Perfil

Direto de Monster Hunter, conheça Kecha Wacha, o macaco-raposa

Monster Hunter 4 Ultimate está aí e um dos seus primeiros e mais novos desafios é incrível, inovador e carismático. Saiba mais sobre o esperto Kecha Wacha.

A quarta geração da franquia Monster Hunter foi inaugurada no ocidente recentemente com o jogo Monster Hunter 4 Ultimate (3DS). Nessa geração, diversos novos monstros passaram a ser conhecidos e com eles novas áreas foram descobertas, novos tipos de ataque começaram a ser treinados e novos equipamentos fabricados. Nesse novo mundo, mesmo com grandes figuras como Gore Magala em cena, outros monstros relativamente mais fracos também dão as caras e conseguem surpreender a todos.


É aí que conhecemos Kecha Wacha, um dos monstros mais singulares da franquia até então. Ele é caracterizado por ser um monstro brincalhão, engraçado e bastante carismático. Mas não se engane, ele pode não ser um Elder Dragon de mais de 20 metros de comprimento, mas se a batalha não for guiada da maneira certa, um combate contra uma figura dessas pode ser até mortal!


O Fanged Beast voador

No geral o grupo de monstros conhecidos como Fanged Beast é formado por criaturas quadrúpedes ou marsupiais com tamanho mediano (para os padrões de Mon Hun) e lembram, na maioria das vezes, mamíferos como ursos, macacos e outros. Uma das principais características desses monstros, até agora, era o fato de não conseguirem voar. Porém, Kecha Wacha chegou para mudar isso.

Com uma extensão de pele que liga os seus braços e pernas, Kecha consegue voar como uma espécie de esquilo-voador. Essa habilidade lhe dá uma agilidade superior à de seus parentes terrestres como Arzuros e Lagombi. Além disso, outra característica diferencial desse monstro é que, assim como Congalala, ele é quase um bípede. Isso aumenta suas possibilidades de movimentação de forma incrível, além de lhe dar espaço para uma criatividade jamais antes vista na série.

A vantagem do “voo” lhe dá habilidades tanto para fugir dos caçadores mais opressores quanto também para atacar os atrevidos. Mesmo que Kecha seja preferencialmente um comedor de insetos brincalhão, o fato de ser um símio curioso lhe garante a capacidade de se aproximar muito de possíveis adversários como Rathians, Gores e, por que não, humanos. Isso gera a necessidade de fugas rápidas contra os monstros maiores que ele e do ataque direto, quando o adversário não é páreo para essa criatura.

A melhor defesa é o ataque!

Kecha Wacha, além da movimentação inovadora,  apresenta também comportamentos muito peculiares se comparados com a maioria dos outros monstros já conhecidos da franquia. Kecha Wacha não é um predador, não está na defensiva e não é territorialista. Isso faz dele um monstro quase único, até certo ponto.

O que acontece é que esse lêmure superdesenvolvido é bastante dócil e curioso, enquanto não se sente ameaçado. Dessa forma ele se sente atraído por tudo aquilo que considera novo ou diferente. Não é uma tarefa difícil se aproximar dessa criatura e nem muito menos tocá-la. Como são basicamente comedores de insetos, não se preocupam com a presença de outras criaturas próximas a eles, a não ser que sejam bem maiores ou uma potencial ameaça.



No caso de nós, humanos caçadores, ao nos aproximarmos deles o cuidado precisa ser dobrado. Pois, mesmo que Kecha alcance o comprimento máximo de 10 metros do nariz à cauda, suas garras são afiadíssimas e seu humor carismático pode facilmente ser quebrado por uma arma esbarrando no lugar errado. Aí o “grande lêmure simpático” dá lugar ao macaco-raposa assassino, deixando as coisas bem mais sérias.

Além disso, com suas enormes orelhas, Kecha protege o seu rosto de possíveis ataques, o que deixa ele com uma aparência semelhante a de animais silvestres como raposas. Essa aparência lhe deu o título de “macaco-raposa”, além das sua coloração sugestiva, é claro. Nessa “forma”, Kecha se torna muito mais voraz, rápido e perigoso. Ele também emite um som agudo que se assemelha ao rugido de um guepardo e não para de atacar até perder seu fôlego. Não é uma coisa muito bonita de se ver de perto.

Esse é o "modo de ataque" do Kecha, aconselha-se manter distância

Um monstro para iniciantes?

Com pouco tamanho, comportamento pacífico e golpes não tão poderosos em estado normal, Kecha não é um adversário o qual se deva temer por muito tempo. Com a evolução dos caçadores durante sua jornada, rapidamente ele se torna um inimigo obsoleto. Exatamente por isso ele é um dos primeiros adversários com quem você vai ter que se entender no novo jogo da franquia.



Além de suas garras altamente resistentes, Kecha utiliza também um muco que projeta do nariz para acertar adversários mais distantes. Por conta disso, foi descoberto que o seu elemento base é a água, mesmo que seu bioma não seja tão próximo da água e sua aparência não dê pistas disso também.

Mas, como a maioria das criaturas do mundo de Monster Hunter, Kecha possui uma subespécie um pouco mais tenebrosa que a original, o que dá um pouco mais de trabalho aos nossos amigos caçadores:


  • Ash Kecha Wacha: Com uma coloração muito mais escura, movimentos mais rápidos e a capacidade de atirar projéteis de fogo pelo nariz ao invés do tradicional muco, Ash Kecha é uma resposta para os adversários mais perigosos do símio. Pode ser encontrado nos mesmos territórios que seu parente próximo: Ancestral Steppe, Primal Forest e Everwood.


Caçar nunca foi tão divertido

Mesmo que o nível de desafio ao enfrentar esse monstro seja relativamente baixo, as batalhas contra Kecha Wacha são muito instigantes e divertidas, devido a tamanha versatilidade dessa criatura quando está em seu habitat natural. Kecha usa suas poderosas garras para se balançar de galhos em galhos e conseguir uma movimentação muito mais rápida, enquanto suas patas e cauda estão livres para “brincar” com a novidade, que é você.

Somando suas formas variadas de movimentação, seu ritmo acelerado quando oprimido e suas formas de ataque diferenciadas, temos um monstro muito divertido de se caçar. Entretanto, não se surpreenda se você sentir um pouco de remorso ao derrotá-lo, por conta do seu aspecto “bonitinho" e do seu rosto "quase humano".



Para os mais duros na queda, nada como boas armas que usam trovão ou fogo como elemento base para terem maior vantagem contra os danos de Kecha, tornando a luta mais fácil ainda. De um jeito ou de outro, monstros como Kecha são essenciais para que os caçadores mais novos tenham a chance de experimentar um pouco da adrenalina da caça, sem ter a obrigação de perder uma luta trinta vezes para isso.

Jogos nos quais Kecha Wacha aparece:
  • Monster Hunter 4 (2013/3DS);
  • Monster Hunter 4 Ultimate (2015/3DS).

Revisão: Marcos Silveira
Capa: Felipe Araujo

Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google