Valve finalmente revela seu "console", conheça as Steam Machines e tenha a chance de receber um protótipo

Aos poucos a Valve vai revelando seus planos para o futuro dos jogos. Primeiro foi o SteamOS , sistema operacional baseado em Linux otim... (por Bruno Grisci em 25/09/2013, via GameBlast)

Aos poucos a Valve vai revelando seus planos para o futuro dos jogos. Primeiro foi o SteamOS, sistema operacional baseado em Linux otimizado para jogos e para interação com controles e exibição em televisões. Hoje, a empresa anunciou o que muitos rumores apontavam como o "Steam Box", um console próprio da companhia para competir diretamente com a Sony, Microsoft e Nintendo. O detalhe é que não se trata de um aparelho proprietário exclusivo, e sim uma linha de hardware rodando o SteamOS para ser ligado na TV da sala de estar.


As "Steam Machines", como foram chamadas, serão desenvolvidas por diversas empresas e cada uma terá tamanhos, preços e configurações diferentes. Em comum, apenas o sistema operacional SteamOS. A própria Valve está desenvolvendo um protótipo, e distribuirá 300 deles entre usuários do Steam para avaliar suas impressões. Destes, cerca de 30 serão selecionados por suas contribuições em programas anteriores da companhia, e os demais serão sorteados aleatoriamente dentre todos que preencherem os seguintes requisitos:
O prazo final para se tornar elegível é 25 de outubro, e todos que completarem os passos acima receberão uma insígnia especial no Steam.

O plano é disponibilizar no mercado várias máquinas já a partir de 2014, mas os sortudos que forem sorteados receberão os protótipos ainda este ano e poderão aproveitar o catálogo completo da loja virtual, que já possui centenas de títulos adaptados para o novo sistema operacional, segundo a Valve. Detalhes como aparência e configuração serão revelados em breve, assim como informações a respeito de periféricos de entrada, embora mouse, teclado e controles convencionais já tenham sido confirmados.

Para quem prefere a experiência atual nos PCs, a empresa anunciou que continuará investindo e evoluindo o Steam normal. Interessados também estarão livres para instalar o SteamOS em seus computadores e até mesmo terão acesso ao código fonte e possibilidade de futuramente hackear ou personalizar as Steam Machines.

A notícia surge pouco tempo depois do presidente da Valve, Gabe Newell, declarar que o Linux é o futuro dos jogos. Recentemente foi anunciado também o serviço Family Sharing, que permite compartilhar a biblioteca de jogos do Steam.

O SteamOS e as Steam Machines fazem parte de um conjunto de três anúncios que a Valve está liberando aos poucos. A última grande novidade será revelada dia 27 de setembro.

Fonte: Steam

Atualização: a Valve anunciou também seu controle, o Steam Controller.

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google