Crônica

Aventuras Saikyo-ryu #1 — Dan Hibiki (Street Fighter IV)

Aventurando-se no torneio onde os mais fortes se encontram para o mais fraco buscar a honra.


Seja bem-vindo para mais uma aula do Dojo Blast e hoje temos novidade. Vamos começar uma série para mostrar na prática e explicar o que aprendemos sobre jogos de luta, as dicas para o Street Fighter IV, demonstrando em lutas nos modos Arcade ou online. Quando acontecer uma nova edição, o nome do projeto estará em destaque: Aventuras Saikyo-ryu! Sem delongas, vamos fazer o caminho do mestre no estilo, Dan Hibiki.


O início venenoso

A jornada com Dan começa contra a Poison. O jogo da polêmica personagem é bom para zooning pois suas magias podem ser a definição da luta, além de permitir que ela abuse do recurso sem precisar utilizar outros movimentos. Mesmo sendo um desafio perigoso, Poison não acordou para a luta e começamos bem a jornada.


Continuando com os habitantes de Metro City, chega a vez de enfrentar Cody e seu estilo de luta baseado em pressionar com carrinhos, arremessando pedras ou faca e seu gancho com furacão em pequena escala. O rival realmente consegue perturbar, porém, assim como no confronto anterior, o Ultra Shisso Buraiken salva a luta para Dan Hibiki!

"Deu ruim."
Despachando o ex-presidiário, o último confronto da primeira parte do torneio é contra a

carateca Makoto, que apesar de não possuir projéteis, incomoda tanto quanto qualquer faixa preta shotokan do elenco. E não é que ela realmente detonou em cima de tanto respeito? Finalmente nosso guerreiro encontra dificuldades.

Os primeiros movimentos da luta são complicados, com a pressão da rival surtindo efeito e até mesmo dando nocaute no primeiro round com seu ultra que senti sendo desferido por acaso, apostando que acertaria na sorte. E que sorte, hein! Na continuação da luta, Makoto abusa de seus rápidos e fortes gyaku zukis, porém, nosso bom e salvador Shisso Buraiken salva o que poderia ser o fim da jornada.

Terapia com fengshui e muito óleo


Após momentos complicados, a vida complica ainda mais, trazendo o (nada bom) velho Gen e suas trocas de estilos. Abusando muito da experiência, paciência e punindo bem, ele irrita muito com seus socos rápidos. Com a perda do primeiro round, o segundo começou da mesma forma, com o domínio do rival, até que surgiu a oportunidade.


Com excesso de confiança, Gen acaba mandando dois golpes precipitados, permitindo que o brilho do Shisso Buraiken ilumine novamente para dar esperanças! Funciona, porém, o experiente guerreiro continua dominando e o desespero passa a controlar as ações do mestre de saikyo-ryu. Uma vitória sofrida que acabou abalando muito o psicológico de Gen, permitindo que Dan vença mais uma, após tanto suor.


O torneio segue e o próximo desafio é contra o exótico Hakan e suas técnicas regadas a muito óleo, quantidade que permite a criação de fast foods tamanho o exagero do rapaz, e agarrões. Mesmo com a aparência de ser um lutador pesado, o turco se movimenta com certa agilidade, além de alguns golpes transmitirem a sensação de começar do acaso terminando em cheio em você.

Após mais uma vez o ultra combo salvar a pátria, chega a vez de enfrentarmos a perigosa arma de destruição criada por Seth: Juri Han. Ela tenta de todas as maneiras não deixar tempo para respirar e pressiona bastante com seus Wheel Kicks. Uma luta boa, com pontos altos entre os adversários, mas o desfecho? Shisso Buraiken, fundo colorido e que venha o rival, ou melhor, aprendiz.

Lutando contra o rival em busca do líder da organização


Um longo caminho percorrido, muitos guerreiros derrotados e, em alguns momentos, o azar quase sorriu para nosso herói. Com tantos desafios superados, chegou o momento de encarar a aprendiz e rival: Sakura Kasugano. Poderia ser complicado, mas conhecendo bem o que ela pode fazer, afinal, mestre Dan ensinou, facilitou demais o caminho para chegarmos ao desafio final.

O fim do torneio será realizado em um laboratório, cuja localização é secreta. Pode esconder o jogo, Seth, que sua hora chegou, Frankstein dos golpes. A luta começou travada, difícil, mas com um desfecho favorável ao nosso lado. Um bom sinal provavelmente, mas devemos ter cautela contra o chefão, afinal, eles adoram exercer um nível de pressão absurdo no qual o único golpe é xingar muito enquanto apanha.

Com um arsenal composto por Sonic Boom, Shoryuken triplo, pilão, teletransporte e, ainda por cima, encarando a luta com ultra duplo, Seth dominou o combate, conseguiu virar o placar e acabou com o sonho por enquanto. Mesmo não sendo brasileiro, Dan está com o espirito de não desistir nunca e essa história com certeza continuará.



Esse foi o primeiro Aventuras Saikyou-ryu começando com Ultra Street Fighter IV, versão para PC, trilhando o modo Arcade dom Dan Hibiki. A luta contra o Seth continuará em um momento próximo. O que você achou desse formato das lutas? Deixe seu comentário. Caso tenha alguma pergunta sobre a saga, sugestões ou dúvidas de personagens ou do jogo, deixe seu comentário que estou aqui para ajudá-los. Até a próxima.


Revisão Alberto Canen
Capa: Victor Pereira

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google