Jogamos

Análise: Sou uma coisa, um lugar, uma pessoa e vim dos tabuleiros; você sabe quem eu sou? Conheça Perfil (iOS/Android), uma ótima alternativa de multiplayer local

O multiplayer local é algo que perde espaço cada vez mais para o multiplayer online, que permite que você jogue contra qualquer pessoa do ... (por Gabriel Toschi em 15/12/2013, via GameBlast)

O multiplayer local é algo que perde espaço cada vez mais para o multiplayer online, que permite que você jogue contra qualquer pessoa do planeta (e até mesmo com quem está do seu lado, se ele estiver em outro aparelho). Quem diria que o jogo que vamos falar hoje veio das plataformas mobile - nas quais a jogatina sozinho é bem mais comum - e consegue dar um grande exemplo de como se joga com os amigos do seu lado usando um único celular?

Sou uma coisa… Ou seria um lugar?

Perfil é um dos jogos de tabuleiro mais conhecidos em terras brasileiras. Vendido pela Grow, ele tem uma proposta baseada em acertar coisas, lugares ou pessoas por meio de dicas, dadas pelas cartas do jogo. A ideia da versão mobile é ter a mesma experiência da versão original utilizando apenas um celular.

No modo multiplayer, cada jogador recebe um peão, de uma cor diferente. O primeiro jogador começa como mediador e é o responsável por ler as dicas e verificar se a resposta está correta. Com o fim da rodada, ele passa o celular ou tablet para o jogador ao seu lado, que se torna o novo mediador. Viu como é simples? E é isto que o aproxima do tabuleiro original: realmente parece que você está com o baralho de cartas, com o tabuleiro, com as peças, tudo na sua mão.

O jogo é gratuito, mas só vem apenas com a versão Lite do baralho do Perfil 4. Os outros podem ser comprados no Google Play ou na App Store por valores bem acessíveis, o que permite você escolher se quer investir mesmo. Com isso, Perfil se torna uma ótima alternativa para jogatina multiplayer. Multiplayer!

Não tente jogar sozinho!

BOOOORING!
Perfil ainda traz um modo singleplayer, chamada de Rodada Relâmpago, onde você joga uma rodada sozinho, com o próprio jogo sendo o mediador. Você começa a receber as dicas na ordem numerada e pode dar um palpite a cada dica. O único problema é que é extremamente chato e pode ser comparado a você pegar a carta do tabuleiro e começar a ler sem ninguém do seu lado.

O pior é que as dicas não vem em ordem de dificuldade e nem mesmo aleatória, e sim na ordem numerada. Então, em certa carta, você pega uma dica bem óbvia já de primeira e, em outra, você só encontra dicas bem difíceis nas primeiras que você pegar. Além de ser maçante, ele ainda tem um quê de sorte nada bem-vindo.

Chame os amigos, pegue seu celular e vamos jogar

Perfil é uma ótima opção quando você está com seus amigos em algum lugar e não tem o que fazer. A interface dele é simples e, mesmo com a falta de sonoplastia, você não terá problemas para se divertir bastante. É de graça com o baralho inicial de cartas no Google Play e na App Store e, desde que você não tente jogar sozinho, se tornará um dos seus jogos preferidos no dispositivo mobile.

Prós


  • Jogabilidade simples que remete à mecânica original do tabuleiro;
  • Interface sem enrolações e bem direta;
  • Baralhos podem ser adquiridos por preços acessíveis;
  • É de graça para Android e iOS!

Contras


  • Modo singleplayer é chato e bem inferior ao multiplayer;
  • Sonoplastia nula.

Perfil - iOS/Android - Nota: 8,5
Revisão: Rafael Neves
Capa: Felipe Araujo


sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google