Entre gêneros e gêneros de jogos no vocabulário dos gamers, vamos relembrar os mais desconhecidos? - Parte 2

Há algum tempo no GameBlast postamos um artigo mostrando alguns dos gêneros de jogos mais conhecidos e populares . Agora, dando continuida... (por Gabriel Toschi em 09/06/2013, via GameBlast)

Há algum tempo no GameBlast postamos um artigo mostrando alguns dos gêneros de jogos mais conhecidos e populares. Agora, dando continuidade a nossa série de textos sobre termos do vocabulário gamer, iremos conhecer alguns gêneros mais esquecidos mas que, do mesmo jeito que os outros, trazem muita diversão!
Está em busca da definição de outros gêneros de jogos ou de outros termos sobre videogames? Procure nos outros textos da série:
Gêneros 1: ação/aventura, RPG, esportes, corrida, plataforma, luta, musical/rítmico, estratégia, tiro, shoot ‘em up, puzzle.
Termos Gerais 1: análise de jogo, console de mesa, console portátil, demonstração, DLC (downloadable content), download, gráficos, gênero de jogo, jogabilidade, menu, multiplayer, mídia digital, mídia física, pontos, single-player.
Termos Gerais 2: achievement/conquista, bug, cheat, checkpoint, Cross-Buy, Cross-Play, crossover, cutscene, fanboy, fase alpha, fase beta, first-party, frame rate, franquia, glitch, hack, hype, inteligência artificial (AI), lag, leaderboard, mod, motor de jogo (game engine), PvP (Player vs. Player), second-party, slowdown, third-party, troféu.

Stealth

Esse gênero é para você que gosta de se esconder da sua mãe, da sua namorada, do seu chefe e, bom... de qualquer um, já que ele gira em torno de uma jogabilidade onde você deve se esconder e passar por lugares sem ser percebido, além de fazer armadilhas para derrotar os inimigos. Uma das séries mais conhecidas neste estilo é a franquia Metal Gear (que popularizou o gênero), mas nomes como Hitman e Splinter Cell também podem ser citados.

Survival Horror

Se você tem medo de qualquer coisa ou um estômago fraco, é melhor ficar longe dos jogos de survival horror. Trazendo temas de terror, os jogos deste gênero te dão a missão de sobreviver em meio a situações horripilantes, utilizando terrores de todos os tipos e te dando, na maioria das vezes, dicas para que se descubra a história por trás do jogo. Franquias famosas neste estilo são: Resident Evil, Alan Wake, Left 4 Dead, Alone in the Dark, Dead Space e o indie Amnesia.

Hack and Slash

Uma tradução não-oficial para os termos “hack and slash” poderia ser “pancadaria gratuita: bata em todos e em tudo”. Este gênero trás uma jogabilidade com personagens que atacam fisicamente os inimigos e... só. Na verdade, a alma de um hack and slash é atacar sem parar: esse termo já era usado em jogatinas de RPG de mesa para falar de uma parte da história onde havia batalhas sem meta definida. Como bons exemplos temos: Diablo, Golden Axe, God of War e o indie Castle Crashers.

MMO (Massively Multiplayer Online)

MMO é a sigla da expressão Massively Multiplayer Online, que significa “jogo multijogador online de pessoas em massa” e compreende os jogos onde muitas pessoas jogam online ao mesmo tempo, muitas vezes conectadas a um servidor. Os mais famosos são os MMORPGs (RPGs para serem jogados em massa), como World of Warcraft e Ragnarok, mas existem muitos MMOs que não seguem esta linha, como os conhecidos Club Penguin e Habbo Hotel.

MOBA

Um “Multiplayer Online Battle Arena”, ou MOBA, é uma espécie jogo de estratégia, as equipes devem batalhar em uma arena, que vem ganhando muita popularidade ultimamente. Os moldes de um MOBA vêm do mod “Defense of the Ancients” (DotA) lançado para o jogo Warcraft III: Reign of Chaos (PC/Mac), onde cada equipe tinha a missão de destruir a estrutura principal da outra, batalhando pelo mapa. Atualmente, os MOBAs que disputam a preferência dos jogadores são Dota 2 e League of Legends, mas outros nomes também podem ser citados, como Awesomenauts. Este artigo do GameBlast sobre os MOBAs pode te ajudar a conhecê-los mais.

Sandbox

Uma caixinha de areia: você pode construir um castelinho, uma fortaleza inteira ou, se não tiver capacidade, apenas um monte. A ideia de um jogo sandbox é exatamente essa: construir o que você quiser. O jogo te dá total liberdade para construir o que você quiser, do jeito que você quiser, modificando o jogo como você quiser. Por mais que alguns jogos te mostrem um mapa aberto cheio de opções - conhecido como open world -, eles não são sandbox, já que não dão liberdade total. Minecraft é um exemplo conhecido e perfeito para o gênero.

Tower Defense/Offense

Os jogos de tower defense te dão apenas uma missão: proteger a torre. Na verdade, nem sempre é realmente uma torre, mas uma estrutura na qual monstros, sempre com caminhos pré-determinados, tentam atacar e você deve construir outras estruturas que destroem os inimigos para protegê-la. Bons nomes para este gênero são GemCraft, Bloons Tower Defense e Plants vs. Zombies. E se você quiser, ainda pode atacar em vez de defender: no gênero de tower offense, como a série Anomaly, sua missão é comandar os invasores em meio às torres para destruir a estrutura principal.

Visual Novel

Um filme onde você decide para onde seguir e o que fazer por meio de opções na tela: isto é o que compõe o gênero de visual novel. Eles trazem sempre uma história envolvente e gráficos estáticos, porém muito bonitos. Na maioria das vezes, trazem a parte gráfica baseada no traço das animações japonesas - não que seja uma regra, mas uma tendência para este gênero. São poucos lançados para consoles e a maioria se encontra nos PCs. Bons exemplos são as franquias Ace Attorney e Professor Layton (este misturado com puzzle).

Party

Os jogos do gênero party realmente são para fazer a festa! Eles são jogos onde sempre se jogam mais que um jogador e eles fazem uma competição "amigável" entre si, combinando elementos de outros gêneros, como tabuleiro, puzzle e mini-games, na maioria das vezes. São jogos bem simples de serem jogados, fazendo com que a assimilação deles por pessoas que não são habituadas com videogames seja bem rápida. O Wii foi a casa de ótimos jogos party, como Wii Party e a série Mario Party - que, por sua vez, faz sucesso desde os primeiros jogos no Nintendo 64.


Estes gêneros podem não ser tão conhecidos, mas você pode ter certeza que são tão bons quanto jogos de ação, corrida ou RPG. Você já viu um jogo que não se encaixava nestes gêneros e quer saber a qual ele pertence? Deixe sua sugestão nos comentários!

Revisão: Lucas Suicune Oliveira
Capa: Daniel Machado

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google