Game Music

Entre demônios, espadas e muita briga, conheça os arranjos eletrizantes de 'Persona 4 Arena Original Arranged Soundtrack'

Já é de praxe hoje em dia que os jogos de luta recebam versões arranjadas dos temas principais de sua trilha sonora logo após seu lançame... (por Érika Mitie Honda em 17/04/2013, via GameBlast)


Já é de praxe hoje em dia que os jogos de luta recebam versões arranjadas dos temas principais de sua trilha sonora logo após seu lançamento. Não foi diferente com Persona 4 Arena, conhecido no Japão como Persona 4: The Ultimate in Mayonaka Arena. O álbum, entitulado Persona 4 Arena Original Arranged Soundtrack, contém seis faixas exclusivas com arranjos de temas do jogo e foram um bônus aos fãs que adquiriram o jogo em pré-venda. E, como costuma acontecer, essas versões remixadas superam as suas versões originais de maneira brilhante.

Shoji Meguro compôs para o jogo de forma brilhante, assim como fez em demais jogos de Megaten (apelido para a série Shin Megami Tensei). As músicas originais de Persona 4 Arena possuem grande influência das músicas anteriores da série, que tem como características o ritmo acelerado, estilo pop-rock, muita guitarra, bateria e vocais pop. Por terem essa tendência pop podem ser facilmente apreciadas sem a influência dos jogos.

As versões em Persona 4 Arena acabam por ter uma influência mais pesada e agitada, característica comum em jogos de luta. Isso aliado à maravilhosa trilha sonora de Persona resulta em faixas eletrizantes e dignas de serem ouvidas!  Vamos conhecer cada uma delas!

The Arena (Naked Mix)

O álbum abre com uma faixa impactante. “The Arena (Naked Mix)” é uma releitura de “The Ultimate”.


Enquanto a original é bem animada e alegre, essa nova versão se mostra mais potente, com uso pesado de guitarra e bateria. A predominância da guitarra nessa música foi uma ótima escolha, como se tivesse sido criada para ser tocada com tal instrumento. Solos de guitarra entoam e valorizam a melodia do tema. A bateria, aliada com mudanças rítmicas muito bem executadas, complementam essa bela faixa de abertura, digna de ser uma das favoritas de muitos

The Hero from Junes (Electro Mix)

A seguir nos deparamos com o tema do personagem Yosuke, “The Hero from Junes (Electro Mix)”, um arranjo de “The Junes Hero”.


A versão remixada retém grande parte da estrutura da música original, porém conseguimos notar uma boa pitada do gênero trance no meio dela, assim como o nome da música sugere. Toda a parte harmônica é conduzida pelos padrões techno e trance, enquanto a melodia original fica por conta da guitarra e dos teclados. Novamente parece que a música foi feita para esse estilo. Podemos notar nesse álbum como os estilos foram encaixados de maneira brilhante.

Like a Dragon (Girl Pop Mix)

“Like a Dragon (Girl Pop Mix)” é a versão arranjada da música “Like The Dragon” e também é o tema da personagem Chie, a carismática e mortal lutadora de kung fu.


Encontramos aqui uma música mais alegre e simpática como a dona do tema. Essa releitura se mostra um pouco mais calma e melodiosa do que a original, em que o ritmo agitado é predominante. Com um belo equilíbrio entre as quebras de ritmo, indo de pop para um ritmo calmo e relaxante e depois para o padrão alegre, essa versão nos deixa com as sensações renovadas.

Há nessa música uma agradável mistura de instrumentos, com o piano e strings (instrumentos de corda) dando conta das partes mais calmas enquanto brass (instrumentos metálicos de sopro), teclados e violão elétrico cuidam das partes mais animadas.

Princess Amagi (Traditional Taste Mix)

Seguindo o padrão de temas de personagens, agora com o tema de Yukiko Amagi. “Princess Amagi (Traditional Taste Mix)” é uma releitura de “Princess Amagi-ya”.


Diferente da versão original, acelerada e animada, essa releitura começa com uma melodia calma e relaxante. Após essa introdução a música torna-se envolvente e mais animada, porém ainda mantendo o tom relaxante, com o uso de piano e shakuhachi, instrumento asiático de sopro que proporciona a calma de espírito oriental. Gosto muito do uso desse instrumento nesse tema, pois dá à música um aspecto oriental tradicional combinando muito bem com a personagem.

Enquanto o tema original é alegre e empolgante, essa nova versão possui a elegância e harmonia característica da personagem.

The Wandering Wolf (Straight Mix)

Entrando na reta final do álbum, nos encontramos face a face com um dos meus temas favoritos, “The Wandering Wolf (Straight Mix)”, arranjo da música “The Wandering Wolf” e tema do personagem Akihiko Sanada.


Nessa versão arranjada do tema de Akihiko sentimos ainda mais o peso de guitarras e baterias, além do magnífico baixo dando vozes ao ritmo. Toda essa valorização rítmica do tema combina perfeitamente com o personagem no jogo. Personagem recorrente de Persona 3, Akihiko aparece em Persona 4 Arena como uma pessoa fisicamente mudada, mudando sua dieta para proteína e esteroides, ditando frases de efeito memoráveis usando apenas uma capa vermelha como figurino.

Sentimos o peso das guitarras durante a maior parte do tema, sendo a melodia executada por teclados e pianos em seções mais calmas, apenas para contrastar e valorizar ainda mais o metal e os solos de guitarra.

Missions for the Brilliant Executor (2K Mix)

Mitsuru Kirijo é uma personagem adulta e sofisticada desde sua aparição em Persona 3. Em Persona 4 Arena a personagem ganha ainda mais elegância e seu tema é o próximo a receber uma versão arranjada entitulada “Missions for the Brilliant Executor (2K Mix)”.


Com um tema original eletrizante e digna de uma senpai (uma pessoa que é mais experiente ou superior que os demais), a nova versão recebe ainda mais cargas de adrenalina. Mesclando temas agitados e alegres com o pop e o rock sempre presentes no álbum, essa faixa fica entre as mais elaboradas do álbum. Solos de guitarra se equilibram com os teclados e um entoante e ritmado baixo encerra a música.



É uma pena que nem todos os personagens puderam ter seus temas homenageados, o que nos permite apreciar somente alguns dos temas da trilha sonora original. Sem dúvida nenhuma vale muito a pena conferir o resultado desse álbum. Persona 4 Arena Original Arranged Soundtrack pôde ser adquirido como parte do jogo por aqueles que participaram da pré-venda de Persona 4 Arena.

Revisão: José Carlos Alves
Capa: Felipe Araujo

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google