esteja sendo construído seja terminado. Também espero atualizações no sistema de construção com pequenas ferramentas que tenho certeza que seriam já de grande ajuda, como uma grade no terreno possibilitando um controle melhor das peças.

Mesmo manipulando grupos de blocos, a construção é desnecessariamente trabalhosa.

Para o futuro

Vale citar que apenas um pequeno número das possibilidades do jogo está disponível nesse estágio do desenvolvimento. Ainda se espera adição de multiplayer online, temas de pintura, biomas, veículos e armas adicionais, jogabilidade debaixo d’água, cidades e vilas pré-geradas no mundo, dentre várias outras coisas. Então é seguro afirmar que o jogo ainda promete muita coisa. Além disso, é divulgada uma lista das próximas atualizações, garantindo o progresso do desenvolvimento do jogo que está marcado para ter seu lançamento final em 2016.

Veredito

Apesar de estar claramente em um ponto bem inicial de seu desenvolvimento, Lego Worlds já é capaz de dar bons momentos de diversão a quem joga, principalmente para quem já é fã dos brinquedos (mais do que da franquia de jogos), ou gosta de jogos com exploração de mundo, ou para quem tem mais paciência para construir peça a peça. Para os demais, talvez seja melhor esperar mais atualizações ou o lançamento final, mas certamente vale a pena ficar de olho no que promete ser um grande jogo para 2016.

Revisão: Luigi Santana
Capa: Felipe Fabrício


Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google