Perfil

Direto de Monster Hunter, conheça Barroth, o lutador da lama

Na sequência dos perfis de monstros da franquia Monster Hunter, chega a hora de afundarmos o pé na lama para falar de Barroth, o monstro cabeça-de-pá.

Monster Hunter cativa muitos jogadores pela beleza magnífica de seus monstros. A possibilidade de encontrar as mais exóticas criaturas reagindo das mais variadas maneiras com certos ambientes é, no mínimo, incrível. Mais incrível ainda é poder desafiar e matar essas monstruosidades sem nenhum peso ecológico na nossa consciência (agraceçamos aos videogames por isso).




No meio da infindável e crescente lista de monstros da franquia, surge um que, como a maioria, traz muita dor de cabeça para os caçadores. Com um crânio em formato de escavadeira, velocidade de corrida acima da média e uma armadura natural de barro e lama, Barroth é um dos mais inusitados monstros terrestres da franquia.

Uma escavadeira de escamas 

Barroth é, assim como Deviljho, um Brute Wyvern. Esse tipo de Wyvern tem como característica principal se assemelhar aos dinossauros carnívoros bípedes. Ao contrário dos gigantescos parentes nômades, os lagartos da lama chegam no máximo aos 17 metros de altura, se equiparando ao tamanho médio dos Brachydios.

Uma das suas peculiaridades é sua rígida carapaça formada por placas sequenciadas. Essas grossas placas vão da ponta de sua cauda até o crânio, que é sua marca registrada. O apelido Shovel Head  (cabeça de pá, em tradução livre) resume bem a função da protuberância: ele usa o crânio peculiar para escavar o solo e se esconder de predadores.

Como suas narinas ficam na parte mais alta do seu crânio, ele pode ficar horas somente com uma pequena ponta de sua testa para fora do solo. Como seu habitat natural é o deserto, ele utiliza essa técnica para fugir do sol durante o dia e também para se aquecer durante o rígido período noturno do deserto.

Ele vai nos comer! Só que não…

Outra das características peculiares de Barroth é o fato dele não ser carnívoro. Sim, caçadores e caçadoras! Esse abominável lagarto de terra é um comedor de insetos. Sua dieta favorita se resume aos formigueiros de Altaroth localizados em algumas regiões desérticas, o que garante a presença desses lagartos nos ambientes mais áridos, como Sandy Plains

O que faz Barroth ser tão agressivo e voraz não é sua fome ou instinto predador, mas sim seu senso de territorialidade fortíssimo. Um monstro desses pode ficar horas sem se mover, esperando que as suas saborosas Altaroths saiam de suas tocas. Dessa forma, os caçadores que não querem topar com ele podem passar despercebidos pelas suas áreas.

O problema começa quando o cabeça-de-pá se sente ameaçado. Ele dá um longo e profundo rugido de aviso, para que o invasor dê valor a sua vida e saia já dali. Caso contrário, ele vira uma máquina incontrolável de matar, levantando tudo que está em seu caminho. Isso o torna bem perigoso.

Mas, afinal, por que lama?

A marca registrada dos Barroths é, com certeza, a lama. Esses lagartos gigantes possuem um método diferenciado de sobreviver no deserto. Em regiões barrentas, eles usam o seu crânio para se afundar até que alcançem a lama fresca do subsolo. Dessa forma, se protegem do calor do deserto, de possíveis predadores como Rathian e o próprio Deviljho, e ainda garantem uma outra habilidade.


Barroths, por conta da sua anatomia formada de placas de escamas sequenciadas, acumulam muita lama em seu corpo, criando uma espécie de armadura natural que reforça sua defesa. Essa lama endurece, virando barro, e protege o monstro por um período de tempo considerável. Para os caçadores, é importante que foquem seus ataques primeiramente nos pontos cobertos de barro, para que essa se solte e a defesa da criatura diminúa. 

Os problemas da lama do Barroth são, basicamente, dois: quando o barro se solta totalmente do seu corpo, ele volta correndo para as áreas barrentas e começa a rolar no chão, para acumular mais lama entre suas placas escamosas, recuperando assim sua armadura natural. O segundo problema é o fato dele conseguir usar essa lama para atacar, se sacudindo de forma semelhante a um cachorro. As grossas camadas de lama voam do seu corpo e, se acertam os caçadores, os deixam impossibilitados de usar armas por alguns segundos.

O segredo então é ficar longe da lama! Só que não, de novo…

Com o problema dele utilizar muito o terreno árido dos desertos para se defender, lutar contra essa criatura se torna uma desvantagem clara. Fora o envolvimento com o barro, Barroths usam seu crânio como um verdadeiro arado, limpando a terra em seu caminho, e você, se estiver no caminho dele também!


Fora o crânio, esses lagartos da lama ainda possuem fortes patas traseiras que são seu único ponto de contato com o chão quando estão herétos. Suas patas, assim como seu crânio, são duas das partes mais resistentes do seu corpo, o que só dificulta a vida dos caçadores. Como se não bastasse, ele ainda usa a boa e velha cauda para causar bons danos nos desavisados.

Mas aí o jovem caçador, cansado de morrer para essa espécie de monstro pensa: “estou cansado disso! Não aguento mais desertos! Vou procurar ambientes mais gelados para caçar, e que não tenham LAMA!!!”. Pois, para acabar com os seus sonhos, lhes apresento um primo próximo do Barroth, que não vive na lama:

  • Jade Barroth: Essa subespécie de Barroth migrou para outro tipo de região desértica: as Tundras. O Barroth de Jade possui uma coloração adaptada para os ambientes gelados e seu crânio é levemente mais avantajado que de  seus irmãos calourentos. A escassez de lama nas áreas geladas não são um problema, pois no lugar disso, ele utiliza a neve para criar uma armadura natural,  que acaba sendo mais resistente do que a do seu parente barrento. Por conta da presença rara de insetos no gelo, essas criaturas são bem mais agressivas e raivosas do que os Barroths comuns.

Água mole em pedra dura…

Barroth pode não ser um dos piores e mais aterrorizantes monstros da franquia, nem estar no topo da sua cadeia alimentar, mas isso não diminui o fato dele dar bastante dor de cabeça nas primeiras vezes que o hunter for enfrentá-lo. Como já foi dito aqui, uma das dicas é mirar primeiro em sua armadura de lama, de preferência usando armas que utilizem água como elemento base.



Se for possível trabalhar em equipe, quando a lama ou o barro já se soltaram totalmente do corpo da criatura, armas do elemento fogo passam a causar mais dano nele. Lembrando que armas de corte (como Sword and Shield, Dual Blades, Long e Great Swords) e de impacto (Hammers) são mais indicados contra ele. E, como já é de praxe, arrebentar a cauda do bicho primeiro é sempre uma boa opção.

Infelizmente, Barroth não estará presente em Monster Hunter 4 Ultimate (3DS), mas é possível encontrá-lo no seus antecessores, Monster Hunter Tri (Wii) e Monster Hunter 3 Ultimate (3DS/Wii U). Aliás, Barroth foi um perfil de monstro escolhido pela maioria de vocês, leitores. Quais os próximos monstros que vocês acham que merecem um perfil aqui no Blast? Comentem!

Jogos nos quais Barroth aparece:
  • Monster Hunter Tri (2009, Wii);
  • Monster Hunter Portable 3rd (2010, PSP/PS3);
  • Monster Hunter 3 Ultimate (2013, 3DS/Wii U).

Revisão: Marcos Silveira
Capa: Stefano Genachi


Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google