Jogamos

Análise: Monument Valley (iOS) o leva a um mundo de geometrias ilusionárias

Monument Valley (iOS) é um quebra-cabeça que usa plataformas geométricas para confundir e lhe fazer pensar qual caminho irá tomar.

Se você é um feliz possuidor de um iPhone ou de um sistema Android, não perca tempo e baixe logo o seu Monument Valley. O game foi lançado recentemente e já aparece como um dos jogos mais interessantes e criativos para o sistema. Veja nas linhas abaixo o que você deve saber para comprar este lindo título da USTWO.

Minimalista e desafiador

Linda abertura!
Estas duas palavras definem bem Monument Valley. Ele sabe dosar bem suas qualidades e vai por assim seguindo o fluxo a cada nova missão. Sua tarefa será ajudar um ser a percorrer diversos caminhos, compostos por figuras geométricas, para chegar até o outro lado da fase. Mas não pense que será fácil, muitas ilusões e desafios te esperam.

Uma das coisas mais legais e a principal atividade de Monument Valley será preparar o seu caminho para atravessar as plataformas. E elas serão, digamos, um pouco desafiadoras. Algo que você não enxergava ser possível logo se transforma com o movimento das peças, que se confundem, através da falta de contorno, com as outras em diversos planos distintos.

Os blocos podem, se arrumados em uma determinada posição, alinhar-se a outros de distância antes longe ou em planos de altura diferentes, mas que agora se cruzam com a mudança de posição das peças. Um pouco de ilusão é sempre bem-vindo para quebrar nossos neurônios, não é mesmo?

Não bastasse tudo isso, ainda temos alguns corvos que irão bloquear caminhos, além de alavancas e botões que farão com que sua experiência se torne ainda mais proveitosa com a diferenciação dos cenários. E é sobre estes que falaremos agora.

Direção de arte digna de um Limbo

Composto por cenários místicos e cada quais lindíssimos, Monument Valley usa e abusa de cores místicas e cenários vigorosos para dar aquele clima de 'uau!' no jogador. Várias serão as vezes em que você se pegará surpreso e animado ao mesmo tempo, querendo mostrar a quem estiver por perto a mais nova cena que se apresenta. São laranjas pálidos, vermelhos nublados e outros coloridos tropicais que darão todo o clima singular aqui.


A trilha sonora segue o estilo minimalista, muito semelhante a LYNE, com toques de notas arpejadas ao mover plataformas e sons de fundo vibrantes. Como disse, algumas notas musicais acompanham o movimento das peças que se confundem neste quebra-cabeça imenso.

Jogo para ter?

Com Monument Valley sua vida será mais feliz! Por quê? Não é todo dia que vemos um puzzle nestes termos, com inovação acrescido de visuais e trilha sonora interessantes. Não perca mais um título que o fará desbravar as profundezas de sua mente e raciocínio neste jogo que aproveitará muitas das qualidades inertes a sua capacidade lógica e de visão espacial. Boa aventura!

Prós

  • Novas ideias e por um preço acessível;
  • Ótimos sistemas multimídia e de arte;
  • Interessantíssimo quebra-cabeça, com desafios pra lá de interessantes!

Contras

  • Duração pequena do jogo, contando com apenas 10 fases;
  • Falta de extras após o término.
Análise: Monument Valley - iOS - Nota: 9.0
Revisão: Catarine Aurora
Capa: Daniel Silva

Jaime Ninice é cravista, formado pela UFRJ, e mestre em música na mesma instituição. Sua paixão por games, eventos e revistas o levou a escrever e revisar artigos desde 2010 no @Blast. Hoje é redator das publicações impressas sobre retrogames WarpZone.me
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google