Resumimos a The Game Awards 2014 e o veredito até que é bom

Em meio a grandes nomes, premiações surpreendentes e toneladas de anúncios, a TGA está começando a alcançar o seu verdadeiro tom.

Senhoras e senhores, como o nosso amigo Bruno Grisci muito bem colocou no ano passado, parece que o até então novo formato da Video Games Awards, a VGX, não funcionou. A prova disso? A reorganização do evento novamente para um formato mais no estilo “Oscar”. Entretanto, parece que o evento finalmente está começando a encontrar o seu próprio estilo, mesclando elementos da VGX, como as piadas medonhas e os youtubers, com um estilo mais “clássico” da VGA. Dessa forma, tornando-se algo entre os dois extremos; esse algo, é a Game Award 2014. Que mesmo com tantos acertos, ainda é terrivelmente longa demais.


O evento de premiação dos melhores jogos do ano, também conhecido como o “Oscar dos videogames”, aconteceu em Las Vegas nesta sexta-feira (5), nomeando mais uma vez os ilustres títulos a irem para o hall histórico de melhores jogos. A premiação foi feita principalmente por  Geoff Keighley, jornalista gamer canadense, mas contou com outras diversas personalidades da indústria dos games, como Reggie Fils-Aime, Yves Guillemot da Ubisoft, Hideo Kojima (criador da franquia Metal Gear), Shawn Layden da SCEA, Peter Moore da Electronic Arts, Phil Spencer da Microsoft e Martin Tremblay da Warner Bros.

Mario e Snake abrem o evento em grande estilo

Como abertura do evento, tivemos ninguém menos que Kōji Kondō, criador dos temas musicais da franquia do encanador bigodudo, tocando em um piano de cauda a música mais famosa de toda a indútria dos games. Logo após a performance, o presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime, entra em cena para fazer o primeiro dos grandes anúncios do evento.


Mario Maker recebe um novo vídeo de gameplay apresentando mais dois tipos de estilo gráfico disponíveis no jogo (totalizando quatro até então). O anúncio foi feito pela lenda Shigeru Miyamoto e o seu péssimo inglês. Logo depois da participação da empresa japonesa, foi a vez de Kiefer Sutherland (ator conhecido pela série 24 Horas e também por dublar Snake). O ator fez alguns comentários sobre suas experiências dublando uma franquia tão grandiosa quanto Metal Gear Solid e finalmente abriu espaço para Hideo Kojima falar sobre outra grande revelação: Metal Gear Online.

Com o incrível gameplay de Metal Gear Online e o anúncio de que ele virá junto com o novo título da série a ser lançado em 2015, Metal Gear Solid 5: The Phatom Pain, a abertura do evento finalmente se conclui, dando inicio ao vagaroso e arrastado processo de premiação dos jogos participantes da disputa.


E os prêmios começam…

Trey Parker, vencendo nomes de peso como Kevin Spacey e Troy Baker, recebe a premiação de melhor ator, dublando quase todos os personagens do jogo South Park: The Stick of Truth (Multi). E é isso, em 40 minutos de evento, uma premiação é feita. Em seguida, mais publicidade e novos vídeos rápidos de jogos, como Tacoma, Wolf Among Us, The Banner Saga 2, o interessante Bloodborne e, como não poderia faltar um jogo com zumbis, Dying Light.

Cara do Spacey vendo Parker receber o prêmio de melhor ator...


Logo após a publicidade, veio mais algumas premiações: Destiny levou o título de Melhor Experiência Online do ano, enquanto que o youtuber TotalBiscuit, por votação do público, recebeu o título de Melhor Comentarista do Ano, superando inclusive o famoso Pewdiepie. Após os dois prêmios serem entregues, mais publicidade: trailer comentado de Hazelight, propaganda de Dungeon Defenders II (que aparece mais algumas vezes ao longo do evento), o sempre hilário Sunset Overdrive e o Season Pass de Far Cry 4.

Mario O’conell então recebe o prêmio por melhor trilha sonora de Destiny e, falando em música, foi apresentada uma performance incrível de Greig Stewart e a sua Harpa de Lasers tocando seus temas de jogos favoritos. Vale cada segundo de vídeo:

Logo em seguida, foi apresentado um curioso vídeo de Adr1ft e, após algumas piadas sem graça, foi anunciado o melhor jogo portátil do ano. O prêmio dessa vez foi para Blizzard com o seu sensacional Hearthstone: Heroes of Warcraft, que venceu títulos como Bravely Default e Super Smash Bros. for 3DS.

Mais prêmios e uma chuva de publicidade

Dando continuidade às premiações, Reggie Fils-Aime surge mais uma vez para receber os primeiros prêmios da Nintendo da noite. Um deles, pelo incrível Super Smash Bros. for Wii U, o qual venceu nomes como Killer Instinct: Season Two e Ultra Street Fighter IV, recebendo o título de Melhor Jogo de Luta de 2014. O outro, de melhor desenvolvedora de jogos do ano. Após a premiação, Reggie aproveitou para fazer uma rápida publicidade de Codename: S.T.E.A.M., um novo IP da Nintendo.
Com um time desses... difícil não ganhar!
 Uma grande apresentação foi feita para divulgar o curioso Before, jogo indie com tema pré-histórico ainda em produção. E logo após, pasmem, mais publicidade! Dessa vez, Middle-earth: Shadow of Mordor, Battlefield: Hardline (que teve a data de lançamento oficializada para 17 de março) foram os divulgados. Depois, Matt “NaDeSHoT” Haag recebe o prêmio de Melhor Jogador de Esports do ano e Dan Reynolds, integrante da banda Imagine Dragons, entrou no palco para anunciar mais um prêmio para a Nintendo, dessa vez, Mario Kart 8 recebeu o troféu de Melhor Jogo de Esporte/Corrida do ano e, mais uma vez, Fils-Aime subiu ao palco.

"Sai que o prêmio é meu!"


Para não fugir da regra, The Order: 1886 foi o próximo título a receber um vídeo novo de gameplay, mais uma vez, aumentando um pouco o hype sobre o jogo. Entretanto, foi Until Dawn que roubou a cena, demonstrando o gameplay interativo com uma grande gama de opções de escolha e decisões diferentes, que levarão o jogador a destinos totalmente distintos ao longo do jogo. Depois disso, Lara Croft and the Temple of Osíris recebeu um vídeo de gameplay frenético, nos moldes de Diablo, e a data de lançamento: 9 de dezembro.

Depois de uma rápida demonstração da nova DLC de Destiny, o prêmio de Melhor Shooter do ano foi entregue. Far Cry 4 teve a difícil tarefa de superar os hypes que Titanfall e Destiny causaram ao longo do ano, recebendo as honrarias merecidas. Após a premiação, The Witcher 3: Wild Hunt foi a bola da vez, recebendo um vídeo com gameplay também.

Valliant Hearts: The Great War recebeu seu prêmio de Melhor Narrativa logo após, sendo seguido de um novo gameplay de No Man’s Sky, a data de lançamento de Evolve (10 de fevereiro de 2015), Forza Horizon 2, Godzilla e mais Shadow of Mordor (sim, são quase três gameplays para cada prêmio distribuído).


Uma homenagem, um violino e um indie

Em seguida foi feita uma homenagem à Sierra Entertainment, contando um pouco da história da produtora de jogos como Prototype e SWAT 4. No palco subiram o casal  Ken e Roberta Williams, fundadores da empresa para receber a honraria de Ícone da Indústria e para anunciar a produção de King’s Quest para todas as plataformas, exceto as da Nintendo, como de costume.

Após mais uma tonelada de publicidades, uma atenção especial é dada ao novo rpg da Bioware, Dragon Age: Inquisition. A violinista Lindsey Stirling, conhecida por tocar temas famosos como os de The Legend of Zelda, O Senhor dos Anéis e Game of Thrones, apresentou uma performance seguindo a sua tradicional linha de apresentações que mescla dança e violino de forma belíssima, enquanto cenas do jogo de nova geração apareciam por trás dela.

Depois da apresentação, foi iniciada a premiação de melhor Indie do ano, prêmio recebido pela equipe da Yacht Club Games pelo seu merecido Shovel Knight. Um vídeo apresentando o novo HumanElement e uma instigante apresentação do já antigo EVE Online depois, e finalmente temos o motivo pelo qual a maioria estava assistindo o evento pelas últimas três horas (a não ser que você goste MUITO de publicidades).

“And the winner is…” espera! Zelda?!

Geoff Keighley retorna ao palco para apresentar o vencedor, aquele que carregará o título Game of the Year of 2014, e esbanjando objetividade, ele abre o envelope e finalmente diz o nome Dragon Age: Inquisition, surpreendendo aqueles que esperavam por Shadow of Mordor ou Bayonetta 2, e sendo muito merecido mesmo assim.

Mas um acontecimento entrou em conflito com a objetividade do anúncio da principal premiação da noite, foi a entrada (mais uma vez) de Reggie Fils-Aime em cena, falando sobre nada menos que The Legend of Zelda. Através de um vídeo, Shigeru Miyamoto e Eiji Aonuma apresentaram algo que surpreendeu até os mais céticos: um gameplay inédito do novo The Legend of Zelda que está sendo produzido para Wii U. Além disso, a confirmação: tanto o novo título da franquia quanto o tão esperado jogo de Star Fox para Wii U serão lançados em 2015.

Logo em seguida, Imagine Dragons entra em cena mais uma vez, porém agora “armados” de violões e violinos, tocando Zelda Theme, só para cimentar de vez o gostinho que ficou do novo jogo. Em conjunto com a banda, Kōji Kondō retorna com o seu piano, mas dessa vez toca o tema de Majora’s Mask, com artes de Majora’s Mask 3D aparecendo no telão logo atrás deles. Para finalizar o evento, Imagine Dragons e Kondō tocam juntos It’s Time, música da banda norte-americana.

Dessa forma, se observarmos bem o transcorrer do evento, podemos perceber que houve uma equiparação dos dois modelos antigos (VGA e VGX) nessa The Game Awards, o problema é que não se sabe ao certo ainda se a intenção do evento é premiar os maiores e melhores títulos do ano, ou se é anunciar o que virá no ano que vem, mesmo com Comic Con e E3 aí para essa segunda função. O que podemos tomar como lição é uma nova máxima: “não traga mais revelações bombásticas do que prêmios para a sua cerimônia de premiação”.

Prós


  • Certo equilíbrio entre os modelos antigos (VGA e VGX);
  • Participação de grandes nomes da indústria;
  • Boas apresentações musicais;
  • Novas informações sobre futuros jogos;
  • Apresentações criativas relacionando músicas e games;
  • Divulgação exclusivamente online.

Contras


  • Excesso de tempo de duração;
  • Quantidade desbalanceada de publicidades;
  • Premiações rápidas e objetivas demais.

The Game Awards 2014 - Nota: xD

Revisão: Alberto Canen



Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google