Item Box

Item Box: Familiares (Castlevania: Symphony of the Night)

Ajudantes, sidekicks , familiares... São tantos os nomes dados àqueles que têm o único dever de ajudar um protagonista, sejam eles seres d... (por Ok em 01/03/2013, via GameBlast)

Ajudantes, sidekicks, familiares... São tantos os nomes dados àqueles que têm o único dever de ajudar um protagonista, sejam eles seres da mesma espécie ou completamente diferentes, convocados pessoalmente ou através de itens especiais, mas algo quase unânime é que eles são muito importantes. E, quando você é filho do todo poderoso Drácula e parte para o castelo do pai em busca de vingança, eles não podem deixar de ser.

Familiares

Os espíritos familiares, ou simplesmente familiares, são figuras místicas concebidas no folclore britânico da Idade Moderna, criados ou convocados no intuito de servir a seus mestres como escravos domésticos, ajudantes, espiões ou companhias, geralmente relacionados às bruxas em adição à sua própria magia e feitiçaria.

E, em Castlevania: Symphony of the Night, eles não são nada diferentes da concepção folclórica, exceto, talvez, pelo fato de que, na superstição, eles pareçam ter uma maior afinidade com o aspecto animal, enquanto no game eles possuem formas de monstros próprias do jogo. 

Conhecendo a família

Agora que já nos relembramos dos familiares e de sua natureza, vamos entrar em detalhes sobre cada um deles. Os familiares de Castlevania são convocados através de cartões encontrados por Alucard, em diversos lugares do castelo, passando a ser utilizados pelo mesmo a partir de então. O protagonista só pode usar um familiar de cada vez, é verdade, mas cada um deles tem uma função bem específica e diferente dos demais.

O fantasma (Ghost) é um familiar com a aparência de uma caveira flutuante envolta em chamas azuis. Na verdade, na cultura japonesa, as chamas azuis representam, por si só, os espíritos daqueles que já se foram. E o familiar fantasma tem grande utilidade para Alucard. Basta invocá-lo e ele começará a perseguir os inimigos da tela, em busca de absorver suas energias vitais. Ele não é muito rápido, mas, em níveis mais altos, pode reverter a energia que absorve para Alucard, tornando-se um verdadeiro sugador de sangue.

A espada (Sword) tem a aparência de uma espada que flutua sem um corpo para lhe sustentar, o que já seria o suficiente para assustar a maioria daqueles que cruzassem com Alucard, mas ela, ainda por cima, é capaz de atacar sozinha, causando grandes quantidades de dano aos inimigos. Nos primeiros níveis, sua pontaria será horrenda mas, conforme vai progredindo, sua pontaria e seu dano vão aumentando até o momento em que ela é capaz de limpar uma sala inteira sozinha. A partir do nível 50, ela também permite que Alucard a use como uma arma, tornando-se a espada mais forte do jogo. Ela também é capaz de se multiplicar e atacar todos os inimigos próximos utilizando a magia Sword Brothers.

O demônio (Demon) possui a aparência de um pequeno demônio roxo, com asas, chifres e até uma lança. Ele parece só atacar os inimigos quando está com vontade, e não vai muito longe de Alucard para fazê-lo, mas é capaz de lançar algumas magias para ajudá-lo - quando quer. Um momento muito interessante do jogo é quando você precisa apertar um botão que está do outro lado da parede: basta colocar o diabinho perto de lá que ele soltará um sonoro "Oh! A switch!" e apertará o botão para você.

A fada (Faerie) é o único familiar que não é voltado para o ataque, mas isso não a torna menos útil. Ao contrário, ela é capaz de curar Alucard de condições especiais e, até mesmo, recuperar seus pontos de vida, utilizando os itens do inventário do protagonista sem que o jogador precise sequer pensar em chamar o menu. Ela também parece ser bastante ligada a ele, já que fica se lamentando toda vez que o jogador permite que Alucard morra.

Finalmente, o morcego (Bat) é um familiar em forma de morcego, que voa constantemente seguindo seu mestre. No entanto, ele não é muito rápido nessa tarefa, e nem muito forte em seus ataques. Ele solta uma exclamação toda vez que vê um inimigo, e voa em seu encalce para atacá-lo. Um fato interessante é que, se Alucard assumir, ele mesmo, a forma de morcego, o familiar irá se apaixonar por ele, soltando um coração, e irá segui-lo muito mais de perto. Inclusive, se Alucard possuir a habilidade de soltar bolas de fogo na forma de morcego, toda vez que o fizer, o familiar o copiará. Em níveis mais altos, o familiar é capaz de chamar outros morcegos para ajudá-lo, mas todos têm a mesma função.

Por toda a história de Castlevania, os familiares têm sido grandes ajudantes dos protagonistas. E os familiares de Symphony of the Night destacam-se entre eles, pela variedade e habilidade. E você, leitor, já jogou o game protagonizado por Alucard? O que achou dos familiares? Ou já jogou algum outro game onde também era possível convocar espíritos para ajudá-lo? Use seus comentários para complementar este artigo!


Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google