Eventos de cultura nerd ganham cada vez mais adeptos em Natal/RN; confira como foi o SAGA Entretenimento

Hoje é o "Dia do Orgulho Nerd", também conhecido como “Dia da Toalha” (referência autor Douglas Adams), o que nos lembra do tipo... (por Alberto Canen em 25/05/2013, via GameBlast)

Hoje é o "Dia do Orgulho Nerd", também conhecido como “Dia da Toalha” (referência autor Douglas Adams), o que nos lembra do tipo de evento mais característico dos ditos "nerds": aqueles nos quais o pessoal vai curtir desfiles de cosplays e participar de torneios de videogame. Mas claro, ao contrário do que os mais desavisados possam pensar, esse tipo de evento não é exclusivo para o pessoal "otaku" ou "gamer hardcore", alcançando praticamente todo tipo de público. De fato, muitos ainda têm aquela ideia preconcebida de como seria visitar um evento desses e se deveriam ir "fantasiados", como se todos estivessem caracterizados como seus personagens favoritos em uma grande "festa à fantasia nerd". A verdade é que, em geral, somente aqueles que farão parte do desfile usam fantasias (cosplays), e o público vai com roupas normais, usando no máximo um "gorrinho" por diversão, como um chapéu do Mario.

Contudo, mesmo que você não goste de "desenhos japoneses", ainda há diversos tipos de atrações que se encaixarão no seu gosto, como torneios de videogame — com boa dose de free play (jogatina livre para o público) — e palestras de dubladores. Caso você ainda esteja na dúvida (ou curioso), confira como foi a nossa cobertura do último SAGA Entretenimento (evento de cultura pop que ocorreu em Natal/RN, no final de abril deste ano) e descubra se esse tipo de evento é para você também.

O Nordeste está preparado para receber eventos de cultura nerd

Os eventos de cultura pop Oriental, que envolvem desenhos japoneses, cosplays (fantasias baseadas em animes, mangás e jogos), dança, artes marciais e outros, já são uma realidade nos grandes centros: RJ e SP. No Nordeste, por outro lado, ainda há uma certa relutância em aceitar esse tipo de evento: pela falta de conhecimento ou por puro desinteresse. Seja como for, Natal/RN encontra-se na vanguarda quando tratamos dessa forma de entretenimento, ao lado de Fortaleza/CE e Recife/PE. Prova disso é que já conta com dois grande eventos no estado: o Yujô Fest, que vocês já conferiram aqui no Blast algumas vezes, e o SAGA Entretenimento, o qual estamos tratando.

O evento ocorreu no Centro de Convenções de Natal e foi um grande sucesso de público, com 6.134 ingressos vendidos para apenas dois dias — em geral, o público é bem jovem, entre 8 e 24 anos de idade. É uma bela prova de que a cidade está angariando, cada vez mais, novos adeptos. É impressionante notar quantas "caras novas" havia no local. Quem compareceu nos demais eventos desse tipo que ocorreram no estado percebeu, claramente, quanta gente "desconhecida" estava prestigiando esse último SAGA. Confiram como foi o primeiro dia de evento no vídeo produzido pela Marujo Produções:


Competições de videogame e muita jogatina livre

O evento contou com diversos campeonatos de videogame, espalhados pelos três blocos do Centro de Convenções. O jogo que mais fez sucesso foi o popular League of Legends, ou LoL para os mais íntimos. De fato, além de arrecadar uma grande quantidade de fãs acompanhando o campeonato que estava rolando durante o evento, com TV de alta definição transmitindo para o pessoal, diversos cosplayers preferiram deixar de lado os jogos e mangás japoneses, para criar as suas fantasias inspiradas nos personagens do game.

Defense of the Ancients 2 (DotA 2) é outro game que não pode faltar e já provou que conta com uma grande quantidade de adeptos e torcedores fervorosos. Além desses games para PC, diversos outros jogos tradicionais fizeram parte das competições e free play (o público podia jogar à vontade, enquanto não havia competição), como Super Street Fighter IV: Arcade Edition, Super Smash Bros. Brawl (Wii), Ultimate Marvel vs. Capcom 3, Naruto Ultimate Ninja Storm 3, FIFA 13 e Mario Kart Wii.

Time de DotA 2 participante do evento
A sala dos portáteis, comandada pelo pessoal do StreetPass Natal, que também organiza os encontros da Liga NB RN, fez bonito mais uma vez, organizando competições de Mario Kart 7, Kid Icarus: Uprising, Mario Tennis Open — todos do Nintendo 3DS. Mesmo quem não estava competindo pôde comparecer na sala para trocar StreetPass e, naturalmente, curtir um pouco de jogatina informal. Caso você passe por Natal, não deixe de participar de um dos encontros do grupo.

Cosplay, danças coreanas e mais

Claro que os desfiles de cosplay não poderiam faltar nesse tipo de evento. A cada nova participação, o pessoal capricha mais nos detalhes das fantasias e na criatividade das apresentações. Por todo o evento era comum nos depararmos com os cosplayers devidamente caracterizados, que sempre estavam dispostos a tirar fotos com o público.


Créditos do vídeo: Marujo Produções

Outro evento que atraiu um bom público foi o K-Pop Stage, onde rolou a competição de dança com músicas sul coreanas, a exemplo da famosa Gangnam Style, que fez o pessoal levantar das cadeiras e dançar junto com a participante.

O evento não parou por aí, ainda tivemos muitas outras atrações, como a apresentação de bandas de música japonesa: Kujihan, 5-GO! e Kanjou; torneios de cartas: Magic: The Gathering — Dragon's Maze Prerelease, Pokémon TCG: Battle Road Autumn e Yu-Gi-Oh!; e apresentação de artes marciais, com direito a atirar com arco-e-flecha e demonstrações com armas brancas.

Acertar o centro do alvo é mais difícil do que parece

Charles Emmanuel, Erik Gustavo e Marcelinho

As atrações principais do SAGA foram as presenças do comediante Erik Gustavo, mais conhecido pelo seu trabalho com o boneco Marcelinho — aquele fantoche que lê contos eróticos no YouTube —, e do dublador Charles Emmanuel, que empresta a sua voz para os personagens Rony Weasley (Harry Potter), Ben 10, Near (Death Note), Mutano (Jovens Titãs) e tantos outros.

Foi colocado um sofá no palco principal, onde eles foram entrevistados (bem ao estilo Jô Soares) e revelaram um pouco sobre as suas carreiras. Erik sempre fazendo brincadeiras, através do Marcelinho, e Charles dando palinhas das vozes de seus personagens. O público presente, que lotou o auditório, ainda pôde fazer perguntas aos dois, o que gerou algumas respostas engraçadas e outras mais informativas, como saber que a carreira de dublador está concentrada apenas nos estados RJ e SP.

Charles e Erik entreteram a plateia com muito bom-humor

Re:SAGA

O sucesso do SAGA Entretenimento foi tão grande, que já há um novo evento programado para este ano: o Re:SAGA está confirmado para os dias 19 e 20 de outubro, a ser realizado novamente no Centro de Convenções de Natal, mas dessa vez com um novo espaço. Mais informações serão divulgadas na página do SAGA no Facebook. Portanto, deixe reservada essa data para curtir pela primeira vez, ou novamente, um dos maiores eventos de cultura pop de Natal.

Revisão: Leonardo Nazareth

Capa: Vitor Nascimento

Créditos das imagens: Saga Entretenimento

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google