Jogamos

Análise: Pegue a sua capa e seja um super herói em DC Universe Online (PC)

Lançado pela Sony Online Entertainment - setor da Sony responsável pelos MMOs da empresa - em parceria com a Warner Bros. Games no final... (por Filipe Salles em 17/04/2013, via GameBlast)


Lançado pela Sony Online Entertainment - setor da Sony responsável pelos MMOs da empresa - em parceria com a Warner Bros. Games no final de 2010, DC Universe Online trouxe aos fãs de jogos e de histórias em quadrinhos a chance de criar seu próprio herói ou vilão e colocá-lo lado a lado com personagens icônicos da DC Comics, como Mulher Maravilha, Lex Luthor e Batman. Após dois anos de seu lançamento, o jogo passou por mudanças e ganhou novo conteúdo através dos famigerados DLC. Confira o que DC Universe Online tem a oferecer em nossa análise aqui no GameBlast!

Em um futuro próximo, todos os heróis morrerão. De novo.

Quem acompanha as tramas desenroladas nos quadrinhos de uma das editoras mais famosas do mundo, sabe que realidades alternativas, futuros múltiplos e personagens que morrem e ressuscitam são frequentes. Logo no início do jogo, acompanhamos um vídeo que mostra uma batalha violenta travada entre os maiores heróis e vilões da Terra.


Ao final do conflito, Lex Luthor finalmente consegue matar seu algoz, Super-Homem, porém ele não percebe que tudo aquilo era uma armadilha de Brainiac, que invade o planeta indefeso logo em seguida. Em uma tentativa desesperada, Lex Luthor retorna ao passado e explica o que acontecerá, avisando que liberou sobre a Terra milhares de exobytes, nanorobôs que contém um poder gravado em sua memória e conseguem transmiti-lo a um ser humano comum. Feito isso, muitas pessoas começam a manifestar seus poderes e esse é o gancho que dá início à sua história.

Seu personagem, seu estilo

A criação dos personagens é uma das partes mais legais de DC Universe Online. Opções estéticas são bem variadas e é difícil encontrar um personagem inicial igual ao seu no jogo. Por exemplo, é possível criar desde um reptiliano trajando um uniforme futurístico e ombreira de motoqueiro até a um humanoide laranja brilhoso com trajes bárbaros.

Após configurar a aparência do seu herói, vem a parte mais importante: que poderes e armas ele irá utilizar. A princípio, é possível escolher entre habilidades como manipulação de fogo, uso de bugigangas à la Batman, controle mental, entre outros. Após selecionar o poder, você deve escolher que tipo de arma usará no início do jogo.

Nesse caso a variedade de opções é bem satisfatória e atende a todos os gostos. Se você é fã do Arqueiro Verde, poderá adotar o arco como arma; se preferir um estilo moderno, com ferramentas contemporâneas, como pistolas e fuzis, ambas as opções estão disponíveis. Porém, se preferir o Capitão América (!), sinto-lhe informar de seu mau gosto para heróis, mas poderá usar um escudo como arma, esta habilitada pela compra de um DLC.

Dia ensolarado em Metropolis; noite escura em Gotham City

Metropolis e Gotham City, as duas cidades mais importantes dentro do planeta Terra da DC Comics também são os dois mapas principais de DC Universe Online. Passear por ambos é uma caminhada agradável, visto que as construções e o cenário são bem diversificados, além de incluir também locais conhecidos pelos fãs, como o beco onde os pais de Bruce Wayne foram assassinados.

Complementando aos cenários de jogo, no geral os gráficos exibidos durante a jogatina são medianos, o que é justificado principalmente pelo fato do título ter sido lançado há alguns anos: você pode não se impressionar com o que é exibido na tela, mas também não ficará frustrado.

Ação desenfreada e diversão casual

DC Universe Online poderia facilmente ser encaixado no gênero ação, caso não fosse um MMORPG. Isso porque toda a movimentação do jogo é bem rápida, a começar pelo seu personagem, que no momento da definição pode escolher entre voar, ser um acrobata que escala prédios e dá saltos de fazer inveja a qualquer ginasta profissional ou ter super velocidade como o Flash.

Isso vai doer...
Diferente da maioria dos games desse tipo, durante o combate não é necessário clicar no inimigo para atacá-lo, e sim ir até ele e usar os dois botões do mouse para atingi-lo com as armas e o teclado para ativar seus poderes. Se engana quem pensa que clicar os botões do mouse como se não houvesse amanhã será de alguma ajuda, pois ao longo da evolução do seu personagem, novas combinações são liberadas e ataques diferentes habilitados para a arma que escolheu. Desferir golpes junto com os poderes gera efeitos muito interessantes, e um efeito bastante divertido é fazer o oponente ficar quicando no ar com seus ataques.

Uma das características desse título que pode vir à agradar bastante quem curte MMORPG mas não consegue dedicar tanto tempo assim à jogatina é que o nível máximo a se atingir é 30, o que significa um tempo menor de grind comparado a outros jogos, onde o limite geralmente fica entre 50 e 80.

Conheço esse cara de algum lugar...
Por outro lado, há pouco conteúdo a se aproveitar após alcançar o nível máximo. O game conta apenas com as tradicionais raids - mapas que um grupo deve atravessar até chegar ao final, enfrentar o chefão e ganhar equipamentos novos para tornar seu personagem mais forte; mapas de PvP que suportam o máximo de dezesseis jogadores cada e o modo PvP: Lendas, onde, ao invés de usar seu personagem, você escolhe um dos lendários heróis ou vilões da franquia para lutar. Se sempre quis ver o Homem-Morcego levar uma surra do Coringa, é a sua grande oportunidade de entrar na pele do palhaço e acabar com a farra do morcegão.

Nada o impede de juntar seu grupo e ir até a facção rival e cair no braço, mas um mapa que pudesse comportar uma batalha em larga escala seria uma adição muito bem-vinda ao jogo, que já tem seis pacotes de conteúdo baixável, trazendo novos poderes, armas, mapas e outros adicionais. Como a última DLC lançada, Home Turf, que possibilita ao seu personagem montar sua própria base de operações.
Uma super mansão para um super herói

Jogue do seu jeito

No geral, DC Universe Online é uma boa opção de MMORPG: mesmo quase três anos após o lançamento ainda tem potencial para melhorar bastante e se tornar uma das maiores referências entre os games baseados em quadrinhos. Sua principal vantagem é poder ser realmente jogado da maneira que se quiser. O título, apesar de gratuito, oferece uma grande variedade de conteúdo que você adquire com dinheiro real, mas não há necessidade de gastar seu rico dinheirinho para ser competitivo.

Além da compra de itens, também é possível fazer uma assinatura mensal no valor de $15, que fornece diversas vantagens, como acesso à todas as DLC, possibilidade de criar uma liga de super heróis própria - o equivalente às guildas em MMORPG de temática medieval - e o recebimento de um valor mensal do Station Cash, a moeda que é adquirida com dinheiro real.

E você, já foi a Metropolis acabar com alguns bandidos? Ou resolveu encarnar um deles? Deixe seu comentário abaixo sobre o que achou de DC Universe Online!

Prós

  • Muitas opções de criação e customização de personagens;
  • Cenários bem feitos;
  • Possibilidade de usar itens do cenário, como carros, caixas,  barris para lutar;
  • Ser competitivo dentro do jogo sem precisar gastar um centavo para isso;
  • Interagir com seu heróis e vilões favoritos.

Contras

  • Pequenos bugs ao se escalar prédios incomodam um pouco;
  • Opções limitadas sobre o que fazer após chegar ao nível máximo;
  • Falta um modo PvP massivo de heróis contra vilões;
DC Universe Online - PC - Nota: 8.0
Revisão: Bruna Lima

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google