Top 10

Os games de Star Wars que mais queremos que aconteçam

A força agora está com a Disney e estamos vendo uma ressurreição de Star Wars nos cinemas e games. Imaginem agora quais jogos que queremos que virem realidade!

Star Wars é uma das maiores franquias do cinema e sempre teve ótimos títulos lançados no mundo dos games. Desde Star Wars (Multi) de 1983, baseado no filme Uma Nova Esperança, até Star Wars: The Old Republic (PC) em 2011, muitos ótimos títulos foram lançados e logo depois esquecidos pela indústria. Com isso, uma grande lista de títulos dessa aclamada franquia  foram ficando no limbo, lembrados por jogadores como alguns dos melhores games de Star Wars, mas esquecidos pela Lucas Arts como possível máquina de lucros.


A Disney adquiriu a Lucas Film e todas as suas filiais (entre elas a Lucas Arts) em 2012, desde então várias ideias surgiram e a franquia ressuscitou. Livros, quadrinhos, um sétimo filme, vários spin-offs e, como não poderia faltar, games foram anunciados. Com o tão esperado retorno de Star Wars Battlefront, resolvemos fazer uma lista de grandes jogos do passado de Star Wars que poderíam retornar com toda a glória para a nova geração de diversas maneiras. Então, que a força esteja com vocês e que a casa do Mickey transforme algo disso em realidade!

10 - Star Wars: Jedi Power Battles Returns

Os Hack ‘n’ Slash são um gênero que sempre atraem a atenção de muitos fãs. Com franquias renomadas como Bayonetta, Devil May Cry e God of War, não seria nada mal uma reanimação de Star Wars no gênero. Para os mais antigos que jogaram Jedi Power Battles no PS1, não seria nada mal imaginar um jogo aos moldes da nova geração com uma jogabilidade semelhante a desse título.

Na época, JPB trazia cinco personagens jogáveis e disponibilizava um modo multiplayer cooperativo. E se uma continuação fosse criada com muitos outros personagens e uma história focada não somente no primeiro episódio da saga, mas sim em todos os seis episódios já lançados? Para a indústria, ficaria até a possibilidade de posteriormente lançar um DLC com fases baseadas no novo filme que terá sua estréia em dezembro deste ano. As possibilidades são muitas!


9 - Soulcalibur - Star Wars Edition

Renomada franquia de luta com armas, Soulcalibur, já teve diversos personagens famosos como convidados em suas diversas versões lançadas. Entre esses personagens, já tivemos inclusive Mestre Yoda e Darth Vader, em Soulcalibur IV (PS3/X360). Então, por que não fazer um spin-off da franquia totalmente focado na galáxia muito, muito distante? Algo semelhante ao que a NetherRealms fez com Injustice: Gods Among Us (Multi), que possui diversas mecânicas que lembram a franquia Mortal Kombat.

Um “Soulcalibur - Star Wars Edition” seria interessante pois poderia trazer personagens de todas as épocas da franquia para uma jogabilidade de luta com espadas que Soulcalibur faz melhor do que ninguém. E a lista de personagens teria espaço para todos os Jedi e Siths da saga, além de outros personagens como General Grievous e até personagens do universo expandido como Mara Jade.


8 - Lego Star Wars - The Force Awaken

Este daqui não é algo tão surpreendente assim e provavelmente deva ser anunciado muito em breve. Star Wars é uma das franquias mais tradicionalmente utilizadas pela Lego em seus jogos, juntamente com Indiana Jones. Como a Disney mantém seus contratos com a empresa dos blocos de montar (tanto que Lego Marvel Super Heroes foi lançado e elogiado), um novo jogo da série baseado nos acontecimentos do próximo filme é só uma questão de tempo.

Mas além disso, existem duas outras possibilidades de jogos Lego que poderíam ser lançadas pela empresa, mas que precisa de mais alguns anos para se tornar realidade. Um Lego Star Wars que conte a história da nova trilogia (episódios VII, VIII e IX) e, por que não, o maior game da Lego já lançado, com a saga completa dos nove episódios. Seria algo grandioso para a franquia conhecida pela vastidão de seu conteúdo.



7 - Disney Infinity - Star Wars Edition

O principal diferencial de Disney Infinity 2.0 (Multi) foram, com certeza, os super-heróis da Marvel entrarem na coleção de miniaturas da franquia. Com indícios e imagens de Disney Infinity 3.0 começando a vazar na internet e somando isso aos planos cinematográficos da casa do Mickey, podemos prever (e torcer) por uma edição do jogo voltada para os personagens clássicos e novos de Star Wars.

Imaginem só como ficariam incríveis as miniaturas de Star Wars aos moldes de Infinity, assim como fizeram com Piratas do Caribe e os personagens da Marvel. As miniaturas, pelo preço certo, venderiam mais até do que o próprio pacote básico do jogo (algo que vem acontecendo com os Amiibo da Nintendo). Além disso, teríamos um leque imenso de conteúdos desbloqueáveis dentro do jogo baseados no universo de Star Wars, como veículos, naves, robôs, armas e tantas outras coisas. Agradaria novos e antigos fãs, sem dúvidas.


6 - Star Wars Empire At War 2

Um grande jogo de estratégia com ambientação ainda melhor. Empire at War era tudo que os fãs pediam há muito tempo: um jogo de estratégia em tempo real ambientado no universo de Star Wars. O melhor? Ambientado no universo da trilogia clássica (que estava um pouco esquecida na época). Lançado em 2006, o jogo teve ainda um pacote de expansão que trazia uma facção de caçadores de recompensa como “raça” jogável.

Com um título tão bem feito, por que não fazer uma continuação? Como a franquia mantém sempre o foco no império, poderia trazer as novas batalhas que ainda veremos nos cinemas para o campo dos RTS. Ou talvez, quem sabe, criar um “Republic at War”, no qual o foco da história e as facções utilizadas seriam baseadas na primeira trilogia da sequência histórica, trazendo facções como Naboo, Federação de Comércio e Clones, algo semelhante ao que vemos em Galactic Battlegrounds (PC), mas aos moldes de Empire at War. Algo assim seria interessante num campo onde Starcraft 2 (PC) faz tanto sucesso.


5 - Star Wars Dark Forces Remastered

Jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) clássico, Dark Forces fez muito sucesso entre os fãs da saga nos anos 1990. No calor da onda de FPS como Doom e Wolfenstein 3D, o título trazia a história de um caçador de recompensas a serviço da Aliança Rebelde aos moldes desses clássicos jogos de tiro. Com uma história interessante e servindo de spin-off para a saga, Dark Forces seria uma boa opção para trazer a franquia de volta ao FPS clássico.

Com uma mecânica simples que remete ao clássico, mas com gráficos totalmente atualizados e ambientados na nova geração, o jogo poderia ter um multiplayer online interessante mas sem deixar de lado o modo história (coisa que Battlefront não vai fazer), para recontar a história de Kyle Katarn para a nova geração de gamers. Já como a onda agora é dar seguimento aos acontecimentos da trilogia clássica, reviver esse jogo clássico seria uma boa pedida.


4 - Star Wars 1313

Este aqui nem sequer chegou a ser lançado. Star Wars 1313 foi anunciado em 2012 e desde a sua oficialização, vários olhos curiosos começaram a se colocar sobre ele. Porém, quando a casa do Mickey comprou a LucasArts, uma das primeiras coisas que fizeram foi engavetar o projeto. Não sabemos ao certo o motivo, mas os fãs gostariam que voltassem atrás com esse movimento.

1313, em tese, mostraria a história dos bastidores de Coruscant, planeta capital da galáxia que é todo uma imensa cidade com várias camadas. Mas esqueça Jedi, Sith, República ou Império… Em 1313 você viveria na pele de um caçador de recompensas (que boatos diziam ser o jovem Boba Fett, sobrevivendo após a morte do pai) no nível 1313 (treze treze) da cidade capital. O jogo teria um tom mais sombrio e voltado para a espionagem e stelf, sem lutas megalomaníacas, uso da força ou sabres coloridos. Uma ideia muito interessante para se jogar fora assim...


3 - Star Wars Racer 3

O game de 1999 que entrou para o Guinness como o jogo sci-fi de corrida mais vendido do mundo. Star Wars Episode I: Racer (Multi) colocava o jogador na pela de um dos corredores de pods de uma das cenas mais icônicas da nova trilogia da saga. Todos os corredores que apareciam no filme estavam no jogo, incluindo Anakin Skywalker, é claro.

Nem preciso dizer como seria incrível trazer o jogo de volta, com novas pistas, recursos online e gráficos estupendos para a nova geração de consoles. Talvez até criar algum tipo de interação com periféricos como o Kinect e o Game Pad, ou então com o Oculus Rift e o Morpheus, da sony. Cada ideia sozinha já seria incrível, além de ser uma forma de manter viva a chama da segunda trilogia e traria de volta muito marmanjo para corridas hiper rápidas através de toda a galáxia.


2 - Star Wars Shadows of the Empire 2

Jogo de tiro em terceira pessoa clássico, bem produzido e muito lembrado pelos fãs. Shadows of the Empire foi lançado originalmente para o Nintendo 64 e para PC, e é considerado um os jogos com a melhor história do universo expandido já feito até hoje, ao lado de Force Unleashed (Multi). O jogo contava com a participação de Dash Rendar e Xizor na tentativa de golpe no Império.

Trazer exatamente uma continuação para o primeiro jogo talvez não seja a ideia mais indicada. Mas fazer um jogo aos moldes deste, baseado em outros elementos do universo expandido, como a trilogia thrawn, seria muito indicado e uma forma de recontar grandes histórias do universo expandido de outras formas, assim como Shadows of the Empire e The Force Unleashed fizeram.


1 - Star Wars Rogue Squadron IV - Rogue One

O primeiro lugar, sem dúvidas, fica com um novo capítulo da famosa franquia Rogue Squadron. Se uma fórmula combinou perfeitamente com um dos conceitos principais das saga de Star Wars com videogames, foi o gênero de batalha de naves. Desde Star Wars Rogue Squadron (N64) e suas sequências, nunca houve um jogo com tamanha proximidade com a sensação de estar nos filmes.

A Disney já confirmou que no final de 2016 lançará um filme chamado “Star Wars Rogue One” que contará a história da formação do Rogue Squadron, esquadrão de pilotos de elite da Aliança Rebelde. Pois bem, precisa de mais justificativa do que isso para trazer de volta uma das franquias mais bem sucedidas de Guerra nas Estrelas nos videogames? Um novo jogo, para a nova geração, com uma campanha que remeta ao futuro filme seria algo inexplicavelmente gratificante para os fãs. Por favor, façam isso!


Menção Honrosa: Star Wars Battlefront

Battlefront já foi confirmado e oficializado, possui trailers e na E3 2015 com certeza teremos ainda mais novidades sobre o incrível game que chega ainda esse ano para PS4, PC e XBO. Então, não temos muito o que falar dele além de que, pelo o que já vimos, está incrível! Nos resta esperar por mais informações.
Agora, e vocês, caros leitores? Existe algum jogo de Star Wars que não foi citado aqui e que vocês gostariam que retornasse aos holofotes? Ou então algum novo conceito de game (como em 1313) que vocês acham que daria certo com a franquia? Quero saber a opinião de vocês agora! E que a força esteja com todos.

Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Ana Carolina


Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google