Segundo Kamiya, Bayonetta 2 não será exclusivo do Wii U por muito tempo

Em entrevista à revista Famitsu, o designer elogiou o apoio da Nintendo a Platinum, mas falou que há chances do título aparecer no PS4 e Xbox One em 2015.



A velha história de "exclusividade" no Wii U se repete, porém, desta vez trata-se de Bayonetta 2. Em entrevista à conceituada revista japonesa Famitsu, o designer Hideki Kamiya falou sobre o novo título da bruxa. Apesar de Kamiya elogiar o apoio que a Nintendo tem oferecido a Platinum Games no desenvolvimento de Bayonetta 2 para o Wii U, o que chamou a atenção foi a revelação de que o título poderá se tornar multiplataforma em 2015.


Questionado sobre o desenvolvimento de Bayonetta 2 e a relação com a Nintendo, que será a publicadora do título, Kamiya explicou:
"Atualmente eu atuo como supervisor no desenvolvimento de Bayonetta 2, diferentemente do primeiro jogo em que estava diretamente mais envolvido e era diretor. Posso afirmar com clareza que o suporte da Nintendo a Platinum Games tem sido excelente. Muitas pessoas me questionam a respeito do envolvimento da Nintendo com o jogo e digo que eles respeitam totalmente a nossa criatividade, sem qualquer interferência. Eles [Nintendo] sempre oferecem algumas indicações e um pedido que fizeram foi para darmos uma certa atenção à tela do GamePad na jogabilidade."
Ainda sobre Bayonetta 2, Kamiya foi perguntado sobre a exclusividade do título para o console da Nintendo e os frequentes pedidos de fãs que pressionam o designer a lançar o título em outras plataformas. Kamiya explicou que o título ainda continua exclusivo do Wii U, já que é a Big N que está financiando o desenvolvimento, porém alertou que já recebeu contatos de outros estúdios e que Bayonetta 2 poderá se tornar multiplataforma em 2015:
"Esse é o assunto que mais me enche no Twitter. Eles [fãs] precisam entender Bayonetta 2 é exclusivo do Wii U porque foi a Nintendo que nos apoiou e financiou o desenvolvimento do jogo, sem eles não teríamos esse segundo jogo. E é isso.

Por outro lado, da mesma forma que podemos e queremos lançar o primeiro Bayonetta no Wii U, que como já disse é algo que depende somente da Nintendo, nada impede de Bayonetta 2 aparecer em outras plataformas posteriormente. Devo dizer que recebi contatos de outras empresas que desejam ser publicadoras do jogo para PlayStation 4 e Xbox One, algo que é muito interessante para nós [Platinum Games]. Eu diria que é provável isso acontecer, mas não agora. Mais adiante pensaremos nisso, talvez em 2015, mas tudo é uma questão de contrato. Estamos concentrados no desenvolvimento do jogo para Wii U, que sairá esse ano, então não mudaremos o foco."
Pelo jeito estamos caminhando para mais um título original de Wii U que se tornará multiplataforma. Ano passado, Rayman Legends foi adiado pela Ubisoft e tornou-se multiplataforma, algo que também aconteceu com a versão de Deus Ex: Human Revolution - Director's Cut que era exclusivo do console da Nintendo e deu as caras no PlayStation 3 e Xbox 360, até mesmo o conceito de jogabilidade com a segunda tela foi levado aos consoles concorrentes.

Mais estranho ainda é a diferente postura de Kamiya em relação à exclusividade de Bayonetta 2. O designer havia comentado sobre o fato em seu Twitter e na entrevista cita a provável versão para outros consoles, possivelmente olhando pelo bem de Platinum Games, já que The Wonderful 101, exclusivo do Wii U produzido pela Platinum, não obteve vendas expressivas.

Será que tornar o titulo multiplataforma é o melhor caminho? E você, o que acha?

Fonte: IGN


Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.


  1. Agora f@#$%!!!!! Era só o que faltava mesmo, rayman legends foi "segurado" no wiiu só para fazerem a versão ps360, deusex foi só de zoeira mesmo, watch_dogs não vai poder esperar a versão de wiiu ficar pronta, KCT mesmo!!!! Se a Nintendo deixar isso vai marcar a história como o maior vacilo dá empresa, se os fãs de bayonetta querem o 2 comprem um wiiu oras, os apelos deles funcionam mas quando os donos do wiiu pedem aparecem 1000 desculpas para não lançar o jogo no console da bign. E que história é essa de outras "publicadoras", o jogo ainda leva o logo da SEGA! Só pode ser coisa da "sonysoft" não tem outra explicação!!!!

    ResponderExcluir
  2. Primeiro de Abril. Os caras já disseram inúmeras vezes que o jogo só saiu por causa do dinheiro da Nintendo e com certeza deve ter alguma cláusula no contrato que diga que independente do jogo vender bem ou mal, mas vai ser apenas para o console da Nintendo.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Mesmo assim cara! Sei que uma brincadeira como essa é normal e tudo mais, mas não posso perder a oportunidade de expressar o quão importante esse título é, mesmo que fosse um rumor já seria o suficiente para largar o verbo, estou com extremas expectativas em relação a essa continuação. Agradeço a você e ao barbudo pelo "toque" mas entendam o meu lado também, só a hipótese me deixa louco da vida!

      Excluir
  4. nao acredito cara,mais essa agora porque a nintendo deixa essas coisas acontecerem. o contrario nunca acontece independente do sucesso de outros jogos em outras paltaformas, isso so acontece com a nintendo mas que saco

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google