Stage Select

Um Natal peludo e penado em Freezeezy Peak de Banjo-Kazooie (N64/XBLA)

Depois do perigoso pantano de Bubblegloop Swamp e antes do deserto de Gobi’s Valley, Banjo e sua parceira de mochila Kazooie e... (por Anônimo em 22/12/2013, via GameBlast)

Depois do perigoso pantano de Bubblegloop Swamp e antes do deserto de Gobi’s Valley, Banjo e sua parceira de mochila Kazooie estão prontos para enfrentar os desafios natalinos de Freezeezy Peak, o quinto mundo explorável dentro do castelo de Gruntilda em Banjo-Kazooie, bem a tempo das festas de fim de ano! Além de conter os dez tradicionais Jiggies e os cinco Jinjos multicoloridos, também é possível aprender um novo golpe, conseguir duas colmeias de vida extra e chegar mais perto de um dos maiores segredos de toda a série. Celebre o Natal conferindo o que esse gélido mundo tem a presentear!


Urso Noel

Uma das primeiras tarefas natalinas que Banjo e sua parceira penada precisam realizar em troca de peças de quebra-cabeça em Freezeezy Peak é recolher presentes para os filhos do urso polar Boggy, que mora no Iglu logo perto da entrada que conecta esse mundo com o castelo da bruxa Grunty.

O primeiro presente pode ser encontrado dentro da gigantesca árvore de natal, escalando seu tronco. O segundo presente está perto de uma pequena plataforma de neve, próximo ao boneco de neve gigante que fica no centro da fase. Já o terceiro presente fica sobre o nariz de cenoura do boneco de neve gigante. Uma forma fácil de alcançá-lo é voando com a ajuda de Kazooie.

Com a ajuda de Banjo, o natal da família de ursos polares e o primeiro Jiggy estão garantidos!

Preparativos de Natal

Outra importante missão que Banjo deve fazer para restaurar o espírito natalino desse monte nevado é redecorar o pinheiro com as tradicionais luzes pisca-pisca. O problema são os Twinkly Munchers comilões pelo caminho, que impedem que as luzinhas cheguem com segurança até seu destino. O objetivo aqui é protegê-las e permitir que no mínimo dez delas alcancem a árvore de natal antes do contador de 80 segundos terminar.

Pense bem antes de reclamar em arrumar sua árvore todo ano, depois dessa!
Uma vez que você tenha conseguido isso, a tarefa ainda não terá terminado. Mesmo enfeitado, as luzes ainda não se mantêm acesas. É necessário acertar um interruptor atrás do vaso da árvore de natal para ligá-las e, depois disso, voar por dentro da estrela no topo da árvore três vezes antes que a energia acabe. Dessa forma, elas ficarão acesas perpetuamente, o que também lhe recompensará com mais uma peça de quebra-cabeças!

 Depois de definitivamente decorada e ligada, a árvore de natal até mesmo adiciona efeitos especiais na música da fase!

Banjo de neve e os cinco Jinjos

Como em qualquer outro mundo de Banjo-Kazooie, aqui em Freezeezy Peak Banjo também tem a missão de reunir os cinco Jinjos coloridos espalhados pelo mapa em troca de um Jiggy. O clima gélido de inverno não vai ajudar muito nesse resgate, então confira a localização de cada um deles!
  • O Jinjo Azul pode ser encontrado no topo da enorme vassoura que o boneco de neve central está segurando.
  • O Jinjo Verde está escondido atrás de uma das casas, a que contém um Flight Pad em sua chaminé, na pequena vila próxima à toca do Mumbo.
  • O Jinjo Laranja fica dentro da caverna do leão-marinho Wozza, em uma pequena abertura na parede.
  • O Jinjo Roxo se localiza bem no topo da pilha de presentes da natal. É necessário usar o mortal de costas de Banjo para conseguir alcançá-lo.
  • Por fim, o Jinjo Amarelo fica dentro da toca esquelética de Mumbo, sob as prateleiras.

O Segredo da Chave de Gelo

Talvez uma das maiores atrações de Freezeezy Peak é o fato desse mundo resguardar um dos elementos principais do misterioso Stop ’n’ Swop, a Ice Key.

Em Banjo-Kazooie, a Ice Key podia ser encontrada em uma passagem selada dentro da caverna de Wozza, no mundo de Freezeezy Peak, que é apenas acessada através de um código especial concedido ao finalizar o jogo com todas as 100 peças de quebra-cabeça. Mesmo assim, juntamente com alguns ovos coloridos secretos, ela não adicionava nada de novo ao jogo. O mistério da chave de gelo só foi revelado vários anos depois, com muito esforço da comunidade de fãs e da união que a internet proporcionou.

O Stop ‘n’ Swop (uma brincadeira com a expressão “Pare e troque”) era uma idéia que a Rare pretendia utilizar para oferecer segredos extras entre os jogos da franquia e que consistia na técnica de desligar o Nintendo 64 enquanto ele rodava Banjo-Kazooie e rapidamente trocar a fita para o Banjo-Tooie entre aproximadamente 10 à 30 segundos. Esse intervalo era, originalmente, o tempo que o Nintendo 64 demorava para limpar e resetar sua memória RAM. Isso significava que, por até 30 segundos, mesmo que nenhum cartucho estivesse sendo usado, o console ainda “lembrava” de dados importantes do jogo anterior.
Quando Banjo-Tooie, o segundo jogo da série, fosse ligado à um Nintendo 64 sob essas circunstâncias, ele detectaria os dados de Banjo-Kazooie retidos nessa memória volátil, destravando conteúdo exclusivo e transferido itens secretos, como a própria Ice Key, para a segunda aventura.
Quando a Nintendo revisou o hardware do Nintendo 64 em 1999, um ano depois do lançamento de Banjo-Kazooie, ela reduziu esse atraso de reset da memória RAM de 30 para apenas 3 segundos e essa técnica se tornou impraticável, precisando ser cancelada.

Já pode parar de tentar: em Banjo-Kazooie, a Ice Key realmente não faz nada
Mesmo com a técnica se tornando inviável, a Rare prosseguiu em manter os segredos em Banjo-Tooie, com a diferença de que a Ice Key e os outros seis ovos misteriosos poderiam ser novamente coletados no segundo jogo. A Ice Key de Banjo-Tooie pode ser encontrada facilmente perto da área inicial do jogo, e serve para destrancar um cofre de gelo que guarda um Mega-Glowbo usado pra transformar Kazooie em um dragão. O “segredo” é que essa transformação originalmente deveria ser exclusiva para os donos de ambas as versões do jogo, particulamente para aqueles que adquiriram a Ice Key de Freezeezy Peak e que poderiam comprovar esse feito através do Stop ‘n’ Swop entre cartuchos.

A transformação Kazooie-Dragão de Banjo-Tooie era originalmente exclusiva aos jogadores que completaram o primeiro jogo com todos os Jiggies
Como um “quebra gelo”, a Rare resolveu implementar um sistema similar ao Stop ‘n’ Swop na versão Live Arcade de Banjo-Kazooie, destrancando peças exclusivas em Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts (X360).
As aventuras não param por aí. Dentre corridas com trenós, escaladas de homens de neve gigante e se disfarçar de leão-marinho, tudo isso não é nem a “ponta do Iceberg” do que você pode encontar em Freezeezy Peak. Como forma de comemorar o Natal, que tal retornar à essa terra nevada e redescobrir os outros segredos que aguardam o urso e a passarinha? Ah, e é claro...
Boas festas!
Revisão: José Carlos Alves
Capa: Stefano Genachi

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google