Top 10

O Natal chegou mais cedo, e com neve! Comemore conosco revisitando os cenários mais gelados do mundo dos games

A maioria dos jogos tenta apresentar diversas situações para dar uma diferenciada em seus cenários, e, entre elas, podem-se incluir as ... (por Jaime Ninice em 22/12/2013, via GameBlast)

A maioria dos jogos tenta apresentar diversas situações para dar uma diferenciada em seus cenários, e, entre elas, podem-se incluir as variações climáticas, assim como as trocas de horários. Entranto, muitas vezes elas também são utilizadas como fator chave na jogabilidade, além da forma de arte composta pela obra. Dentre estas variações climáticas, uma em especial está sempre presente em grande parte dos jogos eletrônicos. Uma outra ideia é a de que o Natal está chegando e sempre vemos em filmes a neve representando esta época (mesmo que aqui no Brasil esteja começando o verão). Foi pensando nestas duas características que resolvemos fazer um tour pelos cenários mais marcantes do mundo dos games para aliar uma coisa a outra e comemorar as festividades natalinas com dicas de jogos para jogar neste período. Prontos para uma dose de ar gelado, solo fofo e gotas de gelo? Acompanhem-nos nesta aventura e saiba mais sobre os momentos gélidos mais marcantes no mundo dos games!

10. “Shadow Moses Island” - Metal Gear Solid (PSO, GC, PS3)

As aventuras de Solid Snake fizeram fama mundo afora a partir de sua série de espionagem tática e ação. Uma das primeiras aparições de Shadow Moses Island foi no clássico jogo para PSone, intitulado Metal Gear Solid, que logo depois teve um port, totalmente melhorado graficamente, para o GameCube, intitulado Metal Gear Solid: The Twin Snakes, além de uma compilação com toda a saga no PS3, chamada Metal Gear Solid: The Legacy Collection.

A ilha fica localizada no Alaska, mais precisamente no mar Bering, e faz parte do arquipélago Fox. Carregada de muita neve e ventania típicas daquele lugar, o protagonista da aventura terá que desbravar muitos cenários e manter a postura para não ser capturado ante uma descoberta pelos guardas, o que pode lhe causar muita dor de cabeça.

Momento mais marcante: Ser pego pelos guardas após pensar muito em dar o próximo passo, muito cauteloso, em meio à nevoeira do local.

9. “Summit Glyphs” - Journey (PS3)

As aventuras de Jorney relatam a pura arte nos games, conseguindo recriar sensações de conforto e interatividade em poucos toques de jogabilidade. Assim como em outras localidades, Summit Glyphs possui aquela característica tão pacífica, mas com doses de neve e muito vento em cenários montanhosos gigantescos.
A leveza de controlar o personagem pelos cenários gelados também é acompanhado de dificultosas e naturais características ao escalar montanhas e andar por declividades mais elevadas, mas nada que uma boa capa não resolva, dando-lhe a possibilidade de levitar. Tudo leva para as descobertas e novidades apresentadas neste cenário tão imersivo quanto gráficos Cell Shading poderiam levar.

Momento mais marcante: Perceber que o clima obscuro e minimalista do jogo envolvem o suficiente a ponto de fazer-lhe querer sentir o frio imposto na tela.

8. “SnowHorn Wastes” - Star Fox Adventures (GC)

Só de falar deste jogo já caem lágrimas… Uma das maiores preciosidades da Rare não poderia ficar de fora deste especial de cenários gelados e com neve. Star Fox Adventures trouxe também um dos cenários mais emblemáticos do mundo dos games. SnowHorn Wastes traz, além de um belo e rico cenário na neve, elementos que nos dão aquele gostinho do frio, de poder realizar puzzles na tranquilidade de músicas mais calmas, etc.
Muitos recursos deste cenário lembram jogos de outras franquias, mas isto não tira o mérito deste, pois o gostinho da qualidade bem trabalhada é sentido em quase todos os momentos. Solucione puzzles em cavernas, arraste blocos de gelo na neve, aposte corridas, explore a terra em busca de itens, entre outros. Caso seja um fã da Rare e não tenha jogado este game, que não foi muito popular, não perca a oportunidade de viver um dos melhores momentos que poderia ter com jogos eletrônicos.

Momento mais marcante: Caminhar com sua aliada e descobrir os segredos das montanhas com o toque gráfico da britânica Rare introduzido no GameCube não tem preço.

7. “Snow Mountain Base” - Megaman X (SNES, PC, PSP, GC, PS2)

O clássico Mega Man X trouxe ação e plataforma na medida certa para todos os tipos de jogadores, fãs ou não da série. A dificuldade é um ponto a ser considerado aqui, mas nada que o faça desistir de jogar (ao menos até chegar à batalha contra o chefe podemos garantir). Cada cenário podia ser escolhido na ordem que preferisse e guardamos uma colocação especial para o cenário mais frio de todos.

Ao acessar o vilão Chill Penguin, você entra na fase Snow Mountain Base, caracterizada por uma floresta destruída, com muita neve em meio a um deserto típico das bases militares. As pistas congeladas são ideais para escorregar ao dar aquele pulo em plataformas estreitas, mas nada que um pouco de habilidade mestra não faça a diferença após algumas horas de gameplay, muito recompensadoras, por sinal.

Momento mais marcante: São muitos, e vão desde a mensagem dada pelo Dr. Light, o momento em que Mega Man se equipa com um Robô até o confronto com o chefe final de artimanhas, digamos, bem geladas.

6. - “Thundra” - Monster Hunter Tri (Wii, Wii U, 3DS)

Toda a magnitude e grandiosidade de Monster Hunter Tri apontam para o fato deste ser um genuíno jogo gélido e que se passa na maior parte dos eventos nas montanhas. E um dos cenários mais marcantes deste jogo por esta qualidade pode ser vista em Thundra.
Perfeito para batalhas em grupo, ele é composto de muita neve e cavernas que o guiarão por sangrentas lutas em busca de upgrades e itens alimentares. Todo o clima gerado pelas gélidas localidades de Thundra mostra-nos o quão vil pode ser o mundo dos games, com cenários altamente imersivos e características altamente estimulantes.

Momento mais marcante: Estar andando à caça de animais e, de repente, presenciar a briga de ferozes animais gigantes em ação.

5. “Diamond Dust Zone” - Sonic 3D Blast (Mega Drive, Saturn)

Que Sonic detesta água todo mundo sabe, mas em matéria de gelo, o que mais poderia preocupar se não a possibilidade de dar aquela derrapada em cima da hora e o chão não segurar? É o que apresenta esta Zona de Sonic 3D Blast, o primeiro título em 3D genuíno do ouriço, um pouco diferente na concepção de plataforma do universo Sonic e também não muito conhecido.

Em Diamond Dust Zone podemos ver de tudo, desde rios de gelo a pisos altamente escorregadios, bonecos de neve, pinheiro (as famosas árvores de natal), pedras de gelo, pinguins. Cenário ideal para você ir em busca dos animaizinhos perdidos e salvar mais uma vez o reino mexido pelo Dr. Robotnik.

Momento mais marcante: Ficar congelado por um sopro de vento e não poder fazer nada.

4. Frostbite (Atari)

Pra quem não conhece, este é um jogo das antigas. Produzido por apenas um programador, Steve Cartwright, e publicado pela Activision, o game foi febre no mundo todo e trouxe um pouco mais do mundo de Frog para os videogames Atari. O objetivo do jogo consistia em trazer tijolos do outro lado do rio para a casa do esquimó, controlado pelo jogador.

A jogabilidade consiste em conduzir o personagem em um rio, pulando sobre blocos de gelo à deriva e esquivando-se de obstáculos e inimigos, como ursos polares. Mas também dava para utilizar o cenário a seu favor, capturando (ou comendo, vai saber) peixes que passavam de vez em quando.

Momento mais marcante: Com certeza a raiva de cair no rio despropositalmente é algo que atormenta jogadores até hoje no mundo dos games.

3. “A Rock and a Hard Place” - Uncharted 2: Among Thieves (PS3)

Uncharted 2: Among Thieves foi um dos grandes títulos lançados pela Naughty Dog e que garante muitas aventuras para os donos de PS3. Um dos momentos mais marcantes do jogo está logo no seu início que, como o próprio nome diz, apresenta muita dificuldade em um cenário também dificultoso.

Um cenário abandonado e destruído é o que vemos e logo já dá para saber o que de mistérios podemos encontrar através da arte da exploração pelo protagonista Nathan Drake. A música e o fogo que consomem o local é também um detalhe importante para a construção deste mundo ao estilo Indiana Jones que retrata o mítico Vale Shambhala do Himalaia.

Momento mais marcante: Os momentos iniciais quando você cai de um vagão em plena montanha e a tensão por escalá-lo já trazem muito do game logo no início.

2. “Phendrana Drifts” - Metroid Prime (GC, Wii)

Aqui vai um dos meus preferidos, Phendrana Drifts, do clássico Metroid Prime. É impressionante a forma como este jogo implementa as sensações da natureza nos mínimos detalhes, mesmo que em um planeta muito distante. Este cenário consegue trazer a sensação de clima de inverno e aliar muito bem os detalhes do cenário à jogabilidade.

Muitos segredos o aguardam neste cenário, como de praxe na série, e eles incluirão, passagens secretas escondidas por neve, portas congeladas, ativação de plataformas por sobre lagos gelados, paredes de vidro, itens escondidos, confronto com criaturas gigantes do meio, entre outras tantas. Um jogão que merece ser desbravado por todos os aventureiros que curtem uma boa aventura com doses de ação e exploração.
Momento mais marcante: Após muito percorrer e descobrir segredos, chegar ao chefe final e verificar o tamanho de Samus diante de tal monstruosidade.

1. “Cool, cool mountain” - Super Mario 64 (N64)

E o primeiro lugar não poderia deixar de ser deste clássico que alegrou muitas tardes em companhia dos amigos e naquele clima bem divertido de ser, tão afim com o natal. Super Mario 64 encantou gerações e despertou em muitos a ânsia pelas novidades e por coletar estrelas em missões características, seja ajudando personagens, encontrando segredos ou até mesmo salvando o reino de terríveis formas do mal.

música deste cenário já prenuncia toda a alegria, ao mesmo tempo em que somos desafiados por malvados bonecos de neve, desfiladeiros íngremes, passagens não tão seguras e canhões que podem lhe impulsionar para locais elevados em busca das moedas vermelhas. Seja como for, primeiro lugar merecidíssimo pelo fator “grande clássico altamente nostálgico” que carrega.

Momento mais marcante: Não poderíamos nos esquecer do extenso escorregador, do ato de salvar os pinguins, de atravessar pontes e pegar carona naqueles elevadores.
Como há ainda muitos outros jogos com cenários compostos de neve, resolvemos estender um pouquinho esta lista a vocês leitores. Conte-nos abaixo os cenários que mais lhe fizeram sentir aquele frio ou mesmo lhe fizeram refletir sobre o Natal. Seja como for, com ou sem neve, o GameBlast deseja a todos os leitores um Feliz Natal, cheio de games e muitas festas entre amigos e familiares, e claro, com toda a magia que precisamos para viver momentos mágicos e memoráveis neste final de ano. Boas festas!


Revisão: Luigi Santana
Capa: Sybellyus Paiva

Jaime Ninice é cravista, formado pela UFRJ, e mestre em música na mesma instituição. Sua paixão por games, eventos e revistas o levou a escrever e revisar artigos desde 2010 no @Blast. Hoje é redator das publicações impressas sobre retrogames WarpZone.me
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google