Entrevista

Batemos um papo com a cosplayer Witchiko, especializada em encarnar personagens dos animes

Depois de entrevistarmos os irmãos Somenzari , agora é a vez da cosplayer Daniela Cristina Takahashi, ou Witchiko , como é conhecida. Natu... (por André Sellare em 28/08/2013, via GameBlast)

Depois de entrevistarmos os irmãos Somenzari, agora é a vez da cosplayer Daniela Cristina Takahashi, ou Witchiko, como é conhecida. Natural de Joinville, Santa Catarina, atualmente vive em Atibaia, interior de São Paulo, e está com as malas prontas para o Cosplay TNT, evento que acontecerá no México no dia 31 de outubro.

GameBlast: Quando começou o amor pelo universo cosplay?
Witchiko: Quando frequentava uma escola de moda próxima ao Marista, local onde estava acontecendo o AnimeDreams 2006, eu e meu noivo fomos visitar o evento por curiosidade. Estávamos no shopping e vimos muitas pessoas vestidas de personagens... Já tinha visto em revistas e ficamos com vontade de entrar no evento. Vi as pessoas se divertindo e então fiquei com vontade de fazer cosplay para o próximo evento, que foi no Anime Friends de 2006.

Queen of Hearts do game Alice Madness Returns — prévia de rosto

GameBlast: Você prefere personagens dos animes ou dos videogames?
Witchiko: Prefiro personagens de animes, mas confesso que os de videogames também me atraem muito, quem sabe no futuro faça mais personagens de games. Ano que vem começarei um de game bastante trabalhoso.

GameBlast: Qual seria este cosplay trabalhoso?
Witchiko: Queen of Hearts, do game Alice Madness Returns.

GameBlast: É você mesma que produz os cosplays ou costuma encomendar com outras pessoas?
Witchiko: Algumas roupas eu mesma costuro, faço todas as estilizações das perucas, pintura em tecido e também todos os acessórios, mas também mando para a costureira por falta de tempo, já que também atendo outros cosplayers fazendo pedidos de pelúcia. E quando os acessórios precisam ser feitos em madeira, também conto com ajuda de um cosmaker, porque não tenho ferramental para trabalhar com isso.

Yuno Gasai de Mirai Nikki
(versão lingerie)
GameBlast: Qual o custo médio de um cosplay? O que costuma sair mais caro na hora de montar um personagem?
Witchiko: Para mim, entre 200 reais até uns 1500 reais. Depende do tipo de tecido e da metragem na hora de comprar, mas o que acaba encarecendo um cosplay são os acessórios como armas e armadura.

GameBlast: Como escolhe o cosplay?
Witchiko: O processo na hora da escolha depende muito do que eu estou gostando no momento, seja pelo físico, dificuldade ou simplicidade ou até mesmo algum personagem que não tenha o físico igual ao meu. Não existe muito critério no meu caso, acabo escolhendo os personagens que mais gosto, sendo popular ou não.

GameBlast: Tem o costume de andar com perucas ou outros itens pelas ruas?
Witchiko: Não, eu não tenho este costume, somente uso perucas em eventos ou ensaios fotográficos.

GameBlast: Já sofreu algum tipo de preconceito por ser cosplayer?
Witchiko: Não sofri nenhum tipo de preconceito com relação a isso.

GameBlast: Você vai representar o Brasil no evento Cosplay TNT, no México, em outubro. O que espera encontrar por lá?
Witchiko: Espero poder fazer muitas amizades e conhecer pessoalmente alguns cosplayers que falo apenas pela internet. Quero me divertir e fazer o meu melhor! Espero que agrade a todos do México e faça por merecer ter sido convidada ao evento.
Momohime
(Muramasa — the Demon Blade)

GameBlast: O que preparou de especial para levar ao México?
Witchiko: Levarei três cosplays antigos e um novo. São eles: Zashiki Warashi de XXX Holic, Ai Amano de Video Girl Ai, Momohime de The Demon Blade e Nausicaa de Vale dos Ventos.

GameBlast: Conversamos com os irmãos Somenzari, e segundo eles, os eventos nacionais são bons. Você concorda?
Witchiko: Gostava muito dos eventos nacionais, mas hoje em dia quase não estou indo. Apareço apenas nos eventos que estou sendo convidada, os que eu fui este ano gostei muito, mas não posso responder sobre os demais eventos porque realmente não estou indo faz muito tempo. Acho apenas que os locais não são bonitos e isso faz muita falta na hora de tirar fotos, de resto falta um pouco de organização no geral.

GameBlast: Você participou uma vez do World Cosplay Summit e foi para a final em 2011. Depois disso não tentou mais?
Witchiko: Sim, participei apenas uma única vez com a minha dupla Erika Ivy e fomos para a final brasileira ficando em terceiro lugar (participamos com personagens do game Muramasa — the Demon Blade). Porém, depois nunca mais tentei a vaga porque não sou muito de competir, prefiro ensaios fotográficos a participar de concursos. Um dia pretendo tentar novamente o World Cosplay Summit, mas não faço ideia de quando que poderei participar novamente.

GameBlast: Você vive do cosplay?
Witchiko: Vivo como plushiemaker (pessoa que costura pelúcias). Faço encomendas para todo o Brasil e para o exterior. Infelizmente, não posso aceitar todas as encomendas porque faço tudo sozinha, como a criação dos moldes, costura, compra de material e todo o resto. Atendo cosplayers, colecionadores ou pessoas que queiram determinado personagem como lembrança ou dar de presente.

GameBlast: Boa sorte no México, temos certeza que você fará uma ótima apresentação!
Witchiko: Obrigada!
Myoubi de Alichino
Motoko Kusanagi de Ghost in the Shell
Yuno Gasai de Mirai Nikki
Revisor: Alberto Canen
Capa: Douglas Fernandes

videogames, tecnologia e cultura nerd!
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google