Stage Select

Revisite a imensa e bruxelenta fábrica de Banjo-Tooie (N64/X360), a Grunty Industries

Um perfurador-tanque-de-guerra, uma máquina de embelezamento artificial, um tabuleiro em tamanho real, um gigantesco canhão sugador de ene... (por Anônimo em 15/09/2013, via GameBlast)

Um perfurador-tanque-de-guerra, uma máquina de embelezamento artificial, um tabuleiro em tamanho real, um gigantesco canhão sugador de energia vital e seu próprio palco de show de perguntas e respostas… Você já parou para pensar de onde a terrível e insistente bruxa Gruntilda, da série Banjo-Kazooie, arruma tantas tralhas e bugigangas para infernizar a vida do urso Banjo e sua amiga pássaro Kazooie?

Apesar dessas dúvidas ficarem sem resposta em Banjo-Kazooie, a sequência Banjo-Tooie, originalmente lançada para o Nintendo 64 mas que chegou também ao Xbox 360 em versão digital, nos deu uma breve ideia do lugar onde tudo isso supostamente é produzido em prol das maldades gratuitas de Gruntilda: A sua própria e fedorenta fábrica no meio de um pântano, Grunty Industries!

Acesso restrito a funcionários

Grunty’s Industries é o sexto mundo que Banjo e Kazooie adentram em sua viagem através de Isle o’Hags durante a segunda aventura da série. Ele fica localizado na área de Quagmire da ilha e, pela maioria dos jogadores, também é conhecido como o mundo mais frustrante e difícil do jogo, além de mais interessante e detalhado, tudo por causa do seu complexo e intricado level design.

O primeiro obstáculo de dar dor de cabeça para a dupla de bichos se encontra antes mesmo de entrar no saguão da fábrica: de fato, o desafio inicial é conseguir adentrar as fumacentas salas da fábrica, visto que todos os acessos encontram-se fechados.

A única maneira de acessar o interior do lugar é, na verdade, bem simples, mas pode exigir que alguns jogadores quebrem a cabeça para pensarem “fora da caixa”: Atravessando alguns obstáculos do lado direito da entrada e tomando cuidado para não cair no perigoso pântano recheado de criaturas famintas, Banjo e Kazooie podem pressionar o botão que libera a estação de trem desse mundo. Depois disso, o que não é tão óbvio: você deve retroceder a outro antigo mundo e usar a linha de trem para acessar o interior de Grunty’s Industries de forma indireta, para assim poder destrancar os portões pelo lado de dentro, separando Banjo e Kazooie para que pressionem botões diferentes.

Entrar na fase pela estação de trem é contra-intuitivo, em primeira instância, e faz muitos perderem a paciência

Roupa suja se lava … na máquina de lavar!

Depois de finalmente colocar os pés (ou patas?) no interior da fábrica, um dos primeiros problemas que Banjo pode enfrentar em troca de Jiggies (as peças de quebra-cabeças coletáveis do jogo) encontra-se nas péssimas condições de trabalho dos pobres funcionários coelhos que trabalham na fábrica, os Skivvy. A sujeira dos seus macacões é tão grande que fica impossível se concentrarem em suas tarefas e é aí que a dupla entra para ajudar… com uma mãozinha da xamã Humba Wumba!

Para realizar essa tarefa, Banjo precisa reunir Glowbos e recorrer aos poderes de transformação de Wumba que, neste mundo, o transformarão em uma máquina de lavar! Pode parecer inútil à primeira vista, mas a “Lava-Banjo” pode andar livremente sobre o pântano, acessar áreas restritas a dispositivos mecânicos e até mesmo atirar cuecas!

Alguns lugares da fábrica  são acessíveis apenas na forma de máquina de lavar
Ao todo, são seis Skivvy precisando de uma ajudinha na higiene pessoal, e você pode encontrá-los da seguinte forma:
  • No piso térreo, na última sala da direita do vestiário dos funcionários;
  • Também no piso térreo, em uma plataforma adjacente ao compactador de lixo. Será necessário desparafusar e derrubar uma plataforma de acesso do teto, o que pode ser feito entrando no segundo andar por uma janela externa;
  • Outro Skivvy encontra-se numa plataforma no primeiro andar. Para ter acesso à ela, será necessário usar a habilidade de Kazooie de sapatos pegajosos para agarrar na parede e escalar até o coelho. De lá, é possível usar um duto de ventilação para voltar já na forma de máquina de lavar e ajudar o pobre operário;
  • Desta vez o coelho está dentro do armazém de carvão da fornalha do segundo andar. Só há uma forma de alcançá-lo: através de uma porta de serviço de manutenção (daquelas utilizáveis apenas na forma de máquina de lavar) escondida atrás de algumas caixas;
  • O próximo encontra-se no armazém do quarto andar que, apesar de possuir entradas pelo telhado, requer que Banjo acesse a área por portas de serviço em sua forma de máquina de lavar;
  • Pra finalizar, existe um coelho sujo que nem dentro da fábrica está: ele pode ser localizado na área externa, escondido atrás de alguns arbustos. Banjo pode facilmente acessar esse lugar já que sua forma de lava-roupas não é afetada pela lama roxa ao redor da fábrica.

Cabeça quente

Conforme Banjo e Kazooie coletam suas recompensadas peças de quebra-cabeça por esse mundo, logo você se depara com um desafio antes nunca tentado: Em Grunty’s Industries, a luta contra o chefe do mundo acontece antes de você ter a chance de explorar toda a área, e é necessário enfrentá-lo para explorar o resto da fábrica. Então, prepare seu arsenal de ovos e mãos à obra!

Weldar é uma tocha de soldagem que sofre de problemas visuais por ter passado a vida inteira olhando para sua própria chama. Apesar desse pequeno empecilho, Weldar está completamente apto à enfrentar Banjo e Kazooie, que quebraram a regra de “Proibido animais dentro da fábrica”. Mesmo com Banjo mentindo ao dizer que ele não é um urso, Weldar decide enfrentá-lo, já que deu um trabalhão para se arrastar até a arena.

A luta contra Weldar segue um padrão bem simples: Inicialmente, ele cuspirá bolas de fogo azul que são facilmente evitadas pela dupla. Depois disso, Weldar tentará sugar o urso e o pássaro para dentro de seu botijão, e é nesse momento que Banjo e Kazooie tem a vantagem de acertá-lo em seu ponto fraco: atire um ovo de fogo, um ovo explosivo ou um ovo de “Kazooie“ mecânico para explodir uma das seis placas que protegem Weldar. Depois disso, ele enviará alguns inimigos contra os protagonistas e tentará cair com seu imenso peso sobre a dupla, então fique atento à sombra no chão! Depois de três golpes sofridos, Weldar ativará fios de eletricidade que afetam o chão, dificultando ainda mais a luta.

Uma simples miopia adquirida não irá impedir Weldar de enfrentar Banjo e Kazooie!

Assim que Weldar está fora do caminho, nossos heróis estão livres para explorar a imensa fábrica, que ainda conta com tarefas como coletar baterias, explodir barris, sobreviver ao compactador de lixo e aventurar-se em momentos de tiro em primeira pessoa pelos bueiros imundos do lugar. Apesar de enfrentarem tantos desafios, a luta final contra Gruntilda em sua esquelética forma de morta-viva de Banjo-Tooie ainda está longe de acontecer, e concluir toda a grande Grunty Industries foi apenas um passo para salvar toda Isle o’Hags dessa ameaça!


Revisão: José Carlos Alves
Capa: Stefano Genachi

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google