Jogamos

Análise: Em Doctor Who Legacy (Android) você encara diversos desafios e paradoxos a bordo da TARDIS

É inegável que o show britânico Doctor Who está em alta. Desde o seu retorno, em meados de 2005, o simpático Doutor vem conquistando cad... (por Clínica Miller em 12/02/2014, via GameBlast)

É inegável que o show britânico Doctor Who está em alta. Desde o seu retorno, em meados de 2005, o simpático Doutor vem conquistando cada vez mais fãs ao redor do mundo. E, como tudo que faz sucesso, Doctor Who tem uma infinidade de produtos licenciados, entre eles alguns videogames. E, comemorando os 50 anos da série, fomos agraciados com o viciante puzzle game Doctor Who Legacy.

A TARDIS, a famosa
espaçonave do Doutor
Se você não conhece nada sobre a história do show, aqui vai um pequeno resumo: o Doutor, um alienígena da raça conhecida como Time Lords, do planeta Gallifrey, viaja pelo espaço-tempo a bordo da TARDIS, sua emblemática espaçonave com formato de cabine telefônica azul. Sempre acompanhado de um ajudante humano, o Doutor visita eventos históricos e, é claro, acaba se metendo em diversas enrascadas.

Um fato interessante sobre o Doutor é que, quando ele morre, seu corpo se regenera em um novo; ou seja, ele volta à vida com rosto, personalidade, gostos e trejeitos diferentes. Não é à toa que Doctor Who seja a série de TV há mais tempo no ar. É claro que a série é muito mais do que isso, e quem é fã sabe muito bem disso.

Um paradoxo do pretérito imperfeito complexo da teoria da relatividade

Em Doctor Who Legacy, os Sontaran, uma raça de seres obcecados por guerras, finalmente conseguem tecnologia para viajar no tempo e, é claro, utilizam essa nova possibilidade para visitar os principais conflitos da história. Seu objetivo: transformar o universo em um enorme playground bélico. O problema é que nosso amigo Doutor visitou a maioria desses eventos ao longo de seus mais de 1000 anos de idade… e, ao viajar no tempo para tentar parar os Sontarans, o inevitável acaba acontecendo: o Doutor se encontra com suas diferentes versões, causando violentos paradoxos.

Cinco Doutores já estão disponíveis, e um sexto está a caminho!

Pois é, para um puzzle game no estilo de Candy Crush, Doctor Who Legacy tem uma história e tanto. E não é para menos: produzido pelo pessoal da Tiny Rebel Games, fãs declarados de Doctor Who, era de se esperar muito capricho e qualidade. Além de que o jogo tem 50 anos de histórias interessantes e tocantes para utilizar, então conteúdo é o que não vai faltar. Até porque, nesse meio século de existência, o Doutor já visitou uma infinidade de planetas e conheceu incontáveis personagens.

Crystal Crush?
A jogabilidade em DW Legacy é bem simples, basta mover as peças para agrupá-las. Quando reunidas ao menos 3 pecinhas de mesma cor, elas se desfazem e se convertem em ataque do seu time, que pode ter até seis membros, contra o time adversário. Cada personagem tem uma habilidade, como curar o time ou causar uma determinada quantidade de dano nos inimigos, e essas habilidades vão se fortalecendo conforme os personagens vão aumentando de nível e trocam de ranking.

Ao final de cada batalha seu time recebe um valor em experiência, e com isso o nível de cada membro da equipe vai subindo (e, ao melhor estilo RPG, é possível distribuir stat points entre HP, Attack e Heal). Ao final de cada turno das batalhas também é possível receber Time Fragments, que são usados para aumentar o ranking dos personagens sempre que eles chegam a um nível múltiplo de 10.

Seu time divide apenas uma barra de HP, que vai diminuindo a cada ataque dos adversários, mas é possível recuperá-la agrupando peças rosas ou utilizando personagens que tenham habilidade de cura. Como cada personagem tem um tipo de habilidade e cor diferentes, é importante montar um time balanceado tendo em vista, inclusive, essas características dos diferentes Doutores disponíveis no jogo. Até o fechamento dessa matéria estavam disponíveis cinco Doutores diferentes, cada um com um tipo de habilidade único. Como mais de 12 atores já interpretaram diferentes versões do Doutor, é de se esperar que todas as encarnações do nosso Time Lord favorito dêem as caras em DW Legacy em breve.
Conquistas
Doctor Who Legacy recebeu recentemente uma atualização que o integrou com a Google Play Games, permitindo assim que o jogo conte com um sistema de conquistas. Além disso, agora também é possível salvar seu progresso na nuvem!

Jogue à vontade, pague se quiser

Diferente dos incontáveis jogos “casuais” que pipocam no Facebook e smartphones, onde você tem um limite de jogadas diárias e deve comprar moedas virtuais para dar continuidade à jogatina, em Doctor Who Legacy a coisa funciona de forma diferente. Aqui você pode jogar à vontade, não há limitações de jogadas. Quer jogar o dia todo? Fique à vontade! “PARA PARA PARA PARA, mas como raios eles vão ganhar dinheiro para continuar atualizando o jogo sem vender moedas virtuais?”, pergunta o leitor mais atento. E eu lhe respondo: existe, sim, um tipo de moeda virtual no jogo.

Os Time Crystals, moeda corrente em DW Legacy, são usados para comprar sets de personagens ou para continuar uma partida terminada em Game Over. A compra desses cristais também dá acesso à Fan Area, caso sejam compradas ao menos 6 unidades em uma mesma transação. Mas não se preocupe: se não quiser gastar dinheiro, esses cristais também podem ser recebidos ao final das batalhas, mas isso é bem raro de acontecer.

Essa área, ao ser desbloqueada, dá acesso a diversos estágios de diferentes níveis de dificuldade, e somente pode ser acessada por aqueles que contribuíram com a compra de cristais. Por vezes, personagens dão as caras primeiro na Fan Area (e, normalmente, com rate drop de 100%!), aparecendo nos estágios abertos somente cerca de um mês depois. Confesso que comprei alguns cristais, mesmo tendo dito para mim mesmo que não gastaria meu dinheiro com moedas virtuais. Porém, não apenas a Fan Area me interessou, como me senti totalmente inclinado a contribuir financeiramente com a equipe da Tiny Rebels, que trouxe um jogo de qualidade totalmente viciante.
Adeus, bateria!
Doctor Who Legacy é muito bonito. Bem colorido, com personagens bem desenhados e bons efeitos visuais e sonoros, o jogo é realmente uma coisa linda de se ver. Mas, infelizmente, há um preço a se pagar: a bateria do smartphone é devorada pelo jogo. Em poucas horas de jogatina é possível ir de 100% a 0% sem dificuldade. Por isso, é bom deixar pra jogá-lo por horas seguidas somente se tiver um carregador à mão. E uma tomada, claro.

Trazendo os mais famosos inimigos, como Daleks e Cybermans, dezenas de ilustres ajudantes do Doutor e diversos estágios baseados em vários episódios da série, Doctor Who Legacy é aquele tipo de jogo que dá gosto de jogar. Não apenas pela carga emocional que um jogo desses carrega, principalmente para quem é fã da série, mas também pelo esmero com o qual a equipe trata sua criação. Uma prova disso é que constantemente são disponibilizados códigos promocionais no site da Tiny Rebels, que vão desde liberar personagens a garantir uma boa quantidade de Time Crystals.

Prós

  • 50 anos de Doctor Who na palma da sua mão;
  • História interessante, repleta de paradoxos temporais e tecnoblablablá;
  • Jogabilidade simples, mas demanda certa estratégia;
  • “DLCs” gratuítos frequentemente liberados no site dos desenvolvedores;
  • Suporte a conquistas e salvamento na nuvem;
  • Bom design de personagens e estágios, bastante fiéis ao visual da série.

Contras

  • Devora a bateria do smartphone;
  • Salvamento na nuvem não salva cristais.
Doctor Who Legacy - Android - Nota: 9,0
Revisão: Alex Sandro
Capa: Sybellyus Paiva

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google