Hands-on

Dark Souls II - Scholar of the First Sin traz o desafio definitivo dos Forlorn

Como um jogo famoso por sua dificuldade conseguiu ficar ainda mais difícil e interessante em sua versão definitiva.


O GameBlast teve oportunidade de testar a nova versão de Dark Souls II em um evento fechado da Bandai Namco. Mas o que esperar de Scholar of the First Sin? Seria só uma repaginada para a nova geração? Ou então algo que até mesmo veteranos do original podem esperar um novo desafio? A primeira resposta que obtive do representante da empresa sobre o jogo foi “ele está muito mais difícil!”.

Uma nova jornada

Segundo o diretor do jogo, Yui Tanimura, não adicionaram novos mapas, e mesmo assim o conteúdo do jogo aumentou para cerca de oito a dez horas. Novos mapas já haviam sido adicionados nos pacotes de DLC lançados anteriormente e a intenção não era repetir isso. Portanto decidiram alterar o posicionamento, inteligência e quantidade de inimigos, assim como os caminhos para atravessar os mapas, complicando até mesmo a vida de jogadores veteranos de Dark Souls 2. Logo de cara já estranhei encontrar um ogre logo no início de Forest of Fallen Giants, a primeira grande área a ser explorada e única disponível para teste.
Muito cuidado ao correr. Tudo está bem diferente!

Outra adição  bem legal caso você se interesse pela história por trás do jogo. Existiam poucas maneiras de imersão no mundo de Dark Souls fora conversas com alguns personagens durante o gameplay. Isso foi bastante revisado, com alterações nos textos referentes a itens e conversas, assim como a adição de novos equipamentos e personagens. A mudança é tão grande que a intenção é fazer você entender a história de maneira bem diferente do que a versão original. Algumas dessas mudanças já estão disponíveis via atualização para quem já possuía o jogo original no PS3, X360 e Steam.
Os misteriosos Forlorn são alguns dos novos inimigos da aventura.

E complicando um pouco mais a vida de quem está explorando o reino de Drangleic (ou tornando-a mais divertida, depende do ponto de vista), as invasões de mundos tendem a acontecer com maior frequência. A desenvolvedora From Software aumentou a capacidade multiplayer de quatro para seis pessoas. E mesmo que você esteja desconectado da internet, ainda assim é possível sofrer a invasão de Forlorns, poderosos e mortais espíritos. Eles se aliam com os monstros da área, e tentam matar o personagem do jogador de qualquer maneira.
Aumentar a capacidade para invasões torna tudo ainda mais divertido.

Refinando os visuais

A versão lançada inicialmente possuía algumas limitações, em parte por causa da versão de consoles. A engine foi moldada inicialmente à capacidade dos consoles de nova geração, e depois adaptada para ser lançada ainda para o PS3 e X360. Isso significou gráficos abaixo do ideal, e que influenciou também a versão para computadores. Sua adaptação inicial foi a mínima possível, ao ponto que mesmo placas de vídeo potentes não podiam aproveitá-las para melhorar os gráficos, limitando Dark Souls 2 à resolução de 720 pixels.

Aqui o pulo da nova versão foi bem grande. O teste foi feito em um PS4, e dessa vez tudo foi ajustado perfeitamente para o console. Cenários de fundo, texturas e iluminação foram reajustados, e até mesmo detalhes que antes não eram visíveis ficaram muito bonitos em Scholar of the First Sin. Sua aventura fica bem mais legal com gráficos em 1080 pixels sem perdas significativas de FPS.
No Man's Wharf ficou ainda mais realista.

Compare você mesmo a diferença entre as versões do PS3 e PS4 no vídeo abaixo:


Confira também o vídeo que gravamos no evento:

Os caminhos do sucesso

Dark Souls II: Scholar of the First Sin pode ser considerado uma versão definitiva do jogo, já que exploraram conteúdo pensado para o desenvolvimento original, mas que não deu tempo de ser alterado para a data de lançamento. A ideia foi tornar a história do jogo mais interessante, e os inimigos ainda mais desafiadores que a versão original. Além disso, todo o conteúdo lançado via DLC também já está incluso aqui.
Pronto para outra jornada sombria por Drangleic?

Porém, nem tudo são rosas. Jogadores que já possuíam a versão de PC ficaram chateados pelo fato da Bandai Namco não disponibilizar o conteúdo extra como uma expansão do jogo original. A única possibilidade é comprar novamente, e gastar o valor cheio duas vezes  no mesmo título repaginado não é tão interessante. Se esse não for seu caso, vale muito a pena caso você ainda não tenha explorado esse excelente título de 2014.

Dark Souls II: Scholar of the First Sin tem lançamento previsto para 7 de abril de 2015, e será lançado para PlayStation 4, PlayStation 3, Xbox One, Xbox 360 e PC. Atenção para o fato de que as versões para PS3 e X360 não possuem as melhorias gráficas assim como continuam limitadas a quatro jogadores online.

Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Daniel Silva


é formado em Administração de Empresas pela USP, e mestre em cultura inútil pelas experiências de vida. Desde 1993 gosta de explorar o mundo dos games em seu tempo livre. Pode ser encontrado reclamando da vida no Facebook e Twitter.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google