Perfil

Direto de Monster Hunter, conheça Ukanlos, o tirano de gelo

O que Akantor é no fogo, Ukanlos representa no gelo. Conheça agora um dos mais fortes e gelados Flying Wyverns da franquia.

Em Monster Hunter Freedom Unite (PSP/iOS), lançado originalmente no ocidente em 2009 e recebendo uma versão para iOS no ano passado, as mecânicas clássicas da franquia chegavam a um novo patamar com novos mapas e criaturas, o que garantiu grandes feitos para os jogadores do portátil na época. Entre os monstros inéditos do jogo estava Ukanlos, uma besta incrível que domina as áreas geladas de qualquer território, recebendo o título de Deus Branco. Não é exagero dizer que esta fera é a criatura de gelo mais poderosa do jogo até então.


O segundo no comando

Ukanlos apresenta diversas semelhanças com uma criatura que vive muito distante dele, Akantor, o que nos leva a crer que ambos dividem os mesmos ancestrais, como já falamos aqui no Blast. A relação entre Ukanlos e Akantor é muito próxima ao mesmo ao mesmo tempo em que é inversa. Enquanto seu primo esquentado é considerado o Deus Negro, o Tirano de Fogo e o Flying Wyvern mais forte de todos, Ukanlos é o Deus Branco, o Tirano de Gelo e o Mestre das Neves.

Ukanlos pode não ser exatamente tão poderoso e desastroso quanto Akantor, mas jamais deve ser subestimado. Os motivos para ele não causar tantos estragos quanto seu parente distante podem estar relacionados não à falta de poder destrutivo, mas sim à falta de vítimas competentes  para sobreviverem ao intenso clima das regiões mais geladas do mundo e conseguirem realmente encontrar cara a cara um monstro desses.

Os Deuses Brancos medem cerca de 30 metros de altura, se sustentam em quatro robustas patas e possuem uma das mais rígidas carapaças entre os monstros da franquia. Acredita-se que logo abaixo dessa espessa carapaça exista uma imensa camada de gordura que o faz sobreviver em ambientes tão gelados. O que pode ser observado também é que, dentre os Flying Wyverns, Ukanlos é o segundo mais poderoso (por conta da desvantagem elemental para o seu primo de fogo).

Um gigante solitário

Um dos elementos mais misteriosos quando falamos de Ukanlos é o seu comportamento. O que pode ser observado é que ele é, assim como Akantor, muito territorialista. Dessa forma, ele ataca qualquer coisa que ameaça o seu território. Entretanto, ele não é visto comendo tanto quanto outros monstros do seu tamanho e peso e isso é um mistério. Herbívoros gigantes são facilmente devorados por ele e, em certas ocasiões, até outros predadores como Tigrex, Barioth e Khezu são caçados por ele.



Porém, suas quantidades de alimento não condizem com o seu tamanho, o que originou uma teoria de que ele se alimenta também de gelo e minerais, utilizando o seu queixo em forma de pá serrilhada para perfurar camadas rígidas do solo. Graças à essa arma natural, Ukanlos consegue inclusive “nadar” sobre o gelo, causando um rastro de destruição incrível por onde passa.

Além disso, assim como Fatalis, por muito tempo se acreditou que só existia um único exemplar dessa espécie e que ele renascia de tempos em tempos. Porém, ao contrário do Dragão Lendário, foi comprovado que existe mais de um Ukanlos, pois já foram vistas, em uma cena raríssima, duas dessas monstruosidades juntas. Porém, como dissemos, isso é incrivelmente raro, pois Ukanlos leva uma vida absurdamente solitária.

Por conta do seu isolamento territorial, não se sabe ao certo como ele age quando não tem seu território invadido. Porém acredita-se que eles sejam bem dóceis e calmos quando estão sozinhos, além de passar grande parte do tempo dormindo (o que explica o fato de raramente serem vistos comendo).


Os Juggernauts

Como já falamos aqui, Ukanlos possui certo grau de parentesco com o Wyvern Deus, Akantor. Mas sua proximidade com o Tirano de Fogo não reside apenas em seus ancestrais, pois como citamos no perfil da fera vulcânica, ambos fazem parte de um trio conhecido como Juggernauts, ou então os Demolidores. São eles Ukanlos, Akantor e Odibatorasu.

Akantor divide semelhanças corporais nítidas com Ukanlos e é a sua contraparte de fogo, mas além dele, Odibatorasu é um habitante de regiões desérticas distantes que se assemelha bastante ao Deus Branco. Conhecido como o Canhão de Rochas, o monstro, que também é um Flying Wyvern, lembra muito uma tartaruga e se aproxima de Ukanlos e Akantor pelo fato de possuir o corpo sustentado em quatro membros, possuir potencial para destruir seu ambiente e ser perigosíssimo.

Esses três são os Flying Wyverns mais antigos, poderosos e resistentes do Novo e Velho Mundo, verdadeiras máquinas de destruição que são facilmente confundidas com Elder Dragons. E por falar neles, Ukanlos é mais um Flying Wyvern que não abaixa a cabeça para a sagrada espécie…


Fazendo um picolé de Elder Dragon

Ukanlos é literalmente uma fera reclusa. Com tamanho poder de destruição, ele poupa o mundo de sua devastação se mantendo isolado em terras inóspitas. Mas como de costume, hora ou outra um caçador desavisado invade seu território e é surpreendido pela sua presença. Humanos são vítimas fáceis para essas criaturas titânicas, e outros Flying Wyverns menores também. Os adversários que lhe dão mais trabalhos são eles, os seres mais poderosos do mundo de MonHun, os Elder Dragons.

Alguns Elder Dragons que habitam regiões geladas podem acabar procurando presas em territórios que, na verdade, pertencem ao Deus Branco e isso resulta numa das cenas mais incríveis que um caçador pode presenciar. Alguns membros dessa espécie como Kirin e Kushala Daora já foram vistos sendo derrotados por um desses titãs brancos de gelo.

Um dos principais ataques desse monstro é um poderosíssimo raio de gelo que ele solta da boca. O raio é quase tão preciso quanto um laser e pode congelar a vítima em poucos segundos. Humanos, como são pequenos em relação a essas feras, são congelados instantaneamente. Além disso, os Tiranos de Gelo são conhecidos por usarem seu poderoso e maciço corpo contra suas vítimas, o que explica a vitória certa contra Elder Dragons “menores” como Kirin e Kushala.



Com o calor certo, todo gelo derrete!

Assim como de costume nos nossos perfis de monstros, não poderíamos deixar de falar da derrota desses monstros. Afinal, se eles não fossem mortais, todo o nosso esforço não teria um propósito, não é mesmo? Os Ukanlos possuem um padrão de ataque bem surpreendente para o seu tamanho e peso e a desvantagem principal de qualquer caçador é que eles estão no seu ambiente mais adequado, nós não.

Além de utilizar todo o seu corpo para inflingir danos maciços aos caçadores, “nadar” sobre o gelo e soltar um poderosíssimo raio de gelo certeiro, essas criaturas podem dar saltos surpreendentes atingindo os adversários de forma tão rápida e mortal que os mais iniciantes podem morrer rapidamente. Por isso, é sempre bom ficar alerta e aprender bem o padrão de movimentos dessa fera.



Para inflingir danos, fogo e raio são os elementos ideais. Um bom e velho Hammer e alguém com um bom escudo para segurar os pesados golpes da criatura são sempre bem-vindos. Entretanto, o time precisa ficar alerta, pois uma das características principais desse monstro durante as lutas é não focar seus ataques sobre um único inimigo, atacando todos de forma bem variada.

Mas não se esqueçam de duas coisas, nunca deixem de caçar e nem muito menos de comentar suas experiências com essa criatura! Além disso, já temos 14 perfis de monstros aqui no Blast, qual mais você acha que merece um lugarzinho por aqui? Comentem suas indicações!

Jogos nos quais Ukanlos aparece:
  • Monster Hunter Freedom Unite (PSP/iOS, 2009);
  • Monster Hunter Portable 3rd (PSP/PS3, 2010);
  • Monster Hunter 4 (3DS, 2013).
Revisão: Alan Murilo
Capa: Diego Migueis



Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google