Uma viagem pelo natal dos videogames

É Natal no GameBlast! Aproveite a magia natalina para embarcar numa jornada por momentos marcantes do natal com muitos videogames.


“Jingle bells, jingle bells/Jingle all the way”. 

Aposto uma bolacha (ou biscoito, você pode escolher) que você não leu o título ali em cima normalmente. Tenho quase certeza que você o cantarolou, ou, se é mais entusiasmado, que ainda balançou a cabeça no ritmo da música enquanto lia o trecho da canção símbolo do natal. Esse é o espírito natalino tomando conta de você. E é justamente esta magia que o natal provoca que transforma o mês de dezembro (ou seus dias finais) num tempo de festividades, comemorações, confraternização e muito alegria. As pessoas costumam ser mais amigáveis, companheiras e solidárias no natal. Ou é magia, ou milagre. Uma coisa é certa: mesmo você não gostando da ideia de comprar presentes para os seus amigos (já pensou em presentear um redator do Blast?), não curtir muito as reuniões familiares e se negar a aceitar o Papai Noel como nosso representante natalino, ele ainda é capaz de unir as pessoas e criar uma atmosfera diferente.
"O Natal pode esperar enquanto eu zero mais esse jogo". (P.N)
Sendo os videogames uma extensão do mundo em que vivemos, representando culturas, comportamentos, fatos históricos e até pessoas, o natal, como fenômeno presente em grande parte do globo, não poderia ficar de fora do universo fantástico dos jogos eletrônicos. Pensando nisto, e já completamente envolvidos pelo clima natalino, destacamos para vocês alguns momentos, estágios ou jogos que representaram de forma marcante este momento tão especial. Vista seu gorro de Noel, apague as luzes e ligue o pisca pisca para viajar no natal do GameBlast. 

Hermie “árvore de natal ambulante” III

Vamos começar esta matéria com um título conhecido por muitos dos “RPGzistas” de plantão. Em Mario & Luigi - Superstar Saga (GBA), quando o Beanstar se quebra em quatro pedaços, Hermie, o gigante caranguejo que vive em Gwarhar Lagoon, fica com uma das partes, colocando-a como adereço no topo da sua concha. Com a ajuda de seus queridos colegas de Gwarhar Lagoon, Hermie consegue decorar sua concha, fazendo dela uma linda árvore de Natal. Mas, quando Mario e Luigi chegam para recuperar o pedaço da Beanstar, o crustáceo se recusa a entregá-la. No entanto, o verdadeiro problema surge quando seus ajudantes começam a prestar mais atenção ao famoso Mario Bros. do que em suas condecorações premiadas. Com isto, a nossa árvore de natal lutadora perde a paciência e começa a luta contra os irmãos Mario.

"Espere, eu conheço você: roupa vermelha, bigode, gordinho... Você é o Papai Noel!"
Perdendo o duelo para Mario e Luigi , Hermie cede a pressão e entrega a Beanstar aos heróis. Porém, caso o jogador opte por realizar as sidequests do jogo, existe ainda a possibilidade de fazer as pazes com o antigo rival, dando-lhe lantejoulas como enfeite para seu casco.

Sozinho no natal

Véspera de natal, feriado, aquela vontade de ficar em casa depois de passar o ano inteiro indo para a escola. Tudo parecia correr bem na vida do jovem Kevin, até algo inesperado acontecer. Deixado acidentalmente pra trás pela sua família, o garoto de apenas oito anos se viu sozinho e esquecido em casa. Este é o enredo de Home Alone, ou, como ficamos conhecendo aqui no Brasil, Esqueceram de mim. O filme que marcou o nome de Macaulay Culkin como umas das maiores promessas do cinema rendeu várias continuações e alguns produtos licenciados, um deles, o jogo para Super Nintendo.

Repetindo exaustivamente a mesma premissa de coletar, jogar e trancar os itens no cofre, é difícil não pedir ao Papai Noel que acabe com aquela tortura de uma vez.
Lançado em 1990, Home Alone seguiu, em partes, a trama do filme. O jogo começa com os ladrões do filme, Harry e Marv, tentando invadir e roubar a mansão da família McCalister em pleno feriado natalino (meninos malvados não ganham presentes do Papai Noel). Armado com uma hiper/mega/blaster/destruidora pistola de água, o pequeno Kevin precisa salvar todos os objetos de valor da casa antes que os malfeitores os levem. Não, você não leu errado. Bandidos invadem sua casa em pleno natal, indo contra os princípios mágicos da solidariedade natalina, e o que você faz é tentar, pelo menos, esconder os seus bens mais valiosos no porão. Não era bem isso que eu estava esperando (queria mesmo era sair atirando energia, coletando armaduras e saltando plataformas), mas como nem tudo na vida é feito de Mega Mans, Metroids e Marios...

Esqueceram da diversão


Depois de encontrar objetos valiosos escondidos até na privada, o jogador precisava jogá-los para o porão. Com tudo coletado, bastava descer as escadas e guardar tudo no cofre da família. Enfrentando, com os ladrões do filme, e mais uma máfia inteira em sua casa, precisamos seguir salvando itens e objetos durante todas as quase infinitas quatro fases. Vez ou outra, surge um chefe de fase no porão, mas nada que umas tijoladas não resolvam.

Dois amigos no natal

Um dos melhores jogos do Nintendo 64, produzido por ninguém menos do que a Rare, Banjo Kazooie, possui um estágio completamente dedicado ao natal. Em Freezeezy peak, temos neve, muita neve, uma árvore de natal gigantesca, plataformas feitas de presentes, bonecos de neve do mal e até pequenas casas com chaminés convidativas para a noite das entregas do Papai Noel.

Duvido muito que exista outro deste tamanho no mundo dos games, e que ainda fume cachimbo.

A fase, como de praxe nos jogos da Rare, preza pela originalidade, mesmo sendo difícil fugir do clichê encontrado na maioria dos jogos de neve. O colorido dos presentes contrasta lindamente com o branco da neve e o azul do lago. Mas o melhor mesmo é o ultra/imenso boneco de neve no centro do cenário. A monumental obra de arte ostenta gloriosa seu porte megalomaníaco.

Ornamentos natalinos

Nas muitas missões do estágio, chegamos ao ponto de precisar proteger as lâmpadas de pequenos dinossauros, evitando que elas sejam engolidas ao saltar, podendo desta forma enfeitar a nossa árvore de natal. Em outros momentos, cubos de gelo que se multiplicam ao serem atingidos e presentes perdidos no interior do pinheiro de natal tornam esta aventura uma das mais completas experiências natalinas nos games. Até uma disputada corrida de trenós contra um urso polar agita o feriado de natal em Banjo Kazooie.

Santa Claus por um dia

Era mais um dia normal de natal na vida do Papai Noel, até sua carruagem ser atingida por uma magia maligna, disparada por uma bruxa velha. Com o impacto, todos os presentes se espalharam por lugares distintos. Até as roupas do nosso amigo se perderam. Mas nem tudo estava perdido. Sequestradas e aprisionadas, as vestimentas divinas, junto de uma fadinha, caíram na casa de um garoto que, para nossa alegria, atende aos pedidos da fada e sai para salvar o natal.

Em Santa Claus Jr. (GBC/GBA),  temos um jogo completamente ambientado em cenários temáticos do natal, como casas enfeitadas, cavernas geladas e até o castelo da bruxa todo decorado.
No eterno estilo plataforma, Santa Claus Jr (é assim que o menino se autodenomina) precisa superar os desafios do jogo, munido apenas dos seus trajes compridos e da habilidade de pular. Nesta aventura portátil, precisamos recolher presentes saltando por sofás, livreiros e estantes. O pequeno Santa segue firme em sua missão, nem que para isso precise exterminar alguns pobres gatinhos. Isso mesmo! O substituto do homem que representa a bondade mata, com um pulo, todos os felinos do jogo, manchando a reputação do universo colorado.

A cina com os gatos é enorme. Mesmo nas fases que não se passam dentro de uma casa, os coitados não são poupados pelo nosso aspirante a chefe do Natal.

Mais colorido 

Já pensou em ser o ajudante do Papai Noel por um dia? 
Lançado inicalmente para Game Boy Color, o jogo também possui uma versão mais moderna para o Game Boy Advance. Nele, Papai Noel pede ajuda ao mesmo garoto do primeiro título para resgatar os presentes de natal que a bruxa roubou e está transformando em criaturas malignas. Cabe então ao jovem escolhido a tarefa de ajudar, mais uma vez, o Santa Claus a salvar o nosso feriado de natal.

Visitando o bom velhinho

Outros jogos também apresentam de forma marcante o espírito do natal. Alguns vão ainda mais longe, trazendo para o game símbolos e figuras natalinas, como o próprio Papai Noel, ou Santa Claus, no caso dos americanos. Um dos exemplos mais lembrados pelos amantes da era de ouro dos RPGs no SNES, é o cultuado Secret of Mana. Com direito a um papinho descontraído com o próprio encarregado pela entrega dos nossos presentes, somos enviados em um missão onde até conhecemos sua humilde residência.

Cansou de esperar seu presente que nunca chegou? Pois bem, se o Papai Noel não vem até você, vá até ele. 

Merry Christmas DLC version

Trouxe o seu presente em forma de DLC. R$ 14,99 tudo.
O que falar do DLC, How Saints Save Christmas, de Saints Row IV? Bonecos, música temática, guerra de bola de neve e até direito de fazer anjinhos com a galera depois daquele peru no jantar – uma loucura. Parece que o clima festivo dominou mesmo nossos heróis, e todos entraram no clima. Com a velha premissa de divertir sem compromisso, o pacote de expansão trouxe várias novidades inusitadas, como o trenó voador do Papai Noel e, claro, a roupa vermelha do bom velhinho.

Nada de folga no Natal

Se é ação e emoção que você procura no natal, nada melhor do que entrar na pele do Homem-Morcego e chutar alguns traseiros criminosos.

A vida de um herói não é nada fácil. Viver em perigo constante, ter a família e os amigos ameaçados diariamente e não possuir um horário fixo de trabalho, devem causar muitos problemas psicológicos nos mais despreparados. Se já não bastassem todos esses problemas, nem mesmo os feriados estão garantidos para os defensores da ordem e da justiça. Mas nenhum deles parece ter menos sorte do que o Batman, principalmente quando o assunto é natal. Em Batman Arkham Origins (Multi), o Senhor do Crime, Black Mask, oferece uma tentadora recompensa pela captura do morcegão, atraindo para Gothan City oito dos maiores assassinos do mundo em plena véspera de Natal, anos antes dos acontecimentos em Arkham City e Arkham Asylum.

Não foi dessa vez

Nada de folga para o morcegão.
Parece que o morcegão nunca tem sossego, principalmente nas vésperas do natal. Enquanto você aproveita o feriado, Batman tem que abandonar o peru da ceia para salvar Gothan, pois os bandidos de lá aproveitam a liberação da pena para o natal e aprontam nas ruas da cidade. Assim como em Batman Arkhan Origins, em Returns (SNES), a aventura se passa em uma noite de vésper de natal. A versão em 16-bits surpreende ao retratar com fidelidade o lado consumista das festividades de final de ano, com lojas decoradas com pinheiros reluzentes e uma árvore de natal gigante.

Realizando sonhos impossíveis


O grupo de agentes, Elite Beat Agents, também entrou no clima de natal! Dançando para incentivar as pessoas a superarem e alcançarem seus objetivos, os jovens dançarinos contam com uma missão exclusivamente natalina, chamada “A Christmas Gift”.  Ao som de You’re the Inspiration, precisamos cumprir a promessa de um pai para uma filha. Tendo prometido um presente para filha (uma namorada para o ursinho de pelúcia dela), o pai da garotinha infelizmente morre num acidente de carro antes de voltar para o natal, deixando a probrezinha esperando-o para sempre. Tristes, mãe e filha passavam um péssimo dia, até que entram em ação os agente bailarinos. Numa balada emocionante (segure as lágrimas, pois a coisa é forte), ajudamos a criança a realizar o seu antigo desejo. A música traz o espirito do pai morto, com uma ursinha nos braços, pronto para entregar a sua amada filha. Depois de um demorado abraço e com a promessa cumprida, a alma do pai retorna ao descanso eterno, deixando uma luz de felicidade para a vida daquele criança. Ainda me emociono só de lembrar dessa fase.

Faça seus amigos felizes em Animal Crossing

Um dos melhores momentos do Natal é a entrega dos presentes. É quase impossível dissociar as lembrancinhas das festividades. Em Animal Crossing, essa situação vai ao extremo. O Natal, também para não conflitar com nenhuma outra religião, chama-se “Toy Day”, algo como Dia do Brinquedo. Mas tudo é igualzinho ao Natal. Os pinheiros da cidade ficam enfeitados, os animais decoram as casas com uma série de móveis especiais de natal, além da roupa de Papai Noel, que fica à venda nas lojas durante todo o mês de dezembro.

O clima de Natal invade Animal Crossing.
Para completar o clima, no dia 24, à noite, Jingle, uma rena vestida de Papai Noel, aparece na sua vila pedindo ajuda para entregar todos os presentes dos animais que reisdem ali. O problema é que os presentes estão misturados, sem possuir nenhum tipo de identificação. Com isso, você tem que ficar todo o mês de dezembro conversando bastante com seus ansiosos amigos animais para descobrir exatamente o que eles pediram para o Jingle. Através do recolhimento de dicas ao longo das conversas, precisamos encontrar o presente certo para a felicidade geral da galera.

Escalando o lindo pinheiro

Assim como o Natal, jogar com um amigo é bem melhor.
Junte a magia da Disney com o clima natalino envolvente, e temos um dos momentos mais marcantes dos videogames quando o assunto é natal. Lançado para Mega Drive após o sucesso de Castle of Illusion, World of Illusion (MD) coloca o jogador no controle de Mickey e Donald na missão de escapar do mundo mágico feito de ilusão em que os dois foram aprisionados. Sozinho ou com ajuda de um amigo, a melhor parte é ter que escalar uma árvore de natal gigante toda revestida de enfeites e inimigos.

Dois feriados em um

Uma exótica mistura de Halloween e Natal, em Kingdom Hearts.
Os nossos queridos personagens da Disney também já precisaram superar desafios em clima de natal em outros jogos. Na magnífica série de RPG, Kingdom Hearts, fruto da parceria entre as gigantes, Disney e Square Enix, Donald e Pateta, em parceria com Sora, visitam um louco mundo que mistura Halloween e Natal. O cenário é baseado no filme em Stop Motion de Tim Burton, O Estranho Mundo de Jack. Nele, somos levados para um mundo que mistura o clima sombrio do dia das bruxas com a neve e os brilhos do Natal. O estágio é o Christmas Town, uma área dentro da enorme Halloween Town. Devidamente caracterizados, os protagonistas seguem à luz da lua cheia, particularmente mais brilhosa e sombria do que de costume.

Lembranças geladas

Que tal sair escorregando neste extenso escorregador enquanto salva alguns pinguins? 
Pode não se passar diretamente no natal, nem contar com o Papai Noel entre os personagens da aventura, mas um dos estágios que me fazem sentir no clima natalino e ficar envolvido com toda a magia desta época, é o estágio “Cool, cool mountain”, de Super Mario 64 (N64). Um clássico que alegrou gerações, possui neste nível aquele clima divertido, frio e descontraído, tão afim com o natal. Sentia-me com se realmente estivesse numa linda nevasca, deslizando pelo piso escorregadio, ou atolando nos amontoados de neve do estágio. A música deste cenário ajuda ainda mais a entrar no clima, trazendo consigo toda a alegria das montanhas geladas, ao mesmo tempo em que somos desafiados por malvados bonecos de neve, desfiladeiros íngremes, passagens não tão seguras e canhões que podem lhe impulsionar para locais elevados em busca das moedas vermelhas.

Estragando o natal

Uma criatura verde, asquerosa e malvada que odeia o natal (como pode existir algum ser vivo capaz de odiar o natal?) resolve criar um plano para impedir que os habitantes da pequena cidade de Quemlândia possam comemorar a data especial. Para tanto, na véspera do grande dia, o Grinch resolve invadir as casas das pessoas furtivamente e roubar delas tudo o que esteja relacionado ao natal, ou seja, seus presentes, a árvore, os pisca piscas, enfeites, tudo. Alguém precisa parar esse cara. Lançado para várias plataformas da geração 32 bits, é no Dreamcast que a beleza assassina do Grinch se destaca. Com gráficos mais detalhados, melhores texturas e um som menos ruim, é possível se divertir na pele do monstrengo.

Certo, você não gosta do natal, eu sei. Então ajude esse desalmado a destruir nosso clima de natal. Uma coisa eu garanto: não faltarão ajudantes para impedir seus planos.

Roubaram o Papai Noel!

Criaturas horrendas tentam estragar a nossa noite de Natal. Vamos a luta!
Para fechar nossa tour por terras geladas, nada melhor do que entrar no papel do próprio Santa Claus. Numa belíssima aventura ao melhor estilo plataforma, lançado inicialmente para Mega Drive, e só mais tarde para Super Nintendo (apenas em versão européia), é em Daze Before Christmas que somos encarregados de ajudar o bom velhinho a resgatar seus elfos mágicos, salvar suas renas e recuperar todos os presentes de Natal  roubados por um maldito boneco de neve que tenta a todo custo estragar um dos dias mais especiais de todo o ano. Vamos ajudar o nosso amigo de barba branca a salvar o Natal? Quem sabe ele não nos reserva um belo presente pelo ato de bondade.

Cuidado com o lado negro da força.

Até o Papai Noel tem um lado negro.
Aqui conhecemos o lado mal do ser mais puro e bondoso do folclore. Numa das características mais marcantes do jogo, o Papai Noel adquire a capacidade de se transformar em seu irmão gêmeo do mal, "Anti-Claus". Santa pode tomar a forma do seu lado do capiroto, uma versão diabólica do chefe do natal. Como Anti-Claus, ele é invencível, mas se torna incapaz de usar sua magia ou recolher os presentes.

Uma viagem inesquecível

Depois de fazer um passeio gelado entre diferentes consoles, nas mais variadas gerações, pelos momentos mais marcantes do natal nos videogames, seja ajudando, visitando e até fazendo o papel do próprio Papai Noel, é hora de você, leitor, decidir onde vai passar o seu natal. Já de antemão, desejamos a você um ótimo natal repleto de felicidades e videogames, e que possa, ainda, estar ao lado da sua família nas comemorações de final de ano, sempre com muito amor no coração. Nos vemos em 2015, aqui, neste mesmo horário, neste mesmo "canal".

Revisão: Jaime Ninice
Capa: Paula Beltrão Zanotelli 


Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google