Do computador para a sala de estar: o que é a Steam Big Picture?

Faz muito tempo que existem rumores sobre um console feito pela Valve , criadora de grandes jogos como Team Fortress , Half-Life e Po... (por Gabriel Toschi em 13/12/2012, via GameBlast)


Faz muito tempo que existem rumores sobre um console feito pela Valve, criadora de grandes jogos como Team Fortress, Half-Life e Portal e de uma das melhores plataformas de compra de jogos do mundo, a Steam. Não sabemos se esses rumores se confirmaram, mas o último lançamento de software da Valve está trazendo uma experiência bem próxima: a Steam Big Picture, revelada há algum tempo e lançada neste último mês. O que será que essa nova forma de usar a Steam tem para nos oferecer?

O nome já diz tudo: é uma tela grande!

Mesmo para os não-experts em inglês, "big picture" é uma expressão bem simples de ser traduzida. Big é grande, picture é imagem; logo, big picture significa uma grande imagem e a ideia da Valve é exatamente essa. A Steam Big Picture não deixa de ser uma nova interface para a Steam, totalmente otimizada para a utilização em uma TV e com um joystick.


Toda a interface foi remodelada, assemelhando-se às interfaces da Xbox LivePlayStation Network e Nintendo eShop, e tudo pode ser utilizado sem nenhum tipo de problema com um joystick. Ele já vem configurado para o controle de Xbox 360, mas pode ser facilmente reconfigurado para qualquer outro tipo de controle USB (ainda é possível ver um diagrama do controle de X360 para configurar do mesmo modo, usando os botões correspondentes do seu controle que está sendo configurado). Porém, nada disso impede que você utilize a combinação teclado e mouse, algo que é também bem intuitivo.

Bem diferente do Steam original, não?
Tudo foi feito para que a transição seja de forma bem natural. É só ligar seu computador a uma TV, ligar seu controle (ou o teclado e o mouse) e clicar no botão Big Picture, que está no canto superior direito da Steam. Aparecerá na tela, portanto, a nova interface e você já pode controlá-la como se estivesse, realmente, no videogame. O único problema é que a interface do Big Picture é bem mais pesada (e bonita, diga-se de passagem) do que a interface original da Steam, o que pode ser um problema em computadores mais antigos.

Transição fácil e rápida: é só clicar no botão

Sim, podemos digitar no controle, não se preocupe

Um dos melhores atrativos da Steam são os ótimos preços dos jogos. Outro ótimo atrativo é poder conversar com seus amigos durante a jogatina sem nenhum tipo de complicação ao utilizar a tão famigerada combinação Alt+Tab para minimizar o jogo. Além disso, a Steam ainda tem um navegador de internet incluso (que é, com certeza, melhor que o Internet Explorer). Todas estas funções (exceto os preços, claro) seriam totalmente inutilizáveis caso não pudéssemos digitar, como fazemos com o teclado no computador. Logo, eles foram retirados desta versão da Steam, certo? Errado.

É bem mais legal que teclado.
A Valve trouxe o Daisywheel, um estilo de digitação feito especialmente para a utilização com um controle. Diferentemente do QWERTY (padrão utilizado nos teclados convencionais), onde cada botão representa um caractere diferente, o Daisywheel é otimizado para a utilização apenas com um analógico e 4 botões. Você gira o analógico para escolher um conjunto de 4 letras e aperta o botão correspondente a ela neste conjunto para digitá-la. Os outros botões do controle são responsáveis para teclas de apoio, como o Shift, o Caps Lock e a barra de espaço. Simples, fácil e rápido.

Logo, com esta mudança, tudo que precisaria da utilização de um teclado pode ser facilmente usado com um controle. Até mesmo o navegador de internet foi remodelado para que fosse utilizado com os analógicos (assim como a Nintendo otimizou o browser do Wii U para a tela de toque). 

A Valve quer que você use o controle. Mesmo.

A maior campanha feita por cima da Big Picture mostra a utilização dela apenas com um joystick convencional. Na hora de você escolher seu jogo, você pode ver, sem ter que apertar um botão, quais jogos são compatíveis com controle (ou compatíveis em partes, onde o teclado/mouse devem ser usados nos menus e coisas do tipo). A Valve realmente quer que o jogador tenha uma experiência completa no controle, assim como são nos consoles.

Não sabemos se a The Steam Box, o nome do possível console que a Valve iria lançar, segundo os rumores, é a Big Picture, mas a ideia foi ótima e a execução também parece boa. Assim como dizem no site oficial do novo software, “por que deixar os seus jogos, amigos e tudo que ama no Steam para trás ao jogar na sala?" Hora de testar! É só abrir a Steam e ativar o Big Picture: não esqueça de dizer o que achou do novo recurso nos comentários.

Revisão: Jaime Ninice

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google