League of Legends (PC): O que é a Bot Lane?

Conheça os detalhes da rota inferior e confira dicas para se dar bem por esse caminho.


Dando continuidade aos textos anteriores, que detalhamos as lanes Top e Mid, chegou a hora de falarmos sobre a rota inferior, onde o elenco conta com um adcarry (atirador) e um suporte. O caminho de baixo é o oposto ao superior, desde estilo de jogo até mesmo em mapa (a bot lane do lado azul é o contrário da superior do lado vermelho, e vice-versa). A única coisa que se iguala entre as duas é a questão da visão.

Feitiços de Invocador

Para os atiradores, o Flash e o Curar são escolhidos em todas as situações, sem exceções. Já nas mãos dos suportes, o Flash também é importante em 100% das vezes, mas o segundo feitiço varia. A Exaustão e o Incendiar podem ser utilizados dependendo da situação. Caso o suporte deseje ser mais agressivo, o Incendiar é uma boa alternativa, entretanto, caso o time inimigo apresente uma grande ameaça para seu atirador (como um Zed, Yasuo, etc), a exaustão pode ser aproveitada para tentar facilitar a vida do adcarry.

Onde Wardar?

Dependendo do lado do mapa, existem certos lugares para se colocar a sentinela. Como citado anteriormente, os pontos das wards para um top laner do lado azul do mapa é igual ao de uma bot lane do lado vermelho. Isso quer dizer que uma sentinela no matinho do rio é algo padrão, mas, caso você esteja sendo sufocado debaixo de sua torre, uma no arbusto logo atrás é essencial para evitar dives e ver a presença do jungler/mid laner inimigo caso eles estejam tramando algo. Uma sentinela no tri-arbusto já é uma sentinela avançada, entretanto, se for o momento de pressionar a rota inimiga, ela é uma boa opção. Normalmente, nesse tri-arbusto uma sentinela de controle é colocada pela bot lane do lado azul, então tome cuidado caso tente permitir ou negar a visão daquele matinho. No lado azul, uma sentinela de controle no tri-arbusto e uma no rio são essenciais.
Pontos em preto mostram os lugares para se colocar uma sentinela.

Melhores escolhas

No meta atual, os atiradores não estão tendo muito destaque devido à todas as outras rotas receberem melhorias. Mesmo assim, algumas escolhas ainda conseguem se sobressair.

Ashe: O atirador com o menor preço do jogo é, atualmente, uma das melhores opções. Como os adcarrys não conseguem brilhar muito, precisam ter outras utilidades, e é isso que a Ashe proporciona. Com seu ultimate, consegue fazer muitas jogadas, dependendo da situação, como pick-off; proporcionar um atordoamento para ganhar trocas em sua rota ou em outros caminhos; além de poder finalizar alvos.

Caitlyn: Diferentemente da Ashe, a Caitlyn consegue brilhar devido seu alcance enorme de ataque básico. Com suas armadilhas e rede, ela consegue causar muito dano de uma distância segura.

Varus: Sendo uma surpresa já no começo do ano, o Varus que aparecia mais no mid retorna a sua lane originária. Ele está bem forte, principalmente, contra os tanks, maior ameaça atual contra os carregadores do jogo. Sua ultimate também consegue ter uma utilidade similar a da Ashe, mas com um alcance bem menor.

Ziggs: Embora seja um campeão AP do mid, Ziggs está sendo usado bastante na rota inferior, pois, além de dar muito dano em tudo, consegue por pressão muito fácil, limpar a onda de minions rapidamente e também levar torres em instantes. Usando sua habilidade W em torres com uma pequena porcentagem de vida, ela automaticamente cai.



Zyra: Muito dano e controle de grupo. Resumidamente, Zyra atende à todas as necessidades que um suporte precisa bem facilmente. Mesmo sendo um mago, sups nesse estilo são as prioridades do momento.

Karma: Escudo, dano, atordoamento, velocidade e lentidão. Karma consegue dar ao seu time qualquer coisa que  a equipe precisa em diferentes situações, sem contar seu ultimate, capaz de melhorar as habilidades padrão dela.

Malzahar: Escolha descoberta recentemente, mas bem famosa. Malzahar pode colocar uma pressão imensa nos inimigos graças ao seu W, que invoca as criaturas do vazio. Os monstros conseguem dar bastante dano e cada vez que atacam se multiplicam. Seu ultimate proporciona ótimos pick-offs e essa escolha força os inimigos a fazerem a Bandana de Mercúrio, caso queiram se livrar de um dos pontos fortes do personagem. Com certeza, é a melhor opção do patch atual.


Escolhas mais simples

Não necessariamente simples, mas que ajudam o jogador a treinar mecânicas importantes.

Caitlyn: Mesmo sendo uma das melhores escolhas, ela também é o principal atirador do jogo para se aprender a atuar nessa posição.

Kalista: Tem uma mecânica bem diferente dos outros atiradores, mas aperfeiçoar a Kalista consegue ensinar ao jogador a mecânica do kiting, extremamente obrigatória para quem deseja se sair bem na posição.

Ezreal: Consegue ter um meio de partida insano, caso tenha se dado bem na fase de rotas. Escolher ele ajuda o jogador que deseja aprender mais sobre skillshots, já que grande parte de seu dano parte da habilidade Q. Mesmo com uma rota meio vulnerável, Ezreal é um dos personagens mais divertidos.

Tristana: Com sua grande mobilidade do W e alcance enorme no fim de jogo, Tristana é um dos atiradores fáceis de se jogar. Ótima opção para as pessoas que estão começando.



Blitzcrank: Usado bastante nos elos mais baixos e em muitos jogos pelo mundo todo, nosso robozinho amarelo tem uma mecânica simples e que consta apenas de puxar os inimigos para ele. É um ótimo personagem para se aprender a posição e também ajudar na questão de skillshot.

Soraka: Com sua cura extremamente forte, Soraka consegue salvar alvos do mapa inteiro. Para muitos, ela é o suporte mais fácil de se jogar, mas também é necessário saber se posicionar, afinal, ela é capaz de recuperar a vida de todos, menos a dela mesma, então, seja cauteloso ao escolhe-lá.

Braum: Ótimo suporte para aprender a se proteger, já que seu escudo do E consegue bloquear quase o dano inteiro de qualquer habilidade do jogo. Sua passiva também ajuda a ganhar as trocas mais facilmente e seu ultimate com lentidão em área é interessante. Com certeza, um ótimo suporte para iniciantes, mas não tão fácil igual os anteriores.



A Bot Lane é responsável pela maioria das rotações na parte inferior do mapa, como dragão e afins. Então, manter a rota inimiga pressionada sempre é bem importante. Normalmente, as pessoas saem da lane após destruírem a torre e vão reforçar outros caminhos para acelerar o jogo, então não estranhe caso o atirador e o suporte apareçam na sua frente do nada. Tudo faz parte do plano de jogo para alcançar a vitória. Lembre-se sempre do posicionamento, afinal, os atiradores sempre são bem focados nas lutas entre equipes.

Revisão: Vinícius Veloso
Edson Santos escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google+
0
Disqus
Facebook