Perfil

Dr. Emmett Brown, de Back to the Future, se apresentando para a ciência

Conhecemos o doutor na trilogia do cinema; mas foi em Back to the Future: The Game que desvendamos o seu passado - e até mesmo um futuro alternativo.

De Volta para o Futuro é uma das trilogias mais famosas da ficção científica e sempre uma referência quando se fala em viagem no tempo. Desde o primeiro filme, lançado em 1985, diversas famílias roubam as cenas gravadas em Hill Valley, não importa a época: os McFly, de Marty, os Tannen, do agressivo Bill e, claro, a família Brown, realmente indispensável para a trama pelo seu integrante mais importante. O Doutor Ph.D. Emmett Lathrop Brown, ou, como é mais conhecido, Doc Brown.


Durante os acontecimentos do filme, conhecemos um pouco sobre a vida de Doc: inventor da máquina do tempo no DeLorean pelo Capacitor de Fluxo (e, posteriormente ou anteriormente - entenda como quiser - do trem de viagem no tempo, durante sua passagem pelo Velho Oeste), é considerado por muitos um verdadeiro cientista louco (o cabelo no estilo Einstein não ajuda) e vive sozinho, tendo como únicos amigos Marty McFly e seu cachorro, Einstein.

Entretanto, a nossa história começa na trama de Back to the Future: The Game, lançado pela Telltale Games em 2011. Viajando com Marty para outras épocas de Hill Valley não exploradas na trilogia cinematográfica, conhecemos a verdadeira história de Doc Brown e tudo que ele passou até para se tornar o primeiro cientista a construir uma máquina do tempo na história.

Adolescência temporalmente conturbada

Ainda uma criança!
Emmett (vamos chamá-lo assim no passado e como Doc no presente) é filho de Erhardt Brown, um tradicional e autoritário juiz, o diretor principal do Fórum de Hill Valley. E, como todo bom pai tradicional e autoritário, queria que Emmett se tornasse o próximo a comandar, mas ele sabia que sua vida sempre seria para a ciência desde quando conheceu os livros de Júlio Verne. Sua fissura por “Viagem ao Centro da Terra” fez com que começasse o primeiro grande projeto: uma broca-foguete.

O problema é que seu futuro já começou a ser conturbado pelas viagens no tempo do DeLorean. Emmett acaba fazendo amizade com Marty em 13 de junho de 1931, que, em meio a alguns problemas com Arthur McFly (avô de Marty) e Kid Tannen (pai de Biff), ajuda o novato cientista a concluir seu projeto, enfrentando várias discussões com seu pai, que é usado para libertar Doc, preso injustamente. O próximo projeto deste cientista seria um carro-foguete, que, com a ajuda de Marty (tentando corrigir a mudança feita na linha temporal de seu avô) se tornou objeto fundamental para a prisão de Biff Tannen. Durante este pequeno mindblowing temporal, ele conhece Edna Strickland.
Viu? Não foi só você que ficou com essa cara tentando entender...
Na linha temporal comum, Edna seria apenas uma das mais chatas mulheres de Hill Valley e se tornaria uma velha cujo hobby é reclamar. A história continuaria como vista no cinema, com a invenção da máquina do tempo. Entretanto, com a interferência de Marty, ela se interessou pelo cientista e quebrou um ato fundamental na linha do tempo de Doc: ele deveria assistir Frankenstein e ter a ideia do Capacitor de Fluxo. Mas foi ver um filme romântico com Strickland e mudou todo o futuro. Sim, Doc também tem um destino alternativo para ser contado.

O amor muda tudo, até o futuro

Fala sério! Cadê o Alex DeLarge?
Nesta 1986 alternativa, Emmett se tornou um exímio cientista e ficou conhecido como First Citizen Brown (iremos chamar esta versão dele de Brown), se tornando governante de Hill Valley ao criar o programa Citizen Plus. Quando, na propaganda, era uma forma das pessoas se tornarem cidadãos exemplares, ele, na verdade, se assemelha muito ao sistema de lavagem cerebral do livro Laranja Mecânica, onde seu cérebro se sente mal ao fazer coisas consideradas “erradas”. Após Marty convencer Brown a consertar o DeLorean para arrumar a linha do tempo, Edna, que se revela a verdadeira vilã, prende Brown e tenta fazê-lo passar pelo próprio Citizen Plus.

Agora é a parte da história de Doc que faz dar bug no cérebro: Marty foge com Brown para 1931 novamente para consertaram a linha do tempo que fez surgir a realidade alternativa. Lá, Brown encontra a Edna do passado e começa a atrapalhar a vida de Marty para arrumar esta linha do tempo. Quando Emmett vence a feira de ciências com seu carro-foguete, o tempo volta ao normal, Brown desaparece (assim como o futuro alternativo) e Doc volta a existir.
First Citizen Brown se apresentando!

Um doutor digno de ciência

O personagem de Doc foi baseado em vários cientistas famosos da história, com destaque para seu cabelo branco bagunçado à la Einstein. A ciência é sua melhor amiga, tendo como outros companheiros Marty McFly, Jennifer Parker (namorada de Marty) e o fiel cachorro Einstein. Além disso, apesar do caso com Edna na 1986 alternativa, ele se casa com Clara Clayton Brown, tendo dois filhos: Jules e Verne Brown.


E, claro, não tem como falar de Doc sem seu bordão: “Great Scott!” Quais foram os melhores momentos em que você ouviu esta frase? E quais são suas partes preferidas da trajetória deste cientista? Conte nos comentários!

Capa: Stefano Genachi
Revisão: Bruna Lima

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google