Top 10

Jogos memoráveis para o fim de ano

Todos que já ficaram completamente entediados nos feriados de fim de ano irão adorar estes verdadeiros salvadores de férias!



Fim de ano! Feriados! Casa dos parentes! Sem internet!

São dez da manhã de um domingo chuvoso na casa de praia daquele seu tio/avô/primo/amigo. É o terceiro dia seguido que chove sem parar no litoral e a previsão é de que irá chover pelo menos até o fim da próxima semana. O sol só vai vir no dia que você e sua família vão voltar para a cidade.


Um pesadelo: sem internet, já que a casa só é usada nos feriados e nas férias. Na TV, só aqueles filmes chatos que todos já assistiram, mas que as emissoras ainda assim insistem em passar. Os livros, revistas e jornais estão todos molhados, ou desatualizados, ou já foram lidos ao menos três vezes por todos da casa. Sobra o baralho, aquele tabuleiro de ludo que mais causa brigas do que diversão e a cama, para quem quiser dormir até o começo das aulas ou da volta ao trabalho.

Para o leitor precavido, que também sei que é gamer e sabe como essas situações podem acontecer a qualquer momento, nas melhores famílias, o jeito é pegar no joystick. Mas o que jogar? Há sempre aqueles que levam os títulos favoritos na mala para os dias mais preguiçosos improdutivos, e recomendamos esta lista para quem não tiver mais nada para fazer quando se está longe de casa, e os motivos para se tê-los por perto.

Nota: não há uma ordem específica, pois não existe o melhor jogo para se estar por perto. E nada impede que o leitor tenha todos estes títulos por perto!

Home Alone (Mega Drive)

Apesar de ser cria dos anos 90, Esqueceram de Mim ainda continua sendo um dos meus filmes natalinos favoritos. E não por coincidência, também é um dos meus jogos natalinos favoritos. Nele, Kevin deve impedir que a dupla atrapalhada de criminosos limpe as casas da vizinhança (e a sua própria) até que a polícia chegue.


Por que tê-lo por perto? Apesar do jogo ser curto, o replay é incentivado pelas inúmeras formas de se preparar para as invasões e montar as armas — Kevin vai coletando objetos como pilhas, bolas de neve e cola para inventar criativas e hilárias armas.

Com dois níveis de dificuldade (o nível mais desafiador possui mais opções de customização, mas os vilões são mais fortes), as tardes chatas na casa da tia passarão tão rápido quanto um tiro de BB Gun.

Pokémon (Diversos)

Escolha um mascote, parta para uma jornada, capture todos e vença os oponentes. A velha fórmula por trás da franquia Pokémon é colocada em prova há mais de uma década, e ainda continua sendo um dos títulos mais comprados a cada nova versão. Independente da geração em mãos, é certeza de desafio e diversão a cada mato alto e batalha.


Por que tê-lo por perto? Caso você já tenha terminado o jogo, é quase certo que ainda não completou a Pokédex ou visitou todos os cantos do game. A cada nova versão, mais e mais desafios são incluídos. Sempre há um monstrinho mais difícil de se encontrar, ou um treinador para se vencer. E se mesmo assim já tiver feito tudo, caçar Pokémon shinies sempre é uma ótima forma de se matar tempo.

Mario Party (Diversos)

Escolha seu personagem favorito e participe de uma verdadeira partida de jogo de tabuleiro interativo. E tudo fica melhor ainda se houver mais gente jogando. Ao longo da série Mario Party, mais e mais minigames aparecem, um mais divertido e desafiador que o outro.


Por que tê-lo por perto? Mario Party é uma boa opção para quando se está enjoado do baralho. E quando se está sozinho, é uma boa pedida para treinar as habilidades e esperar a chuva passar.

Minecraft (Diversos)

Com milhões de jogadores espalhados pelo mundo, é difícil conhecer um gamer que nunca tenha ouvido falar de Minecraft. Aventure-se por um universo cubônico completamente customizável e construa obras faraônicas usando todas as ferramentas e artimanhas que tiver em mãos. E cuidado com o Creeper!


Por que tê-lo por perto? Nos dias sem muita ação, impor-se a desafios em Minecraft é uma ótima opção de passatempo. Que tal jogar no modo hardcore e ver até onde consegue chegar sem morrer? Ou então construir algo que jamais teve a ousadia (ou o tempo) de fazer? Com todos os mecanismos e itens disponíveis, sempre há alguma coisa nova para se inventar.

Warcraft III e World of Warcraft (PC)

A série Warcraft vai muito além do MMORPG que já dura dez anos. A saga de orcs, humanos, elfos e outras criaturas de Azeroth já dura duas décadas, e muito chão já foi andado até hoje. Além dos dois títulos recomendados, os títulos anteriores da série também merecem suas horas de ócio nas férias.


Por que tê-los por perto? As férias frustradas podem ser salvas com um orc e um machado. A campanha de Warcraft III (e sua expansão The Frozen Throne) pode levar dezenas de horas para ser completada, e além de conhecer um pouco da enorme história do mundo de Azeroth, o jogador ainda pode afiar suas habilidades para depois apavorar em MOBAs e outros RTS.

Já no WoW, o maior problema, além da disponibilidade da internet, será parar de jogar. Mas não deixe de pôr os banhos de sol e os mergulhos na piscina em dia!

The Walking Dead (Diversos)

Caso não tenha feito isso ao longo do ano, faça agora: pegue todos os DVDs da série e coloque na mala. Haverá tempo de sobra para assistir ao menos parte das cinco temporadas já feitas. O mesmo vale para as HQs e para o jogo. A série da Telltale, além de ser uma ótima opção para jogar, também ajuda a entender um pouco dos desdobramentos da própria série principal.


Por que tê-lo por perto? Se ainda não jogou tudo, as férias são uma ótima opção para pôr a jogatina em dia. Se já jogou, escolher as outras opções durante o gameplay mostrará desdobramentos surpreendentes da história, além de também render bons achievements para os ávidos colecionadores de conquistas.

Qualquer GTA (Diversos)

A série da Rockstar domina no quesito mundo aberto. A principal atração de GTA vai além da violência gratuita e da destruição desnecessária. Indiferente da versão jogada, os jogos são recheados de histórias e locais para conhecer, e por que não fazer tudo isso enquanto se ostenta um belo carro pelas ruas?


Por que tê-los por perto? Passear por Liberty City, San Andreas ou Vice City em seu carro, avião ou barco sempre trará novidades. Apesar do tamanho homérico das cidades, ainda assim é possível completar o jogo 100%. Há achievements, armas, missões extras, skills e veículos escondidos nos mais improváveis cantos, então é uma boa hora para encontrá-los!

Sagaia/Darius II (Diversos)

O gênero scrolling shooter evoluiu bastante nos últimos tempos, mas suas origens ainda são mantidas desde os primeiros títulos da época dos arcades de ficha e do Atari. Lançado originalmente para os fliperamas nipônicos dos anos 1980, com o nome Darius II, e depois portado para o Mega Drive e Game Boy como Sagaia, o “jogo de navinha” é uma das obras de arte da Taito, com uma jogabilidade próxima do impossível e trilha sonora apaixonante.


Por que tê-lo por perto? Como já foi dito, a trilha sonora da série é, por si só, motivo suficiente para conhecer este clássico do gênero. A dificuldade monstruosa das dezenas de fases, ondas de inimigos e chefões deixa a coisa ainda mais desafiadora, e chegar na fase final antes que acabem as férias será o grande desafio do jogador.

Vagrant Story (Diversos)

Um dos melhores jogos já criados pela Square — depois de Final Fantasy, claro — foi este inovador JRPG. Vagrant Story inovou não apenas pelo sistema de batalha complexo, criação de armas personalizadas e trilha sonora cativante: num universo no qual enormes polígonos dominavam os gráficos, Vagrant Story usou cada pixel que os 32-bit do PlayStation podia oferecer.


Os gráficos surpreendentes para a sua época ainda impressionam os aficionados por JRPGs, e tamanho sucesso do título rendeu bons ports para o PSP e PS3.

Por que tê-lo por perto? O jogo é considerado até hoje como um dos melhores JRPGs já criados, e um dos melhores jogos do PSOne. Vagrant Story ainda é consagrado pela excelente história, que possui inúmeros segredos escondidos pelo mundo, e pela incrível capacidade de prender o jogador por horas no controle.

Monster Hunter (diversos)

Caçar enormes criaturas dinossáuricas é a missão aqui. Mas não pense que será fácil: não existem pokébolas, monstrinhos bonitinhos (com exceção para os Felynes e porquinhos) ou armas perfeitas. Aqui o desafio será montar a melhor combinação de armaduras e armas para derrotar o alvo, além da melhor estratégia de combate.

Monster Hunter é voltado para a dedicação. Horas de buscas por peças, ingredientes e monstros para deixar seu herói preparado da melhor forma possível para o encontro com o alvo. E depois disso se preparar mais uma vez para encontrar criaturas mais perigosas — e maiores.


Por que tê-lo por perto? Nem sempre temos tempo para tanta dedicação. As férias são o melhor período para entrar em campo e encontrar os melhores itens para todas as situações, e finalmente vencer as mais poderosas criaturas espalhadas pelo mundo.

Prepare os petiscos e divirta-se!

Espero que esta pequena lista ajude você na hora de preparar as malas. Não esqueça das baterias extras e dos detonados, já que alguns jogos precisam de alguns suportes para o jogador não ficar “travado” em um chefão ou puzzle.

Você possui algum outro jogo em mente e que não foi citado aqui? Não deixe de recomendá-lo nos comentários e boas festas!

Revisão: Vitor Tibério
Capa: Felipe Araujo

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google