Item Box

A Portal Gun é a prova que ciência e "vontade de ir mais rápido" estão sempre juntas

Se locomover mais rápido é um desejo milenar do ser humano. Afinal, se não quisermos ir para outros lugares de forma cada vez mais rápida,... (por Gabriel Toschi em 30/06/2013, via GameBlast)

Se locomover mais rápido é um desejo milenar do ser humano. Afinal, se não quisermos ir para outros lugares de forma cada vez mais rápida, não teríamos bicicletas, carros, aviões, helicópteros, trens, metrôs e uma arma de portal duplo. Sim, uma arma de portal duplo. Ou melhor, o Dispositivo de Portais de Mão Aperture Science (ou Aperture Science Handheld Portal Device no original), o item-chave dos jogos da série Portal, aclamada franquia da Valve.

Portais? Que ideia de lunático!

O primeiro protótipo de uma arma de portais feita pela Aperture Science foi chamado de Dispositivo de Túneis de Quantum Aperture Science na época de 1950, ele era bem menos compacto que o atual: vamos dizer que você tinha uma arma gigante para carregar, além de uma mochila muito pesada nas costas. As únicas referências a este “vovô da Portal Gun” são por folhetos de propaganda encontrados na antiga Aperture, em Portal 2.

Portabilidade era para os fracos nesta época
A versão moderna do protótipo surgiu em Portal e, desde então, se tornou marca da série e principal característica da jogabilidade da franquia. Tendo um design todo preto e branco com o símbolo da Aperture Science, sua função é criar dois tipos de portais - azuis e laranjas - para que ocorra a magia (ou seria ciência?) do teletransporte: entre no azul, saia no laranja (e vice-versa).


Estes portais só podem ser criados em plataformas feitas com rochas retiradas diretamente da nossa querida e bela Lua, ou pintadas com o Gel de Conversão (que é feito também de rochas lunares). Além disso, ela ainda tem um manipulador de campos de energia de ponto zero (assim como a Gravity Gun de Half-Life) e que permite levantar objetos - como cubos, turrets, esferas e rádios - e carregá-los por aí para resolver os puzzles.

Moda Portal: disponível em 3 modelos - um será acessível a você

Na franquia, existem apenas três tipos de Portal Gun’s, sem considerar o protótipo antigo, que não é jogável. Tanto em Portal quanto nos modos single-player de Portal 2, você pode utilizar a Portal Gun de Chell, a original, que dispara portais de cores azuis e laranjas e é totalmente branca e preta.

Nos modos multiplayer de Portal 2, as armas sofrem certas modificações para serem usadas pelos robôs Atlas e P-Body, protagonistas do modo cooperativo do game. A arma de Atlas tem detalhes em azul (assim como o próprio) e solta portais azul-escuros e azul-claros; já a Portal Gun de P-Body tem detalhes em laranja (cor característica do robô) e solta portais laranjas e vermelhos. Nestes casos, ao entrar em um laranja, você sempre sairá em um vermelho e não em um azul, já que as armas são independentes no que diz respeito a cor. Vamos dizer que as cores laranja e azul são apenas para ficar bonito: o pessoal da Aperture tinha um certo bom gosto.


Uma coisa é certa: sem esta evolução tecnológica da Portal Gun, não haveria a série Portal. E sem a série Portal, nós não gostaríamos tanto de bolos, batatas, robôs assassinas e nem passaríamos tanto tempo ao lado de Chell, Atlas e P-Body fazendo testes e mais testes. Qual foi a sua maior peripécia com uma Portal Gun? Conte nos comentários, jovem cientista!

Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Vitor Nascimento

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google