Mega Man X em FPS desenvolvido por criadores de Metroid Prime foi abortado pela Capcom em 2010

Nesta semana, o portal Polygon  divulgou uma matéria para lá de especial relevando informações que deixaram o mundo gamer em choque: Na pr... (por Lucas Palma Mistrello em 10/04/2013, via GameBlast)

Nesta semana, o portal Polygon divulgou uma matéria para lá de especial relevando informações que deixaram o mundo gamer em choque: Na primeira metade de 2010 estava em desenvolvimento pelo Armature Studio o jogo Maverick Hunter, um reboot da série Mega Man X em primeira pessoa. A desenvolvedora Armature foi fundada por ex-membros do Retro Studios, diretamente envolvidos com a criação dos jogos da trilogia Metroid Prime (presente no Game Cube e no Wii), e são claras, no material apresentado pelo site, as influências e inspirações dos jogos de Samus no projeto do Blue Bomber. O projeto teria sido abortado após a saída de Kenji Inafune (criador do azulzinho) da Capcom.

Mega Man Prime X

"Rebootar" séries de jogos e filmes se tornou moda neste século. Mesmo obras com menos de uma década de idade já sofreram reimaginações, como o caso dos filmes do Homem Aranha, na tentativa de conquistar novos públicos ou aproveitar o sucesso de tendências mais atuais. No mundo dos jogos, a última experiência de reinicialização foi realizada no ótimo Tomb Raider (PS3/X360/PC), e uma das séries a receber esse trabalho quase foi Mega Man X. O portal Polygon divulgou ontem a chocante história de Maverick Hunter, a reimaginação de Mega Man X, originalmente lançado para o Super Nintendo em 1993 no Japão, segunda série de Mega Man, iniciada em 1987 no NES, e que rendeu mais 7 continuações diretas, também para Super Nintendo,e para Playstation e Playstation 2.

O enredo de Mega Man X já havia sofrido um breve reboot com Maverick Hunter X, remake do primeiro jogo da série lançado para o PSP entre 2005 e 2009, mas ainda assim manteve a mesma jogabilidade original (com perspectiva e plataforma bidimensionais). Embora sucesso de crítica, as vendas não foram como esperadas, e impossibilitou refazer os demais títulos da série. Mas agora descobrimos que essa não foi a única tentativa.

Extremamente mais ousada poderia ser a releitura proposta pelos desenvolvedores da Amature Studio e Kenji Inafune em 2010. A Armature Studio é uma desenvolvedora fundada por dissidentes do Retro Studios, atual subsidiária da Nintendo, e que foram diretamente envolvidos na criação da releitura de Metroid no GameCube, Metroid Prime de 2002. A nova etapa na vida de Samus, que estava paralisada desde 1994 com Super Metroid, foi um sucesso estrondoso da Nintendo (ainda hoje é o jogo mais bem avaliado no console no portal MetaCritic, com 97/100) pontos e voltou a colocar a série no topo das paradas do mundo dos games.

Proposto in-game de Maverick Hunter 

Reimaginando Mega Man

A inspiração e influência de Metroid Prime no trabalho de Maverick Hunter é muito clara, embora detalhes de controles e nem de plataformas previstas não sejam conhecidos, tudo parece bem similar as obras primas lançadas para GameCube e Wii. A jogabilidade se desenvolveria em first person shooter exploratório, mas com leves toques de ação em terceira pessoa, mais notadamente na realização de combos e finalizações dos inimigos.

Mas o principal impacto, pasmem, não seria nem a transformação de jogabilidade - e transpôr ação 2D para FPS é um dos grandes desafios do mundo dos games - mas sim toda a reimaginação do personagem. Nos vídeos demonstrados percebemos que Mega Man X estaria completamente diferente, o X-Buster daria lutar um também canhão de braço mas mais similar uma metralhadora, e os tiros carregados dariam lugar a outras armas, como lançadores de misseis e utilização de granadas.
O proposto novo Mega Man X
Sim, seria uma versão completamente diferente do que estávamos acostumados (e tanto amamos). O novo robô foi desenhado pelo mesmo autor do desenho das armaduras do Homem de Ferro nos filmes, e teria um visual mais humanoide (sem os braços e pernas arredondados). As mudanças estariam presentes também no enredo, muito mais profundo e sombrio do que o realizado. X contaria, por exemplo, com um parceiro policial humano, e as diferenças de comportamento entre X e o humano pautariam as decisões do jogo.


O projeto seria dividido em três jogos, de acordo com as pretensões de Kenji Inafune, e terminaria - como ocorreu de, fato, com Mega Man Zero - em um terceiro título onde o jogador controlaria Zero buscando derrotar X, que estaria extremamente forte e tirânico ao final da segunda parte. Mas, como está ocorrendo muito com o blue bomber ultimamente (Mega Man Legends 3 que o diga), o projeto foi abandonado no mesmo ano (2010) após a saída do criador do personagem da Capcom.

Confira na íntegra a matéria do portal Polygon (em inglês)

Embora gostasse muito de ver Mega Man em ambientes tridimensionais, e achar Metroid Prime uma obra prima, a primeira vista não gostei muito do que foi revelado, e vocês? Gostariam de que Maverick Hunter tivesse seu desenvolvimento continuado?  



Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Quando tu acha que a capcom ia larga de faze fiasco, boom ela te surpreende denovo.
    Metroid Prime foi uma ótima trilogia,um spinoff desses não seria algo ruim.

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