1º de abril: um dia de acontecimentos estranhos no mundo dos videogames

Neste Dia da Mentira, tivemos Pokémon no Google Maps, o Facebook comprando a Nintendo, lhamas, karts, pancadaria, maçãs, pássaros, remakes e, claro, Half-Life 3.

1º de abril de 2014. Nunca fomos tão surpreendidos. Enquanto esperávamos um dia pacato de monitoramento na rede mundial de computadores, vários eventos peculiares começaram a acontecer. Coisas que nunca tínhamos imaginado antes, que nunca pensamos que aconteceriam. Eu, como chefe da Divisão de Monitoramento da Internet do GameBlast, venho até vocês agora com o relatório das nossas pesquisas no dia de hoje, com todos estes estranhos acontecimentos. Prepare-se para ter grandes surpresas.
Calma, ainda não ficamos loucos! Este foi só o jeito que encontramos para te mostrar as melhores brincadeiras e pegadinhas do Dia da Mentira deste ano. Nada destes "estranhos acontecimentos" são de verdade ou permanecerão na internet, mas bem que poderiam, não é mesmo?

A vez em que os Pokémon invadiram o Maps

Quando você, pacato cidadão, tenta procurar o mapa de sua cidade no Google Maps, espera que apenas caminhos e pontos de referência sejam mostrados; porém, hoje, neste dia fatídico, diversos monstros de bolso apareceram pela cartografia do aplicativo para iOS e Android. Conforme nossas investigações, existem 151 destes espalhados pelo globo e você pode tentar capturar todos e completar a chamada Pokédex. Só pedimos para que tomem cuidado com possíveis queimaduras ou choques elétricos.

A vez em que Transformers caíram do céu

É de conhecimento geral que Titanfall é um dos jogos mais aclamados deste ano para PC, Xbox 360 e Xbox One e detectamos um novo titã que está prestes a cair. De acordo com as fontes do portal IGN, Optiums Prime estará disponível como personagem jogável do novo jogo da Microsoft por meio de uma DLC, com ataques exclusivos. Sabemos também que Autobots não gostaram desta novidade (por puro recalque).

A vez em que o tio Mark comprou a Nintendo

Depois da compra da Oculus VR, começamos a entender que o Facebook realmente pretende entrar no ramo dos videogames, mas foi uma surpresa em toda a divisão saber da nova companhia adquirida por Mark Zuckerberg: a Nintendo, pela bagatela de 25 bilhões de dólares. A compra incluiu os direitos da franquia Mario e de muitas outras clássicas da Big N, de acordo com o portal Techgeek. Preparem-se para novidades ou uma versão de FarmVille para Link, que tanto gosta de cortar matos.

A "Fez" em que um desenvolvedor volta atrás

Phil Fish é chamado aqui dentro da divisão como "o cara que Fez birra e pediu pra sair". Entretanto, a magia deste dia inacreditável fez com que o desenvolvedor anunciasse sua volta ao mercado de videogames e a continuação da produção de FEZ II em uma mensagem pessoal no seu perfil no Twitter. Esperamos que ele não faça como Fez antes e desista novamente.

A vez em que outro desafiante se aproxima

A lista de lutadores de Super Smash Bros. for 3DS e Wii U só cresce a cada dia e a nossa Equipe de Relações que Ninguém Faz nos deu um relatório semana passada digno de citação: todos os novos desafiantes eram relacionados a jogos que eram lançados ultimamente. Parece que hoje esta "tradição" se quebra e Nester, mascote da antiga Nintendo Power, é revelado como jogável nos novos jogos de luta da Nintendo. Será que ele cairá na graça do público?

A vez em que os coadjuvantes vão para a porrada

A Blizzard decidiu inovar mais uma vez trazendo seu novo jogo hoje: Blizzard Outcasts: Vengeance of the Vanquished, um título de luta com os coadjuvantes de seus jogos mais renomados. Representantes de Diablo III, Warcraft III e StarCraft II (além de Rock and Roll Racing) estarão no game, além de grandes novidades no quesito gameplay e um controle personalizável. Outcasts será lançado este ano para PC, Mac, Linux e Arcade e você pode conferir o candidato a Jogo do Ano em sua página oficial.

A vez em que você derrama o suco de maçã

Mighty No. 9 é um dos jogos independentes mais famosos dos últimos tempos, depois de bater metas e metas no Kickstarter. Sua fama é tão grande que já estamos organizando um campeonato entre os funcionários de nossa divisão. Entretanto, sem nenhum tipo de aviso, novos personagens foram anunciados hoje: Apple No. 1 e Apple No. 2, que vão agradar quem está trocando as frutas por chocolates, pudins e qualquer outro tipo de doce. Alérgicos a maçã: recomendamos cuidado.

A vez em que lhamas fizeram coisas de lhamas

Este caso me foi apresentado pelo nosso Criador Geral de Lhamas, Bruno Grisci, e não deixa de ser um ponto interessante a ser estudado. Neste dia de hoje, foi anunciado Llama Simulator... Sim, é um simulador de lhamas, como você deve ter pensado. Apresentado como um spin-off da série Tropico, tudo indica que ele será um forte concorrente a Blizzard Outcasts para a estatueta no fim do ano (ou talvez uma releitura de Goat Simulator, lançado hoje).

A vez em que estilingues e pássaros pareceram mais reais

Por mais que um de nossos investigadores tenha a certeza absoluta de que a Rovio quer dominar o mundo com seus pássaros (ele também acredita que o final de Lost foi bom), nós não acreditávamos muito nisso até hoje. Os Angry Birds dominaram seu celular, seu caderno, qualquer conhecimento sobre jogos de metade da população e agora querem seus olhos: a empresa anunciou o Eagle Eye VR, um headset bem semelhante ao Oculus Rift, mas com Angry Birds. Apenas Angry Birds.

A vez em que três armas foram trocadas por karts

Se até Ayrton Senna começou nos karts, os jogos também deviam começar por aí (ou não). Pelo menos, a equipe por trás de Arma 3 deve seguir esta filosofia ao divulgar hoje a nova DLC Karts, que estará disponível em breve para os jogadores. O vídeo de divulgação foi muito bem feito, mas nenhum de nós (nem mesmo a Equipe de Relações que Ninguém Faz) conseguiu se lembrar onde já tínhamos visto algo parecido...

A vez em que o respeito não existiu mais

Em meio a tantas coisas incríveis e espetaculares, tivemos que nos deparar com cenas como estas. Tweets que saíram do perfil oficial da Frostbite Engine (que, como já anunciado, não consegue funcionar no Wii U) zombaram com o console de mesa da Nintendo, dizendo que "a engine estava agora otimizada para o mais poderoso console desta geração: pronto para rodar Mario e Zelda". Uma verdadeira brincadeira de mal gosto.

A vez em que 3Dias não foram suficientes para salvar Termina

Um dos maiores desejos de alguns fãs de Zelda, de acordo com a Equipe de Pesquisas Óbvias da nossa divisão, era o desejo por uma versão 3D de Majora's Mask, assim como aconteceu com Ocarina of Time há alguns anos. A espera chegou ao fim: o portal Zelda Informer anunciou o título para ser lançado ainda este ano, com apenas esta screenshot. Você ficou animado com a notícia? Nós também (menos um, que tem fobia de máscaras).

A vez em que Flappy Bird é mais assustador do que se pensa

Você deve ter se divertido muito com Flappy Bird, tentando passar dos recordes dos seus amigos e perdendo muito a cabeça, não é mesmo? Eu não, pois nunca consegui mais de 5 pontos. Meus problemas à parte, hoje tivemos a revelação da verdadeira história por trás deste pássaro e de seus canos. Se você é um daqueles que assiste Silent Hill e não dorme depois ou chora por qualquer cachorro que morre nos filmes, não veja.

A vez em que SEGA e Blizzard copiam a mesma coisa

Falando em Flappy Bird, você sabe que existem milhões de cópias deste jogo irritantemente bem-sucedido. Só que foi este dia primeiro que trouxe duas grandes empresas do ramo dos videogames a entrarem na onda. A SEGA, com Rappy Bird (talvez fãs de Phantasy Star gostem desta versão) e a Blizzard, com Happy Reaper, "a definitiva experiência da série Diablo". Sim, mesmo neles eu não consegui mais de 5 pontos.

A vez em que uma equipe trocou de perspectiva

Se você é um daqueles que fala que "Battlefield só dá tiro e não presta" ou "Call of Duty é só mais um FPS genérico", pode começar a chorar. Nuclear Throne, um dos jogos indies de ação em terceira pessoa mais promissores da Steam (até mesmo disponível com Acesso Antecipado), acabou de se tornar um título de tiro em primeira pessoa com a atualização de hoje. Está a cara de Doom, se isto te faz feliz.

A vez em que capturar movimentos não deu certo

The Witcher 3 é mais um dos jogos que utiliza da moderna tecnologia de captura de movimentos com pessoas reais. Vazou hoje na internet um vídeo que mostra os bastidores deste procedimento que, infelizmente, não deu certo. Garantimos que ninguém foi muito ferido durante o ato. A Polícia, a Área 51 e o Monte Olimpo já foram comunicados.

A vez em que apareceram cabeças grandes

Os personagens de Guild Wars 2 amanheceram no dia de hoje com uma parte de seus corpos maiores que o normal. Não sabemos, na realidade, que magia foi usada para deixar todos com verdadeiros cabeções, mas suspeitamos que seja algum trabalho vodu. A nossa Equipe de Referências a Desenhos Antigos, entretanto, afirma que "vodu é pra jacu" e que devemos ir procurar outra explicação.

A vez em que os calabouços tiveram mais dragões

Você já parou para pensar como Dungeons and Dragons: Neverwinter tinha poucos... dragões? É, nós também nunca, mas, de toda forma, este problema foi resolvido. A partir de hoje, estes seres voadores e calientes estão disponíveis como jogáveis para todos os jogadores. Só advertimos para não sair queimando tudo por aí.

A vez em que siglas se tornaram marketing

A Blizzard se tocou que todos os seus últimos jogos e expansões podiam ser escritos com a sigla HotS: Heart of the Swarm, Heroes of the Swarm, Hearth (of the) Stone. O que ela fez? Lançou mais um! A próxima expansão de Starcraft II se chama Herald of the Stars e terá... Na verdade, eles não anunciaram nada, só falaram que escolheram o nome por causa do acrônimo. Já é um começo, não é mesmo?

A vez em que Half-Life 3... O QUÊ?

Este acontecimento, entretanto, foi o mais esquisito de todos. Cinco pessoas desmaiaram, um teve convulsão e outro ainda não voltou do banheiro por diarréia. A loja alemã Webhallen colocou hoje em pré-venda o primeiro capítulo de Half-Life 3 para Xbox One, o Season Pass do título e até mesmo um bundle lindo, perfeito e maravilhoso do jogo com o console. Sim, pode ir tomar um copo d'água, respirar ar lá fora e dormir um pouco. Sei que é um choque grande.

A Divisão de Monitoramento da Internet encerra

Termino este relatório com um pedido a você, pacato cidadão: observou algum acontecimento estranho durante o dia de hoje que não citamos? Por favor, encaminhe-nos um comentário com suas conclusões sobre estes novos casos vistos neste 1º de abril (mas, por favor, não comente sobre Bayonetta 2; já respondemos demais sobre ele hoje). Esperamos nos comunicar em breve. Divisão de Monitoramento da Internet do GameBlast.

Revisão: Vitor Tibério
Capa: Felipe Araujo

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google