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PES 2016 (Multi) quer agradar todos os gostos

Avançando nas melhorias de PES 2015 (Multi), título de futebol da Konami chega aos 20 anos com boas inovações e otimismo.


Pro Evolution Soccer, apesar de todos os problemas da Konami e da rivalidade com o EA FIFA, ainda é uma franquia de muito peso no Brasil. Um dos principais motivos para isso acontecer é a atenção dada pela equipe de licenciamento para conseguir os direitos dos principais times brasileiros para a franquia, tanto de jogadores, quanto de clubes e estádios. É um processo difícil, por todas as dificuldades que o mercado futebolístico brasileiro cria.

Licenciamentos e times

PES 2016 (Multi) tem a intenção de ser a edição com maior atenção ao futebol brasileiro, a começar pela presença de Neymar como garoto-propaganda na capa. Não se resume a isso, claro, mas a demo contendo a opção de jogar com Palmeiras, Corinthians, além do Itaquerão como um dos estádios, mostra que a franquia dá valor ao mercado presente aqui.


Completam a lista de times o vice campeão da Champions League e campeão italiano Juventus, a vice campeã italiana Roma, o campeão alemão e um dos times mais amados da Europa, o Bayern de Munique, além das seleções brasileira e francesa. Outro estádio presente na demo é o Juventus Stadium, casa da Vecchia Signora desde 2011.

As narrações não estão presentes nesta versão, como de hábito, e uma das mudança com as quais havia maior empolgação na E3 2015, a mudança de tempo durante o jogo, também não foi percebida por este que vos escreve.

Gameplay mais evoluido, mas ainda arcade

Falando do jogo propriamente dito, é possível perceber algumas mudanças consideráveis em relação ao seu antecessor. PES 2015 (Multi) já havia sido recebido com certo otimismo pelos fãs da franquia. O fundo do poço atingido em PES 2014 (Multi) parecia dar sinais de melhora, somado ao fato de que FIFA 15 (Multi) foi mal recebido pelos fãs (goste ou não, a rivalidade pesa aqui). Entretanto, o jogo ainda não estava suficientemente responsivo.

PES 2016 pegou as melhoras de seu antecessor e as aprimorou. O jogo está bem mais cadenciado, mais “realista” em seus movimentos, embora não tenha perdido a pegada mais arcade em relação ao seu concorrente, que busca ser um simulador de futebol. Esta característica da franquia Pro Evolution Soccer sempre foi o fator determinante para me fazer preferi-la, e é legal que isto não tenha se perdido.

Alguns exemplos de mudanças estão nos passes adiantados e, principalmente, no desarme. O carrinho ficou mais realista (eu era bem maceteado dando carrinhos) e os desarmes mais difícieis de fazer. Os chutes a gol experimentaram poucas mudanças, o que é bom para uma experiência que busca ser mais jogo e menos simulação.

Por fim, finalmente o sistema de comemorações de gol foi copiado do FIFA. O que é bom deve ser copiado mesmo, e agora, após fazer um gol, podemos escolher a comemoração do jogador ou ficar dando voltas com ele no campo. O tempo dando volta ainda está muito longo e pode acabar gerando muitos “dá carrinho, não, mah!”

Pro Evolution Soccer 2016 estará disponível no dia 15 de setembro de 2015.
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Nívia Costa


Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
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