Top 10

Do golfe ao futebol, confira as 10 melhores franquias de jogos de esporte

Com muita preguiça para sair de casa? O GameBlast traz dez ótimas oportunidades para você "praticar" um esporte sem sair do sofá

Esportes e videogames sempre andaram de mãos dadas: não por acaso o primeiro jogo da história, o primitivo “Tennis for two”, era uma tentativa de recriar uma partida de tênis entre duas pessoas. Mais de 50 anos se passaram e os esportes não só continuaram sendo retratados nas telinhas, como viraram um carro-chefe da indústria de jogos. O quê? Você não tem costume de jogar esse gênero? Então sente no sofá, até porque tá quente demais para fazer algum esporte de verdade, e conheça dez das melhores franquias que o mercado tem a oferecer (lembrando que a lista conta apenas com franquias que ainda existem).

10 - Tony Hawk’s Pro Skater

Para aqueles que não nasceram na década passada (e talvez alguns perdidos que datam dessa mesma época), Tony Hawk’s Pro Skater é uma série de jogos assinada pelo famoso skatista, que dá nome à franquia, e que fez um sucesso estrondoso nas 5ª e 6ª gerações dos videogames. “Mas essa franquia não acabou?” Não, caro leitor. Depois de um hiato de quase cinco anos, desconsiderado o remake em HD do primeiro game da série, o próprio Hawk anunciou que está trabalhando em um novo jogo da série para os consoles da nova geração.

Levando em conta o bom jogo que foi Tony Hawk’s Pro Skater HD, mais o sentimento nostálgico que essa franquia traz para muitos de nós, a série de skate merece o décimo lugar desta lista.

9 - Tiger Woods PGA Tour

Ok, Ok, o título do texto entregou essa de bandeja para vocês. Tiger Woods PGA Tour pode não ser tão conhecido, muito devido ao fato do golfe não ser muito popular entre a faixa etária que mais consome jogos, mas não é por falta de qualidade. A franquia, produzida pela EA Games (que dará as caras mais algumas vezes durante este artigo), consegue retratar de forma quase impecável o golfe, além de contar com diversas celebridades e campos do nobre esporte. Se você não tem paciência para assistir, ou grana para jogar golfe, essa com certeza é a sua melhor alternativa.

8 -  UFC

Com um aumento expressivo em sua popularidade nos últimos anos, o Ultimate Fighting Championship é um fenômeno mundial e, portanto, não poderia deixar de ser retratado nos consoles. O direito de exploração da competição é uma “batata quente” (já passou pela mão de cinco distribuidoras) do mundo dos games, mas em 2009, juntamente com o grande “boom” de popularidade do esporte, a THQ lança o primeiro game da franquia UFC Undisputed que logo virou um sucesso global.

A receita para o sucesso, que foi, mesmo que não de forma ideal, continuada pela EA Sports em seu game EA Sports UFC, é simples: lutadores recriados com perfeição, atmosfera única e a ótima adaptação dos movimentos vistos nos ringues. E como aqui não tem exame anti-doping, você ainda pode usar o Anderson Silva.

7 - Top Spin

Como um grande fã do esporte eu posso dizer com certeza: desde o já citado tennis for two, mais de 50 anos se passaram e nenhuma franquia ou jogo conseguiu recriar uma partida de tênis com tanta perfeição como Top Spin. Desde sua estreia nos consoles da 6ª geração em 2003, a franquia da 2K (outra empresa que fará mais aparições nesta lista) vem se aprimorando e tornando a experiência mais realista sem comprometer a diversão.

Com uma boa quantidade de jogadores da ATP (organização que representa os jogadores de tênis) e licença de quase todos os Grand Slam (faltando apenas Wimbledon), Top Spin 4 é o ápice da franquia e infelizmente é a nossa única opção enquanto esperamos um lançamento para a nova geração.

6 - Pro Evolution Soccer

É complicado falar de Pro Evolution Soccer sem ser recebido com paus e pedras nas mãos. O motivo? Os saudosistas (quem não se lembra dos áureos tempos de Winning Eleven no PlayStation 2) que insistem em fechar os olhos para os problemas atuais da franquia. Não me levem a mal, eu também adorava WE e reconheço que PES não é um jogo tão ruim como muitos dizem (até por isso se encontra no 6º lugar desse ranking). É preciso, contudo, reconhecer que a Konami ficou muito para trás a partir da 7ª geração.

Com uma mecânica de jogo um pouco travada e um gameplay menos fluido que seu concorrente FIFA, que (nem precisaria dizer) estará presente na nossa lista em breve, a empresa japonesa vem tentando, lançamento após lançamento, diminuir a vantagem que a EA construiu nos últimos cinco anos. Para os saudosistas, e para todos os fãs de futebol em geral, infelizmente essa empreitada não vem alcançando o sucesso que essa histórica franquia merece. Mas nem por isso se trata de um jogo ruim. Com a licença oficial da Champions e com a presença dos times da série A do Campeonato Brasileiro, o jogo ainda é uma boa pedida para aqueles que preferem uma experiência mais “arcade” do esporte bretão.

5 - Madden NFL

Mesmo que o futebol americano não seja tão popular por essas bandas, algo vem mudando com o passar dos anos, muitas pessoas o conheceram devido a Madden NFL, a franquia da EA basada no esporte número 1 dos estados unidos. E a primeira impressão não poderia ser melhor. Além de ser uma recriação muito bem feita do complicado esporte, o jogo possui uma profundidade e complexidade muito grande e mesmo assim consegue ser atrativo para novos jogadores.
Tem interesse, mas nunca se arriscou em entender esse esporte que mais parece uma guerra? Essa é definitivamente a melhor pedida!

4 - F1

Chega a ser difícil contar quantos jogos de F1 já existiram desde que F-1 feito pela Atara foi lançado para arcades (para se ter uma ideia, dê uma olhada no tamanho da lista no fim dessa página). Mesmo com tantos títulos, a história das adaptações sempre sofreu com um problema comum entre jogos de corrida: o equilíbrio entre a simulação e a jogabilidade ‘arcade’. Tentando quebrar com esse dogma, a Codemasters lançou em 2009 F1: 2009 para Wii e PSP.

Com um jogo no máximo mediano e uma consequente má recepção por parte da mídia e dos jogadores, muitos fãs das pistas perderam as esperanças de ver o esporte recriado como merecia. Mas para alívio de todos, a mesma Codemasters mudou sua estratégia no ano seguinte, lançando F1 2010, agora para X360/PS3/PC. Mas não só as plataformas mudaram; a qualidade do jogo passava de um mero mediano para um dos melhores jogos de esporte, ou corrida já feitos. Se você gosta mesmo que um pouco de F1, não deixe de jogar algum game da franquia.

3 - MLB The show

Aqui temos a grande surpresa da lista, pelo menos para nós brasileiros, já que nenhuma lista norte-americana deixaria de citar esse game. Você não conhece? Tudo bem, não se sinta envergonhado, existem dois bons motivos para tal. O primeiro é que o beisebol é um dos esportes menos conhecidos no Brasil, e ao contrário do futebol americano não vemos nenhuma mudança nesse aspecto. O segundo é que MLB The Show é uma franquia exclusiva do PlayStation, não tendo saído para outros consoles, o que contribui para essa certa ausência de popularidade.

Mas não se engane, esse jogo não ocupa o 3º lugar da nossa lista por acaso. Com uma apresentação impecável, talvez a melhor dentre todos os jogos desta lista, o exclusivo da Sony consegue recriar perfeitamente uma partida do “esporte favorito da América”. Para vocês terem uma ideia, é comum achar relatos na internet de norte-americanos que compraram PlayStations 4 apenas para poder jogar MLB: The Show. E você achando que conhecia todos os exclusivos da Sony…

2 - FIFA

É claro que a franquia de jogos de esporte com maior volume de vendas não poderia faltar nessa lista, não é mesmo? Com mais de 100 milhões de cópias vendidas ao longo de mais de 20 anos de história, FIFA se tornou um marco não só para o gênero como para toda a indústria de games. Desde a época de fortes embates com o então concorrente Winning Eleven, até o atual estado de supremacia que a franquia conquistou, a EA sempre mostrou-se preocupada em trazer alguns pontuais avanços a cada ano sem comprometer a jogabilidade fluida, e acima de tudo extremamente divertida, que catapultou o sucesso da série nos últimos cinco anos.
O resultado disso é uma experiência única, e os fãs de PES que me desculpem, muito melhor que a do seu concorrente direto. Aliando-se isso ao novo fenômeno que é o modo Ultimate Team (uma espécie de mistura entre um modo campanha online e um TCG — sim, você não leu errado), temos uma das grandes “galinhas dos ovos de ouro” dessa geração.

1 - NBA 2K

Depois de ótimas nove franquias, finalmente chegamos na nossa escolhida como a número um entre os jogos de esporte. Assim como os outros primeiros colocados, a série da 2K consegue recriar de forma magistral toda a magia por trás de uma partida da NBA, a maior liga de basquete do mundo, para conquistar o primeiro lugar da nossa lista, entretanto, é preciso mais do que apenas isso. O grande trunfo de NBA 2K é a enorme profundidade oferecida em todos os modos de jogo, desde o modo manager (em que você assume o papel de técnico) até o modo My player (em que você cria e segue a carreira de um único jogador). Tudo é feito com um capricho e uma riqueza de detalhes rara para o gênero.

Alguns exemplos me vem à mente, mas falarei sobre a primeira grande surpresa que tive ao jogar NBA 2K pela primeira vez. Eis que ao término de uma partida no modo My player, eu sou convocado para a sala de imprensa onde deveria conceder uma entrevista para ávidos jornalistas. Após uma pergunta extremamente pertinente (que trazia dados sobre minha performance na partida recém concluída), eis que me deparo com quatro possibilidades de respostas, cada uma espelhando uma reação diferente e que mudaria a minha relação no vestiário e (ou) com a torcida baseado na minha decisão. Isso pode até ser comum para alguns RPGs (tenho certeza que Mass Effect passou pela sua cabeça ao ler isso), mas nunca tinha sido feito antes em um jogo de esporte, e apesar de não ser essencial, mostra um pouco o quão rico em detalhes é essa joia da 2K.
Sentiu falta de algum jogo? Não gostou da ordem aqui apresentada? Quer xingar um pouco o redator? Não deixe de dar a sua opinião nos comentários!
Revisão: Alberto Canen
Capa: Diego Migueis 

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google