League of Legends (PC): O que é a Mid Lane?

Conheça os detalhes da rota do meio e confira dicas para se dar bem por esse caminho.


Embora seja um jogo entre equipes, League of Legends tem certos momentos em que a habilidade individual é exigida nas diferentes rotas, ou lanes, como preferir chamar. Existem cinco posições diferentes para se jogar, mas apenas quatro lanes. As funções dentro da partida são: Topo (top), Meio (mid), Selva (jungler), Atirador (adcarry) e Suporte (sup). Já as rotas são divididas entre Top Lane (rota superior), Mid Lane (rota do meio), Bot Lane (rota inferior) e Selva (jungle). O fato de existir uma rota a menos que as posições é explicado pela Bot Lane ser ocupada pelo adcarry e um suporte. Depois de termos detalhado a Top Lane, chegou a hora de conhecermos melhor a Mid Lane.

O Mid é a menor lane das três existentes, mas, mesmo sendo curta, tem grande impacto no jogo do jungler. Esse caminho é bastante vulnerável, já que existem diversos lugares de onde o time inimigo pode sair para tentar te matar. Muitos dizem ser a lane mais importante, já que um bom mid laner que conquista uma vantagem é capaz de acabar com a partida sozinho. Os magos de controle são as melhores opções para quem deseja se destacar no mid.

Feitiços de Invocador

Há um grande leque para as escolhas de feitiço de invocador. Independentemente do personagem, o Flash é essencial, já a segunda opção varia bastante. Campeões que apenas ficam de longe soltando feitiços, como Lux e Xerath, conseguem se aproveitar melhor da Barreira, mas podem também usar outros feitiços, como o Fantasma. O Incendiar também pode ser escolhido, mas só é usado caso o jogador queira ser muito agressivo na fase de rotas. Já o Fantasma é a opção mais popular atualmente, apresentando uma ascensão desde metade do ano passado. Com alguns buff’s, sua utilização é essencial,, pois fornece muita velocidade que pode ser convertida para atacar melhor um alvo durante a luta; chegar em um alvo com mais facilidade; e também alcançar outras rotas mais rápido.

Onde Wardar?

Dependendo do lado do mapa, existem certos lugares para se colocar a sentinela. Mesmo sendo a menor lane de todas, existem muitos pontos que podem ser wardados. Independentemente do lado, uma sentinela de controle no pequeno arbusto do rio ou no outro arbusto próximo a ele são bem importantes, podendo dar visão dos inimigos que estiverem passando por lá, permitindo, assim, que o jogador esteja prevenido contra emboscadas. Sentinelas nos arbustos dos lados também são boas opções.



Para evitar, gank’s por trás, uma sentinela próxima a área das acuâminas ajuda bastante.

Melhores escolhas

As melhores escolhas se baseiam nos magos de controle, que conseguem dar muito dano em área e mudam o ritmo de jogo, como Viktor e Orianna. Entretanto, as escolhas que mais se destacam são:

Ahri: Grande mobilidade em seu ultimate. Apresenta ainda habilidades de cura e velocidade de movimento, além do dano verdadeiro. Ahri consegue dar muito dano e ser extremamente móvel, matando um alvo com um charme (sua habilidade E) no fim de jogo.

Viktor: Muito dano em área, atordoamento em área, além de uma grande facilidade de limpar a onda de minions e carregar o jogo. Uma boa escolha em boas mãos.

Orianna: Dano em área extremamente alto, velocidade para os aliados, escudo, entre outras habilidades. Orianna está ganhando brilho desde o mundial e com certeza é uma ótima escolha para a mid lane.

Katarina: Mobilidade insana com as adagas e dano maior ainda. Katarina consegue abates extremamente fáceis e junto de seus resets é capaz de ganhar um jogo sozinha.


Escolhas mais simples

Apesar de tudo, existem algumas escolhas que podem ajudar a aprender a fazer certas coisas na partida.

Twisted Fate: Um campeão com uma lane não tão forte, mas com ultimate que consegue atingir em segundos qualquer lugar do mapa que esteja no alcance de sua habilidade. O ataque é capaz de dar vantagem para todas as outras lanes. Um ótimo campeão para se aprender roaming.

Veigar: Com sua passiva que acumula AP, Veigar consegue quantidades absurdas de poder de habilidade resultando em um dano enorme. Na fase de rotas, farmar com seu Q é extremamente importante para ir acumulando AP, sendo um bom personagem para aprender a farmar.

Brand: Esse campeão tem uma mecânica extremamente simples, mas que consegue mudar o ritmo de uma luta totalmente. Jogar com ele ajuda um pouco a aprender como se comportar em lutas entre equipes.



Caso você deseje jogar no Mid, tenha em mente que sua lane impacta muito no jogo do jungler. Com você tomando pressão, o seu companheiro de equipe tem menos espaço para andar em segurança. Se ele encontrar o jungler oponente em algum lugar do rio, é mais fácil de o mid laner inimigo chegar rapidamente, pois estará dando pressão, e isso pode causar muitos impactos negativos para seu jogo. Caso consiga vantagem, espalhá-la nas outras duas rotas é essencial para uma vitória garantida. Boa sorte nos campos da justiça!

Revisão: Vinícius Veloso

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google