Dicas e Truques

Destiny: The Taken King (Multi) — Guia para obter as novas armas exóticas

Para você aí que já tá pensando em como conseguir aquela arma exótica que viu pela torre.

Está pensando em coletar os novos exóticos da mais recente expansão de Destiny, O Rei dos Possuídos? Veio ao lugar certo. Neste guia, explicarei detalhadamente como conseguir todas as armas exóticas que podem ser obtidas via jornadas, Xur, engramas, missões diárias especiais e quaisquer outras maneiras. Pronto? Então vamos lá.

Atualizado 20/11/15: Novas armas foram adicionadas desde o dia em que este artigo foi ao ar pela primeira vez (24/09/15) e para manter a estrutura do texto, acabei fazendo um novo artigo com as armas restantes. São elas: Simulador de Dormência (Sleeper Simulant), Primeira Maldição (The First Curse) e Sem Tempo Para Explicar (No Time to Explain).

Armas obtidas via jornadas

Essas são as armas que podem ser obtidas apenas como recompensa por completar jornadas entregues por NPCs. Um único aviso: a maioria dessas jornadas são bastante desafiadoras e requerem certo nível de reputação com os personagens.


Boolean Gemini (Gêmeos Boolianos)

Esse exótico é dado por Petra Venj. Para iniciar a jornada, vá ao Arrecife e pegue a missão “The Taken War — Petra”, em que você deverá derrotar Decaídos Possuídos e normais para coletar itens. Tendo feito isso, outros dois passos da jornada serão abertos: um na Terra e outro em Marte, em que você terá de enfrentar inimigos novamente. Completando essa jornada, outra será aberta: “Wolves on Mars”.

Nessa nova jornada, você deverá completar uma série de missões em Marte, onde irá precisar perseguir a Casa dos Lobos que agora aparentemente está por lá. Completando os passos e derrotando o Arconde dos Lobos, a missão será completada e depois de algum tempo (provavelmente um dia), Petra te dará uma nova missão chamada “Lost and Found”.



Segundo Petra, ao receber um sinal de uma das Damas da Rainha (aquelas que você vê durante a CG inicial do Taken King) do Encouraçado, sua curiosidade é atiçada e ela pede ao Guardião que investigue. Durante a patrulha na nave titânica, você deve derrotar Colmeia ou Possuídos em Hull Breach, Hall of Souls e Mausoleum. O próximo passo será derrotar um chefe qualquer na Corte de Oryx. Pronto, agora é só retornar a Petra e pegar a sua Boolean Gemini.

Obs: algumas pessoas não estão recebendo o exótico depois de completar a jornada, se isso acontecer, tente elevar a reputação com a Rainha para o nível três e complete também a jornada "House of Wolves".


Chaperone (Dama de Companhia)

Preparado para uma jornada bem difícil? Espero que sim. Primeiramente, será necessário ter nível três de reputação no Crisol (Shaxx) e derrotado Oryx na missão principal. Quando tiver feito isso, a jornada “Jolly Holliday” ficará disponível com Amanda Holliday, a vendedora de naves.

O processo é o seguinte: você deverá ter a The Last Word equipada (não será necessário matar com ela, só equipar) e conseguir algumas várias mortes no Crisol. Para ser mais conciso, confira o esquema de pontuação a seguir:
  • Mortes normais dão 1%;
  • Headshots dão 2%;
  • Matanças (Killstreaks) dão progressivamente mais pontos, de 20% à 30%;
  • Morrer te faz perder 2%.
Para isso, tenho dois métodos: um difícil (e como deve ser feito) e outro mais maroto e “simples”. O difícil é ir jogar umas partidas de Controle (Control) ou Fissura (Rift) sempre se escondendo e pegando munição pesada, para tentar morrer o mínimo possível. O simples é o seguinte: chame alguns amigos e monte um time de três membros, escolha o modo Briga (Rumble) e combinem um local para darem mortes à pessoa que precisa completar esse passo.



O próximo passo é simples: você deverá derrotar inimigos no Crisol com escopeta ou derrotar inimigos Ultras (Chefes) com luz alta (240+), também com uma escopeta. Nesse passo é muito mais fácil ir no Crisol, já que cada morte conta 3% e morrer não te tira porcentagem alguma. Tendo completado os 100%, Amanda irá pedir que você faça uma doação anônima para a Tex Mechanica no valor de 15.000 lúmen (glimmer). E então, o último passo será aberto: derrote os irmãos do assalto “Shield Brothers” com uma escopeta. O assalto tem nível ajustado para 290 de luz e possui o modificador Especialista (armas especiais tem dano em 300%).

Nessa parte a notícia boa é que há Matchmaking, a ruim é que nem sempre quem joga com você o faz bem. Então se possível junte um esquadrão de amigos. Nos chefes a dica é descer a vida dos irmãos para uns 10% e torrá-los com as escopetas. Feito isso, Amanda lhe dirá que sua arma estará pronta no próximo reset semanal (terça-feira), garantindo a sua Chaperone.


Espadas lendárias e exóticas

Depois de completar a missão principal do Rei dos Possuídos, você terá a oportunidade de pegar uma das espadas lendárias do jogo para, posteriormente, torná-la exótica. Pois bem, Eris lhe dará uma jornada chamada “A Broken Will” e nela você deverá falar com Shaxx (comandante do Crisol) que irá pedir que você consiga 25 flocos de hádio (hadium flakes) abrindo baús no Encouraçado.

A maneira mais fácil de pegar esses baús é indo para o Mausoléu — ao entrar no Encouraçado, siga para frente e ao chegar na nave Cabal, passe por um caminho à sua direita. Chegando lá, fique atento nas salas paralelas à área, pois nelas surgem baús bem rapidamente. Após conseguir os vinte e cinco flocos, é só entregá-los para Shaxx e escolher uma das três espadas lendárias: Gume Solar (Sol Edge), Gume de Arco (Arc Edge) e Gume do Vácuo (Void Edge).



Para desbloquear a jornada de tornar sua espada em uma exótica, é necessário fazer o seguinte: ter a espada com ataque 280 (por meio de infusão) e tê-la melhorado até a última perk. É então que a jornada “Uma Espada Reforjada” aparece e seu primeiro passo será derrotar cinquenta majores (inimigos de vida amarela) de qualquer raça e vinte e cinco jogadores inimigos no Crisol usando espadas.

Para a parte dos majores é bem simples, apenas use a espada enquanto está fazendo algumas missões em patrulha e você deve conseguir sem muito esforço. Já no Crisol, depende bastante de habilidade e algumas táticas: use sempre portas e paredes a seu favor, ficando atrás delas e emboscando jogadores inimigos. Tendo completado esse passo, outro deve abrir, em que você terá de derrotar Ecthar, a Espada de Oryx no Asilo do Encouraçado (Dreadnougth).



Porém, para chegar no Asilo há uma mecânica: ao chegar no fim de “As Fontes” (The Founts), você encontrará três cavaleiros especiais (Wardens) e deve derrotá-los com apenas um super, então deixe todos com a vida baixa antes de tentar matá-los. Se puder leve um amigo com você para ajudar. Ao chegar em Echtar, ele será apenas atingido por ataques de espada, qualquer outra arma que você usar não irá surtir efeito algum. Após derrotar a Espada de Oryx, vá até Shaxx.

Agora será necessário coletar materiais lendários (raros, 5% de chance) e usar habilidades para derrotar inimigos dependendo da espada que você escolheu inicialmente. Esses materiais podem ser Filamentos de Hélio (Gume Solar), Girometal (Gume de Arco) ou Ferro Relíquia (Gume do Vácuo), e ao coletá-los há a chance de conseguir um material lendário. É preciso também derrotar inimigos com habilidades do mesmo elemento da espada até completar 100%. Por exemplo: se a espada for solar, será necessário habilidades de fogo; se for de arco, será necessário habilidades de arco e se for de vácuo, habilidades de vácuo.



Ao conseguir os materiais lendários e derrotar inimigos com habilidades, Shaxx dirá que um último material será necessário e que este só chegará no dia de armas (Armsday), sempre na quarta-feira. Tendo completado este passo, um último será aberto em que é preciso derrotar Alak-Hul (Assalto Sunless Cell) e um dos seus Cavaleiros especiais com uma diferença de até trinta segundos. Será uma atividade difícil, já que um Cavaleiro de cada elemento aparecerá na arena do Chefe e o próprio assalto tem dificuldade ajustada para 300 de luz.

Não há uma estratégia absoluta para essa atividade, apenas evite mortes, pule bastante e deixe a vida do Cavaleiro que você precisa matar (o escudo terá o mesmo elemento da sua espada) bem baixo e quando o chefe estiver quase morrendo, mate seu cavaleiro rapidamente e depois Alak Hul. Quando conseguir matar os dois em um intervalo de até trinta segundos, é só voltar na torre e pegar a sua espada exótica com Shaxx.


Touch of Malice (Toque da Maldade)

Coletando um Fragmento Calcificado qualquer do Encouraçado, Eris lhe dará a missão “Shattered Past”, em que o objetivo é coletar cinco fragmentos. Após coletá-los, esse passo é concluído e para desbloquear o próximo você deve coletar mais 10 fragmentos. Tendo agora 15, a missão “Hunger Pangs” é aberta e requer que você mate Bracus, um Centurião Possuído especial nas Minas de Sal, no Bunker War-4 (uma missão exclusiva será aberta).

Prosseguindo, a Eris entregará então outra missão (as vezes ela entrega antes mesmo de completar a Hunger Pangs) chamada “Old Hunger”, em que você deverá coletar materiais que caem dos chefes da Incursão “The Kings Fall”. A Lâmina da Fome (Blade of Famine) é dada pelo Warpriest, o Manto de Ir Anûk (Shroud of Ir Anûk) é dado pelas Cantoras da Morte e o Coração Voraz (Ravenous Heart) é dado por Oryx, o Rei dos Possuídos. Depois de conseguir esses itens, Eris lhe pedirá para coletar mais alguns materiais: 25 Esporos Vermiculares (Wormspore), 50 flocos de Hádio e 50 partes de armas. Para depois, pedir para você coletar mais quinze fragmentos, totalizando trinta.



Coletando os trinta fragmentos, a missão “Hunger Pangs” ficará ativa novamente e você terá de derrotar um Cavaleiro da Colmeia Possuído chamado Morgath, no Assalto “Undying Mind” em Vênus. Vale lembrar que Morgath aparecerá apenas no final do Assalto. Para continuar a missão, agora será necessário ter 45 Fragmentos Calcificados.

Quando conseguir, você deverá retornar para a Missão “Fear’s Embrace” em Phobos, em que você terá de matar Mar-Zik, uma feiticeira Possuída especial durante o combate contra o Eco de Oryx. Tendo matado o alvo, retorne para Eris. Completando a missão, você será recompensado com o Touch of Malice (Toque da Maldade), uma das armas mais fortes da nova expansão.


Black Spindle (Fuso Negro)

Essa arma exótica é uma nova versão da já conhecida Black Hammer (Martelo Negro), uma das recompensas da Incursão do Crota no ano um. Pois bem, a Black Spindle não possui jornada nenhuma, basta completar certa missão quando ela estiver como heróica diária (240 luz) de uma forma bem diferente. Os passos estão a seguir:

Durante a missão "Lost to Light" (Dominado pela Luz), ao invés de completá-la da forma tradicional e escapar do templo de Crota, será necessário entrar no Ketch (nave) de Taniks e limpar todos os Possuídos que tomaram seu controle. Para isso, vá fazendo a missão normalmente e depois de derrotar o ogro Baxx (e ele ser tomado por Oryx), volte rapidamente para a sala com três fechaduras, se você voltar rápido o suficiente e não reiniciar checkpoint nenhum (se todos os jogadores do esquadrão morrerem, a passagem estará fechada), a porta para a nave de Taniks estará aberta e um novo evento terá início.

Taniks irá imediatamente avisá-lo de que Possuídos tomaram o controle da nave e você, deve limpá-la da ameaça. Já dentro do Ketch, terão 3 salas repletas de inimigos e você deve matá-los em até dez minutos, o que definitivamente não é fácil. Tenha armas do elemento solar e vácuo bem fortes, tais como fuzis de precisão e fusão, que vão te ajudar a derrotar Feiticeiras e Cavaleiros nas duas primeiras salas. Na terceira é que a coisa complica: vários orbes que invocam inimigos começarão a aparecer e será necessário derrotar o chefe e todos os inimigos que aparecerem no meio tempo.

Essa parte é definitivamente um pesadelo. Sendo extremamente difícil, recomendo que o grupo aqui seja composto por um Titã Defender (com as perks Dom do Vácuo e Armas de Luz), um Caçador Nightstalker (com o super voltado à cegar inimigos) e um Arcano Stormcaller (com as perks Supercondutor, transcendência e mente eletroestática). A estratégia é a seguinte:
  • Tente chegar com no mínimo 5:30 sobrando nesta sala;
  • O Defender e o Nightstalker andarão juntos e de preferência usarão lança mísseis e fuzis de precisão, atacando o chefe sempre que possível. Utilizem os supers para maximizar danos e para se defender do ataque cegante do chefe;
  • O Stormcaller irá limpar todos os inimigos adicionais que aparecerem, tomando sempre cuidado para destruir o mais rápido possível os orbes que invocam novos possuídos. Use o super para limpar os vários psiônicos que se acumularem pela sala. Isso é muito importante, se o Arcano falhar é bem provável que o time não termine a tempo;
  • Apenas após derrotar o chefe e todos os inimigos é que a Black Spindle será dada, se faltar um único inimigo e o tempo acabar, seu esquadrão será jogado para a órbita.
Lembre-se que essa atividade é extremamente difícil e um time bem coordenado e experiente é vital. Não desista em poucas tentativas, até conseguir a arma pode demorar um pouco.


Às de Espadas (Ace of Spades) — Tlaloc — Estratégia Fabiana (Fabian Estrategy)

Essas armas são específicas de Classe e para conseguir qualquer uma delas é preciso ter nível três de reputação com o Armeiro, que então te dará a jornada. Todas as missões são bem simples e chamadas de “Back in the Saddle”, em que as recompensas dependem da sua classe: para Caçadores, a arma é o Às de Espadas (Ace of Spades); para Titãs, a Estratégia Fabiana (Fabian Strategy); e para Arcanos a arma é a Tlaloc.

Para conseguir a Estratégia Fabiana, será necessário matar inimigos com fuzis automáticos, para o Às de Espadas mate com canhões de mão e para a Tlaloc, mate inimigos com fuzis de batedor. Todas as mortes devem ser feitas com uma telemetria ativa, aqueles itens que aceleram progressão de armas que o próprio armeiro vende.


Armas obtidas via drop

As armas exóticas dessa seção podem ser pegas ao decodificar engramas Exóticos, comprar no Xur ou como recompensa pelo Assalto do Anoitecer. São elas:
  • A Supercélula Zhalo (Zhalo Supercell);
  • Telesto;
  • Daqui Em Diante (Hereafter); 
  • Coelho de Jade (Jade Rabbit);
  • Todas as armas melhoradas do ano um (Hawkmoon, Last Word, Bad Juju, Suros, Truth, Invective, 4th Horsemen, Red Death e Thunderlord).

E essas são todas as armas exóticas de Destiny descobertas até o momento e conforme novas forem aparecendo, o guia será atualizado com mais e mais dicas. Espero que tenha sido de ajuda para os que querem expandir sua coleção de exóticos e se gostou, curte e compartilha!

Colaboração: Farley Santos

Aprecio bons jogos independente de plataforma e gênero, mas possuo um apreço especial por RPGs e jogos de estratégia. Se gostou do meu conteúdo, me siga na Twitch ou no YouTube.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google