Dojo Blast: Praticando golpes especiais

Depois de socos e chutes, é hora de rolar aquela magia das lutas!


Sejam bem vindos a mais uma aula do Dojo Blast. Dando sequência ao que aprendemos na semana passada sobre golpes normais, hoje vamos conhecer os movimentos chamados de Special. Aqui entram aqueles golpes legais dos personagens e o mais popular: magias.

Os verdadeiros golpes especiais

Uma cena comum aonde tivesse um arcade, fosse em casa especializada, bar ou locadora, era que sempre surgia uma galera para assistir e, no caso de Street Fighter e/ou The King of Fighters, quando um dos competidores ficavam com suas barras de energia cheias, logo alguém pedia aos gritos "SOLTA ESPECIAL NELE!!!". A reposta dos jogadores no jogo? Hadouken em SF e Power Wave no KOF.
Era dessa maneira que o pessoal esperava ver o especial quando pedia. O pedido era muito forte como podemos ver
Quando isso acontecia, batia um sentimento de frustração e trollagem, por parte da plateia. Era extremamente comum, e ainda é nos locais que sobrevivem com arcades, associar Special como se fosse o Super/Danger Move nesses jogos, enquanto na realidade, são os golpes como Hadouken, Shoryuken e Tatsumaki Senpuukyaku que, por exemplo, são movimentos especiais de Ryu, Ken, Akuma e vários shotokans do universo Street Fighter.
Assim como os movimentos normais, devemos aprender e mais do que nunca, saber o melhor momento e local para utilizarmos os golpes especiais.

As três estrelas especiais

.Dessa vez Ryu ganhou uma folga. Vamos ver em ação os três tipos de personagens, segundo nossas primeiras noções vistas aqui, que temos no jogo. Para o All Rounder, vou utilizar a Poison, confira:


Um tipo de personagem que gera muitos pensamentos nos iniciantes, e as vezes nos que possuem uma boa noção é, como avançar com um personagem no qual seus movimentos exigem que eu fique segurando para trás? Confira Guile em ação e repare nos comandos no canto esquerdo da tela:


Para finalizar os exemplos temos os grapplers, que são aqueles personagens de maior força, velocidade lenta e que quando chegam perto te agarram sem dúvida nenhuma. O clássico representante do estilo vem da antiga União Soviética:

Repetição rumo a perfeição

Muitas vezes, esperamos durante aquele longo um minuto e meio (duração média de um assalto (round) em jogos de luta) para desferir tudo que sabemos e não deixar o adversário respirar. Você consegue encurralar o oponente disparando seus Hadoukens e a escolha dele é PULAR em cima de você. Sem duvidas, você prepara o movimento do Shoryuken e se depara com um movimento inesperado, podendo ser um erro ou soltar outra magia.
Esse exemplo demonstra como é importante uma execução de movimentos perfeita, ou nos 99% de precisão. Conforme nosso nível aumenta, por consequência, o lema no final de cada episódio do anime de Street Fighter que embalou as manhãs de sábado no SBT, vai fazendo parte da sua vida: em busca dos mais fortes. Ou seja, seus oponentes passam a ser, no mínimo, do mesmo nível que você.
M. Bison errou o movimento na hora de punir Decapre com um anti-aéreo
Entre no modo de treino, escolha seu personagem e agora começa a lição. Dependendo do seu nível de dificuldade, vamos começar com números menores. O exercício consiste de realizar x repetições de cada lado da tela. Para exemplificar, volto ao nosso Ryu de guerra. Começando com Hadouken no lado esquerdo uma vez. Passo para o lado direito, como se fosse o jogador 2 e repito o Hadouken.

Primeira etapa realizada com sucesso, então aumento o número de repetições. Sugiro ir na sequência: 1, 3, 5, 7, 8, 10. Um detalhe muito importante: se cometer um erro durante as repetições, nosso contador zera.

Cheguei aos dez Hadoukens, porém, na nona repetição errei o movimento e saiu um Shoryuken: recomeço do zero até bater os dez e mudar de lado. Quando concluir esse desafio, mudo de golpe e começo a mesma sequência.
Eu prometo praticar bastante até a próxima lição do Dojo Blast
Pratique bastante o exercício e você irá sentir uma grande mudança na hora de realizar os golpes quando lutar, seja contra a maquina ou contra players reais. Deixe suas dúvidas e dificuldades nos comentários, que irei auxilia-lo. Até a próxima!

Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Victor Pereira 

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google