MeetUp da Video Games Live 2013 acontece no Rio de Janeiro e reúne muitos fãs de Game Music em um “show” de entrosamento

Criado em 2005 e tendo iniciado no Brasil em 12 de novembro de 2006 no Rio de Janeiro e depois, dia 19, em São Paulo, a Video Games Live ... (por Jaime Ninice em 05/10/2013, via GameBlast)

Criado em 2005 e tendo iniciado no Brasil em 12 de novembro de 2006 no Rio de Janeiro e depois, dia 19, em São Paulo, a Video Games Live comemora sua oitava apresentação consecutiva no Brasil, com concertos de Game Music, artistas variados, montagens, concursos de cosplay, apresentação de bandas e solistas e muito mais o que os fãs gostam. Contudo, o evento que esteve presente na cidade do Rio de Janeiro em todas as edições passadas, não conseguiu o patrocínio para esta ocasião e, em vista disso, a organização preparou um MeetUp em frente à praia, com conversas, encontros e um contato ainda maior com o público, algo nunca antes feito e que rendeu boas histórias.

Preparativos para o concerto anual da VGL 2013

O evento no Facebook apareceu de última hora, mas aconteceu nesta sexta-feira, dia 4 de outubro, das 18:00 às 22:00. Atraindo uma centena de pessoas para o local - que não poderia ser melhor: praia de Copacabana, em frente ao Rio Othon Palace (Av. Atlântica, 3264) -, o encontro, por assim dizer, prometia um contato mais fechado com os organizadores do show, que puderam esclarecer dúvidas, falar sobre os games futuros e divagar sobre os gostos e melhores performances nos shows passados.

Assim chegando, já podíamos ver a bandeira do Brasil hasteada na areia, com um grupinho fazendo uma roda, onde no centro estava Tommy Tallarico, atendendo a perguntas e se divertindo com o entusiasmo da galera. Tommy explicou que, apesar de tentar e querer muito, não conseguiu patrocínio para realização do show no Rio de Janeiro. Restando-nos esperar o próximo ano, para que eles posam voltar com tudo na cidade de estreia do evento no país.

Tommy também foi recebido por artistas locais da praia com muita alegria

O público pôde mostrar seus dotes artísticos e capturar alguns autógrafos direto da fonte

Também foi momento de muitos pedidos, músicas como as das séries Megaman X e F-Zero estavam entre as mais requisitadas. Passagens engraçadas, mímicas e situações de risadas eram constantes e foi o ar da graça para quem esteve no local, além de jogatina para quem levou os portáteis.

Galera em massa aparece com seus 3DSs ligados a todo vapor! E que venham as luzes verdes dos StreetPass!

Contato direto com os fãs e muita zoeira

Muitos fãs que estiveram no local tiveram a oportunidade de mostrar alguns de seus dotes artísticos ao Tommy e seus amigos integrantes da orquestra, que irá se apresentar neste domingo, dia 6, em São Paulo. Figuras como o regente Emmanuel Fratianni e a cantora Jill Aversa estavam também no local curtindo um bom bate-papo entre os fãs, muitos também artistas, por sinal, e que rendeu uma boa noite de saldo positivo para quem foi.

Emmanuel Fratianni também aparece no evento
Presente na VGL desde 2008, Emmanuel Fratianni também é atuante na direção de produções musicais para filmes, TV, além de já ter atuado frente às principais orquestras dos EUA e também de países como Chile, Malásia e Pequim, o maestro reconhece que há 10 anos não pensaria estar trabalhando como regente de Game Music, e que a vida deum artista é muito corrida, com viagens o tempo todo, o que causa um certo desgaste, mas que a recompensa disso tudo é nunca ficar entediado.

Jill Aversa é a cantora convidada desta vez e atuará em diversas músicas, incluindo um acompanhamento de coral, que provavelmente também estará atuando em São Paulo. A artista, graduada na Peabody Conservatory of Music, já ganhou prêmios e apareceu em diversos projetos, como nos álbuns Origins e Throug Sand and Snow
Atualmente, o projeto para um novo DVD, versão 3 da Video Games Live, atingiu a quantia pretendida
no Kickstarter e será confeccionado em breve, além de mais produtos que estão por vir. Vida longa à Video Games Live!

Tommy Tallarico conversa com o público, tira dúvidas e fala de jogos, filmes, entre outros assuntos

Entrevista com o astro da VGL, Tommy “Tall”

Apesar dos fãs estarem fazendo perguntas em massa e do clima descontraído, não poderíamos deixar de capturar algumas importantes questões, em uma entrevista para os nossos leitores. A conversa, na íntegra, vocês conferem abaixo:

GameBlast: Como é a sensação de estar representando a Video Games Live pelo oitavo ano consecutivo no Brasil?
A VGL está bem representada no Brasil!
Tommy Tallarico: Eu acho ótimo. Digo que o Brasil é o único país fora dos Estados Unidos que nos recebe pela oitava vez e isso não aconteceu com mais nenhum outro, exceto os EUA. É uma honra dizer que, seja em qualquer lugar que nos apresentamos, o Brasil tem o melhor público, o mais sonoro, vibrante, apaixonado, e o que nos recebe da melhor forma. Amo isso e este é o motivo pelo qual espero voltar no próximo ano aqui e em outros lugares.

GameBlast: Como se deu a ideia de realizar um encontro em frente à praia de Copacabana?
TT: Isto se deu porque estamos com os nossos promotores locais e realmente estávamos tentando realizar o concerto no Rio de Janeiro. Todos os anos, desde 2006 até hoje, realizamos a VGL nesta cidade tendo deixado São Paulo de fora uma vez. Por causa de um monte de complicações e dificuldades com o Ministério da Cultura, as Olímpíadas e diferentes coisas acontecendo no Rio agora, como também os direitos e a viabilidade do local, o show no Rio não pôde acontecer. Assim, deixar de ter uma apresentação no Rio de Janeiro é algo que me deixa realmente triste e muitos da cidade também. Eu viria para o Brasil e por que não aqui? E é isso que fizemos também para não deixar o público daqui triste. 

Noite de autógrafos e muitas conversas
GameBlast: Quais os novos jogos que você considera importante para a cena da Game Music?
TT: Para a música, a mais importante está sendo a do jogo Destiny, que será lançado em 2014. Sua música foi escrita por Martin O'Donnell, que é o cara por trás da trilha sonora de Halo, e foi escrita em conjunto com Paul McCartney, dos Beatles. Tocamos a música composta pelos dois em nosso show e isto foi inacreditável, sendo também a razão pela música ser incrível. A música de Assassin’s Creed IV: Black Flag também é muito boa, mas Destiny é a preferida do público que iremos trazer.

A equipe GameBlast aproveitou o momento com Tommy
GameBlast: Qual a música que você mais gosta de tocar na Video Games Live?
TT: Ah, esta é uma boa pergunta. Provavelmente Castlevania ou Chrono Trigger/ Chrono Cross, e Street Fighter 2 também é especialmente muito divertido no Brasil, quando Blanka aparece na tela. Então são essas as que mais gosto de tocar.

GameBlast: Você pensa em trazer mais games ao show, como F-Zero, Breath of Fire, Mega Man X e outros.
TT: Sim, estamos trabalhando em algumas músicas agora para trazer no próximo ano. Entre os games novos estão alguns como Destiny, AC IV: Black Flag e Monkey Island. Outros games em que estamos trabalhando são Katamari Damacy, aquele… deixa eu me lembrar… Objection! [todos: Phoenix Wright], Phoenix Wright! [risos], Super Mario World, Opera, de Final Fantasy VI e também uma ópera contida em Devil May Cry 3 e 4, Legend of Mana/ Secret of Mana, Earthbound, entre outras que iremos trazer no próximo ano. Ah, e League of Legends! Também estamos trabalhando agora em Dota (Defense of the Ancients) 2; qual vocês mais preferem, Dota ou League of Legends? [todos: League of Legends!]. Então no próximo ano nós traremos League of Legends também. 

Super Mario em clima tropical e dando seus pulinhos
GameBlast: Como compositor, em quais títulos está trabalhando agora?
TT: Em nenhum, nada de música além da Video Games Live, pois não tenho tempo para mais nada além dela.

GameBlast: Nós esperamos que tenha um grande show em São Paulo e que venha aqui no próximo ano. Qual a mensagem que deixa para os fãs do Rio de Janeiro e do Brasil?
TT: Muito obrigado, creio que dois daqui estarão em São Paulo também. Com certeza estaremos aqui no Rio de Janeiro no próximo ano! As Olimpiadas não podem nos deixar de fora. Para os fãs do Rio, pedimos desculpas por não conseguirmos realizar o show este ano, eu tentei, mas não tenho controle sobre estas coisas, não foi erro meu e certamente iremos voltar no ano que vem com um novo show. Vocês não irão perder nada, traremos tudo que não foi feito aqui para a próxima Video Games Live. Para os fãs do Brasil, eu tenho que dizer obrigado pelo apoio desde o início. Nenhum outro país além dos EUA teve o concerto por oito anos consecutivos!

GameBlast: Obrigado pela entrevista. E em 2014 esperamos ter 4 horas de show!
TT: Yeah! Isso é uma boa ideia [risos de todos]. Definitivamente faremos um show maior para o próximo ano!

A galera aproveitou para dar uma palhinha das músicas que serão tocadas na VGL 2013
Confira as coberturas das edições passadas da Video Games Live no Brasil:

Confiram quando e onde será o evento em São Paulo e  não percam mais uma edição da Video GamesLive Brasil 2013:
Local: Chácara Santo Antônio - R. Bragança Paulista, 1281, São Paulo/SP
Data: 6 de outubro de 2013

E vocês, leitores, quem foi e o que acharam deste encontro? Quem irá na VGL SP 2013? Deixem seus comentários e bora ouvir Game Music!


Colaboração: Roberto Rezende e Filipe Salles
Revisão: Ramon Oliveira de Souza
Capa: Daniel Machado

Jaime Ninice é cravista, formado pela UFRJ, e mestre em música na mesma instituição. Sua paixão por games, eventos e revistas o levou a escrever e revisar artigos desde 2010 no @Blast. Hoje é redator das publicações impressas sobre retrogames WarpZone.me
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google